26/08/2017

SIMULADO com 10 questões sobre VYGOTSKY, Paulo Freire e LDB/96

1- (Ameosc/2017) Segundo Lev Vygotsky (1896-1934), a educação deve pensar a criança de forma prospectiva e não retrospectiva. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta corretamente como se deve fundamentar um bom ensino: 

(A) Deve estar em contato com as tecnologias e o uso técnico que se faz delas, visto que questões psicológicas ou cognitivas não são importantes para este processo. 
(B) Deve estar de acordo com o comportamento das crianças, a partir de uma vigilância e punição constantes. 
(C) Deve voltar-se paria as funções psicológicas emergentes, potenciais, e pode facilmente ser estimulado pelo contato com os outros que já aprenderam determinado conteúdo. 
(D) Deve-se entender o ensino como um modo para adquirir conhecimentos primários, sem vinculação direta com a realidade dos alunos e o contexto histórico em que estão inseridos.

2- (Ameosc/2017) Muitos professores não admitem os erros, outros não têm consciência da importância do seu papel na sociedade. De acordo com Paulo Freire (1921-1997), seria correto dizer que o professor deve: 

(A) Ter consciência de sua incompletude ao aproximar-se dos alunos de forma a construir o conhecimento junto deles, saber escutá-los e ter a capacidade de analisar diferentes situações, sendo sensível aos problemas para resolvê-los de forma acolhedora. 
(B) Expor seus conhecimentos de forma autoritária aos alunos e negar qualquer possibilidade de abertura ao diálogo com eles, visto que o desenvolvimento discente ainda não está completo. 
(C) Esconder seus erros e punir quando o aluno erra, pois só assim o professor será reconhecido como um agente do saber que detém o conhecimento de forma inquestionável. 
(D) Encarar os problemas de forma natural, pois não adianta tentar resolver casos de indisciplina se os alunos ainda não possuem maturidade suficiente para serem conscientes do processo educativo.





3- (Ameosc/2017) Com base na Lei nº 9.394/96 o ensino fundamental obrigatório, gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 

I - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; 
II - A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
III - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. 

Dos itens acima: 

(A) Apenas o item I está correto. 
(B) Apenas o item III está correto. 
(C) Apenas os itens I e III estão corretos. 
(D) Todos os itens estão corretos.

4- (Ameosc/2017) A interferência do outro é fundamental para a aprendizagem dos signos socialmente elaborados, como por exemplo, a influência da mãe sobre seu filho. Desse modo, o conceito de mediação, segundo Lev Vygotsky (1896-1934), se refere a: 

(A) O mundo e o indivíduo estão interligados por meio de uma consciência coletiva. 
(B) A relação do indivíduo com o mundo é mediada por sistemas simbólicos. 
(C) Os sujeitos são capazes de mediar suas ações a partir de uma perspectiva histórica.
(D) Os indivíduos estão relacionados entre si por meio de um comportamento padrão e universal.

5- (Ameosc/2015) Segundo o disposto no art. 12 da Lei nº 9.394/96, os estabelecimentos de ensino deverão notificar o Conselho Tutelar do Município, o juiz competente da comarca e o respectivo representante do Ministério Púbico a relação dos alunos que apresentarem um percentual de faltas: 

(A) Acima de 20%. 
(B) Entre 30% e 40%. 
(C) Acima de 50%. 
(D) Acima de 70%. 

6- (Ameosc/2015) Lev Vygotsky (1896-1934) ressalta que o processo de desenvolvimento da criança se fundamenta por conceitos cotidianos e conceitos científicos. A esse respeito o autor afirma que: 

I - Os conceitos cotidianos ou espontâneos se desenvolvem durante a atividade prática da criança e são ascendentes, ou seja, partem da experiência para a abstração. 
II - Os conceitos científicos são adquiridos em situações de ensino-aprendizagem e são aprofundados com leituras e atividades escolares, por meio de um desenvolvimento descendente que parte de uma definição geral para uma compreensão mais elementar e concreta. 

Dos itens mencionados: 

(A) Apenas o item I está correto. 
(B) Apenas o item II está correto. 
(C) Ambos os itens estão corretos. 
(D) Ambos os itens estão incorretos.

7- Segundo com Paulo Freire (1921-1997) em Pedagogia da Autonomia, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Na relação entre professor e aluno, tendo em vista tal perspectiva progressista, seria correto afirmar que: 

(A) Os alunos devem gerenciar seus estudos independentemente do que lhes é ensinado em sala de aula, visto que tal prática estimularia o distanciamento necessário entre professor e aluno, com o propósito de não comprometer a ética educacional. 
(B) A prática docente deve exigir uma construção exata do conhecimento, na qual os alunos estão comprometidos apenas com a aquisição superficial dos saberes, sem a necessidade de uma discussão mais aprofundada e crítica a respeito de um determinado tema a ser trabalhado. 
(C) Embora professores e alunos sejam sujeitos diferentes entre si, há uma relação de proximidade entre ambos, pois não há docência sem discência, uma vez que educador e educando participam de um processo no qual quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. 
(D) Os professores têm autonomia para limitar a reflexão crítica dos alunos, pois estes ainda estão em pleno processo de desenvolvimento e não seriam capazes de criar conceitos de forma satisfatória sem uma devida orientação.

8- Complete a lacuna corretamente. Para Lev Vygotsky, a zona de desenvolvimento ____________________ trata sobre aquilo que a criança hoje somente consegue realizar com a ajuda de alguém e que mais adiante ela certamente conseguirá realizar sozinha. 

(A) Nostálgico. 
(B) Amoral. 
(C) Proximal. 
(D) Natural. 

9- (EDUCA/2017) Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um Projeto Político-Pedagógico, o PPP. Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual a formação querem para quem ali estuda. Sobre o Projeto Político Pedagógico, é CORRETO afirmar que: 

I. Elaborar o Projeto Político Pedagógico pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. Se for bem planejado, o documento pode gerar mudanças no modo de agir de todos os atores envolvidos no processo educacional e na comunidade. 
II. A proposta curricular visa estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. 
III. A gestão administrativa tem como função principal assumir todas as decisões que forem necessárias para a condução do projeto educativo com vistas a está à frente de todos os problemas que poderão surgir e assim, soluciona antecipadamente. 
IV. A formação dos professores é uma das maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas, proporcionando melhorias significativas na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem. 

Está(ão) CORRETA(S): 

(A) I, II e IV apenas. 
(B) III e IV apenas. 
(C) II, III e IV apenas. 
(D) III apenas. 
(E) I e III apenas.

10- (EDUCA/2017) 39. De acordo com a Lei Nº 8.069, De 13 de Julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 16, estabelece que o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: 

I. Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, restrições legais. 
II. Opinião e expressão. 
III. Crença e culto religioso. 
IV. Brincar, praticar esportes e divertir-se. 
V. Participar da vida familiar e sem discriminação. 
VI. Participar da vida política, na forma da lei. 
VII. Buscar refúgio, auxílio e orientação. 

Estão CORRETAS: 

(A) I, II e III apenas. 
(B) IV, V, VI e VII apenas. 
(C) III, IV e V apenas. 
(D) I, IV e VII apenas. 
(E) I, II, III, IV, V, VI e VII.  

Gabarito

1- C; 2- A; 3- D; 4- B; 5- C; 6- C; 7- C; 8- C; 9- A; 10- E

14 comentários:

  1. Amei este simulado,me fez refletir um pouco...

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  2. Olá M. Beatriz...
    Somos profs de Itapevi e, com grande prazer, tivemos acesso ao seu blog.
    Parabéns e sucesso!!

    Prof. Eugênio Augusto e Rosângela Isaura

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  3. Muito bom, obrigada pela oportunidade de refletir e aprender mais

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  4. Muito bom...qto mais vejo seu Blog mas quero saber...aprender!!!!

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  5. Muito bom seu blogue,obrigada por essa informações,maravilhoso estudar também por aqui.
    Uma observação.Na questão 3- (Ameosc/2017) Com base na Lei nº 9.394/96 o ensino fundamental obrigatório, gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
    Esta questão cabe recurso,pois não cita o artigo da LDB n° 32 da lei n° 9394/96.

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  6. Muito bom...atualizado.Está fantastico.

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  7. Muito bom ...me ajudou acertei 8 das 10 ...fiquei contente pois estou prestando concursos

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  8. Obrigada e parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!

    VOU ESTUDAR POR AQUI !!!!!

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