Resolva prova para professor de educação especial elaborada e aplicada pelo Instituto Advice em 2017. Veja duas questões abaixo.
16) A noção de necessidades educacionais
especiais entrou em evidência a partir das
discussões do chamado “movimento pela
inclusão” e dos reflexos provocados pela
Conferência Mundial sobre Educação Especial,
realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994.
Nesse evento, foi elaborado um documento
mundialmente significativo denominado
“Declaração de Salamanca” e na qual foram
levantados aspectos inovadores para a reforma
de políticas e sistemas educacionais.
De acordo com a declaração:
I. O conceito de “necessidades educacionais
especiais” passará a incluir, além das crianças
portadoras de deficiências, aquelas que estejam
experimentando dificuldades temporárias ou
permanentes na escola, as que estejam
repetindo continuamente os anos escolares, as
que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem
nas ruas, as que vivem em condições de
extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as
que sejam vítimas de guerra ou conflitos
armados, as que sofrem de abusos contínuos,
ou as que simplesmente estão fora da escola,
por qualquer motivo que seja.”
II. A Declaração de Salamanca estabeleceu
uma nova concepção, extremamente
abrangente, de “necessidades educacionais
especiais” que provoca a secessão dos dois
tipos de ensino, o regular e o especial, na
medida em que esta nova definição implica que
todos possuem ou podem possuir, temporária
ou permanentemente, “necessidades
educacionais especiais”.
III. Dessa forma, orienta para a existência de um
sistema único, que seja capaz de prover
educação para todos os alunos, por mais
especial que este possa ser ou estar.
IV. Os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs), elaborados com base na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996,
orientam a respeito de estratégias para a
educação de alunos com necessidades especiais. Para isso, estabeleceu um material
didático-pedagógico intitulado “Adaptações
Curriculares” que insere-se na concepção da
escola inclusiva defendida na Declaração de
Salamanca.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a I.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) Todas estão corretas.
e) N.D.A
18) No decorrer da década de 70, o Paradigma
da Institucionalização, vigente no País desde o
período imperial, começou a dividir o espaço
com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto
da caminhada, o país, sob influências
provenientes de diferentes direções, passou a
assumir:
a) O princípio da normalização como critério
norteador da avaliação social e o Paradigma de
Serviços como modelo de atenção à pessoa
portadora de deficiência, na área educacional.
b) O princípio da socialização como critério
norteador da avaliação social e o Paradigma de
Serviços como modelo de atenção à pessoa
portadora de deficiência, na área educacional.
c) O princípio da normalização como critério
norteador da avaliação social e o Paradigma de
Serviços como modelo de atenção à pessoa
portadora de deficiência, na área psicológica.
d) O princípio da normalização como critério
norteador da avaliação social e o Paradigma de
Aprendizagens como modelo de atenção à
pessoa portadora de deficiência, na área
psicológica.
e) O princípio da normalização como critério
norteador da avaliação psicológica e o
Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na
área social.
Gabarito
16- C
18- A
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