O edital do concurso para os cargos de professor não traz uma bibliografia específica. Contudo, a partir dos livros exigidos para o cargo de Assistente de Direção Escolar, é possível inferir a perspectiva que será cobrada pela Banca Examinadora. Veja a lista completa dos livros e se prepare com antecedência!!
ALVES, Cecília Pescatore; SASS, Odair – Formação de
Professores e Campos do Conhecimento. Casa do Psicólogo. 1.a Edição – 2004.
AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e
Ensinar com Tecnologias da Informação e da Comunicação. Editora: Artmed – 2010.
DELORS, Jacques. Educação – Um tesouro a descobrir. Capítulos
4.º, 7.º e 8.º; 6.ª Edição – 2001. Cortez Editora.
DOURADO, Luiz Fernandes et al. Conselho Escolar e o
financiamento da educação no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006. (Programa Nacional de Fortalecimento dos
Conselhos Escolares; 7).
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das
oportunidades. Editora, 2004.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto & AGUIAR, Márcia Ângela da
S. (org.) Gestão da Educação – Impasses, perspectivas e compromissos. 8.ª
edição. Cortez Editora. 2012.
FREIRE, Paulo - A
Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. Cortez – Coleção
Polêmicas do nosso tempo – volume 4. 26.ª Edição – 1991.
GANDIN, Danilo.
Planejamento como prática educativa. 19ª ed. São Paulo: Loyola Edições, 2011.
MORAN, José Manuel.
Gestão inovadora da escola com tecnologias. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza
Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São
Paulo: Cortez, 2012.
LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas
competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LUCKESI, Cipriano C.
Avaliação da Aprendizagem Escolar. 12.ª Edição – Cortez Editora. 2002.
MANTOAN, Maria Teresa
Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003
(Coleção Cotidiano Escolar).
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita – repensar a reforma –
reformar o pensamento. 13.ª Edição – 2007. Editora Bertrand Brasil.
OLIVEIRA, Dalila
Andrade (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 10ª
ed., Petrópolis: Vozes, 2013.
PARO, Vitor Henrique. Gestão
democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade
Docente. 3.ª Edição. Cortez Editora. 2002.
TECNOLOGIAS QUE EDUCAM -
Ensinar e Aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. (CARVALHO,
Fábio Câmara Araújo de e IVANOFF, Gregório Bittar) – Pearson Prentice Hall,
2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro
(Org.). Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Coleção
Magistério. 29ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o
Ensino e a Aprendizagem. Editora Ática. 2002.
ZABALA, Antoni – Como trabalhar os conteúdos
procedimentais em aula. Artmed. 2.ª Edição – 1999
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