07/09/2017

SIMULADO - LDB/96 e Projeto pedagógico

1- (IF-TO) O projeto político pedagógico, documento de construção coletiva, tem papel importante como um dos meios de viabilizar a escola democrática. Ao ser elaborado, o projeto político pedagógico deve contemplar: 

I. O diagnóstico da realidade escolar concreta (sujeitos, processo educativo, espaço, tempo).
II. Os fundamentos da gestão democrática (órgãos colegiados e representações estudantis).
III. As atribuições dos órgãos, normas pedagógicas, critérios de acesso, promoção, mobilidade do estudante. 
IV. Os direitos e deveres dos sujeitos e funções das instâncias colegiadas. 
V. O programa de acompanhamento de acesso, de permanência dos estudantes e de superação da retenção escolar. 

Marque a alternativa correta. 

A) As alternativas I, II e V estão corretas. 
B) As alternativas II, III e IV estão corretas. 
C) As alternativas I, IV e V estão corretas. 
D) Todas as alternativas estão corretas. 
E) Nenhuma alternativa está correta. Rascunho

2- (IF-TO) Ao tratar da Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) destaca que a Educação Escolar no Brasil está organizada em três esferas administrativas: União, Estados e Distrito Federal, e municípios. Nos termos do Título IV da LDB de 1996, Lei 9.394/1996, cada um abriga um sistema de ensino: sistema federal, sistema estadual e Distrito Federal e sistema municipal. 

Sobre os sistemas de ensino está incorreto afirmar: 

A) O sistema federal deverá prestar assistência técnica, pedagógica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino público e privado, exercendo sua função redistributiva e supletiva. 
B) O sistema federal de ensino compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação. 
C) Os sistemas de ensino dos estados e do Distrito Federal compreendem as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de educação superior mantidas pelo poder público estadual; as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal. No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino. 
D) Os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições de ensino fundamental, médio e as de educação infantil mantidas pelo poder municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais da educação. 
E) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino e os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta Lei. I





3- (IF-TO) Para Veiga (2002), o Projeto Político Pedagógico é um movimento em busca do rumo da escola. É ação intencional e compromisso definido coletivamente com o futuro e melhoria da instituição. Além de ser pedagógico, também é político, por se tratar do compromisso coletivo com os interesses reais da comunidade escolar. Sobre o Projeto Político Pedagógico é incorreto dizer: 

A) Documento que indica direção a seguir da escola e garanta a processo de autonomia da escola. É fruto de um trabalho coletivo e participativo desenvolvido e assumido por toda comunidade escolar e local. 
B) Articula o projeto da escola com os planos de ensino dos (as) professores (as) e com as demais atividades da instituição, promovendo a construção da identidade e da cultura escolar. 
C) Fonte de organização do trabalho pedagógico que favorece a identificação e superação de conflitos, de relações competitivas, corporativase autoritárias, bem como de ações de caráter subjetivos e meramente burocrático. 
D) Plano Global da instituição construído coletivamente a partir de um conjunto de planos de ensino e de diversas propostas de atividades com objetivo de favorecer a autonomia da equipe gestora escolar. 
E) É o documento de identidade da escola, uma vez que por meio do trabalho coletivo e da gestão democrática todos participam da construção da escola que desejam e precisam a partir da própria realidade. 

4- (IF-TO) Lei nº 9.394/96 (LDB) definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio sob os aspectos: duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada. Ao se tratar especificamente da parte diversificada, podemos afirmar que devem conter: 

I. O Ensino de Língua Inglesa obrigatória em todas as unidades de ensino do país. 
II. A Lei nº 9.795/99 dispõe sobre a Educação Ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental, que determina a educação ambiental como componente essencial e permanente a educação nacional, devendo ser desenvolvida como prática educativa integradacontínua e permanente, mas não como uma disciplina específica. 
III. A Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, que em seu artigo 22 determina que nos currículos dos diversos níveis de ensino formal devam ser inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso. 
IV. A Lei nº 9.503/1997 institui o Código de Trânsito Brasileiro dispõe que a educação para o trânsito seja promovida nos diversos níveis de ensino formal por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades. Após a análise, podemos afirmar que: 

A) Apenas a assertiva I está correta. 
B) As assertivas II, III e IV estão corretas. 
C) Apenas as assertivas II e III estão corretas 
D) Nenhuma das assertivas está correta. 
E) Todas as assertivas estão corretas. 

5- O Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser considerado como um rumo ou uma direção e deve possuir um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Considerando a elaboração do PPP, analise as informações abaixo. 

I. A construção do PPP é competência exclusiva da equipe pedagógica. Essa equipe deverá redigi-lo e, posteriormente, divulgá-lo a todos os profissionais da escola e da comunidade acadêmica para que esses agentes sociais possam conhecer melhor o cotidiano escolar. 
II. Há um vínculo forte entre autonomia escolar e a construção do PPP, segundo a perspectiva emancipatória. 
III. A gestão democrática deve ser uma exigência na construção do PPP. 
IV. Seguir fielmente as diretrizes das Secretarias Estaduais de Ensino para que haja uma facilidade no processo de transferências de alunos. 

Após a análise, podemos afirmar que: 

A) Apenas a alternativa III está correta. 
B) As alternativas II e III estão corretas. 
C) As alternativas I e IV estão corretas 
D) As alternativas II e IV estão corretas. 
E) As alternativas II, III e IV estão corretas. 

Gabarito

1- A; 2- A; 3- D; 4- B; 5- B

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