03/04/2019

Dicas de como responder questões de concurso como o exemplo abaixo, mesmo sem conhecer o conteúdo

1º passo

Localize a palavra-chave.

2º passo

Localize as respostas repetidas, pois a possibilidade de estarem corretas é grande.

3º passo

Localize uma resposta que tenha certeza que está correta o que lhe permitirá eliminar as demais.

                                                           PALAVRA-CHAVE
                                                                                 ↑
O Art. 35 da LDBEN prevê que “o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos” terá determinadas finalidades. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(V) a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

Comentário: Ensino fundamental antecede o ensino médio e é o que permite que o aluno curse o a etapa seguinte, o ensino médio. Dessa forma, a primeira assertiva está correta, o que permite a eliminação das alternativas A e D. Restando a alternativa B e C.


(   ) a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando; ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.


(  ) o aprimoramento do educando como pessoa humana; sua formação ética e seu desenvolvimento dentro de referenciais intelectual e crítico concebidos como padrões à sua melhor formação.
.

(  ) a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas de cima para baixo.


a) F, F, V, F
b) V, F, F, V

c) V, V, F, V
d) F, V, V, F

Análise das alternativas B e C.

Ao analisá-las percebe-se que são praticamente iguais, muda apenas a segunda assertivas, que está incorreta a partir da expressão “dentro de referenciais intelectual e crítico”. Aqui mesmo sem lembrar da LDB seria possível anulá-la ao se considerar a expressão “padrão”, já em desuso em educação, ao menos em teoria.

Resposta correta: alternativa C

2 comentários: