11/03/2017

PROVA - professor de educação especial (Big Advice/2017)

Resolva prova para professor de educação especial elaborada e aplicada pelo Instituto Advice em 2017. Veja duas questões abaixo. 



16) A noção de necessidades educacionais especiais entrou em evidência a partir das discussões do chamado “movimento pela inclusão” e dos reflexos provocados pela Conferência Mundial sobre Educação Especial, realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994. Nesse evento, foi elaborado um documento mundialmente significativo denominado “Declaração de Salamanca” e na qual foram levantados aspectos inovadores para a reforma de políticas e sistemas educacionais. De acordo com a declaração: 

I. O conceito de “necessidades educacionais especiais” passará a incluir, além das crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.” 
II. A Declaração de Salamanca estabeleceu uma nova concepção, extremamente abrangente, de “necessidades educacionais especiais” que provoca a secessão dos dois tipos de ensino, o regular e o especial, na medida em que esta nova definição implica que todos possuem ou podem possuir, temporária ou permanentemente, “necessidades educacionais especiais”. 
III. Dessa forma, orienta para a existência de um sistema único, que seja capaz de prover educação para todos os alunos, por mais especial que este possa ser ou estar. 
IV. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orientam a respeito de estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais. Para isso, estabeleceu um material didático-pedagógico intitulado “Adaptações Curriculares” que insere-se na concepção da escola inclusiva defendida na Declaração de Salamanca. 

Assinale a alternativa correta: 

a) Apenas a I. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) Todas estão corretas. 
e) N.D.A

18) No decorrer da década de 70, o Paradigma da Institucionalização, vigente no País desde o período imperial, começou a dividir o espaço com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto da caminhada, o país, sob influências provenientes de diferentes direções, passou a assumir: 

a) O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área educacional. 

b) O princípio da socialização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área educacional. 

c) O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área psicológica. 

d) O princípio da normalização como critério norteador da avaliação social e o Paradigma de Aprendizagens como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área psicológica. 

e) O princípio da normalização como critério norteador da avaliação psicológica e o Paradigma de Serviços como modelo de atenção à pessoa portadora de deficiência, na área social.  

Gabarito

16- C
18- A

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