08/03/2022

SIMULADO RÁPIDO - LÍNGUA PORTUGUESA (VUNESP)

Leia a tira para responder às questões de números 01 a 03.



01. A fala dirigida ao menino no 4o quadrinho está estruturada com verbo no modo

(A) imperativo e consiste em um conselho ao garoto.

(B) indicativo e consiste em uma solicitação ao garoto.

(C) subjuntivo e consiste em um pedido ao garoto.

(D) indicativo e consiste em uma ordem ao garoto.

(E) imperativo e consiste em uma advertência ao garoto.

02. Em conformidade com a norma-padrão e com o sentido da tira, a fala do último quadrinho está corretamente parafraseada em:

(A) Esta escola tem cadeiras nas quais não se encontra encostos para a cabeça! Eu devia processar ela por lesão na cervical.

(B) Esta escola tem cadeiras nas quais não existe encostos para a cabeça! Eu devia processar-lhe por lesão na cervical.

(C) Esta escola tem cadeiras nas quais não há encostos para a cabeça! Eu devia processá-la por lesão na cervical.

(D) Esta escola tem cadeiras nas quais não há encostos para a cabeça! Eu devia processar-lhe por lesão na cervical.

(E) Esta escola tem cadeiras nas quais não existem encostos para a cabeça! Eu devia processar ela por lesão na cervical.

03. Na oração – Eu devia processar a escola por lesão na cervical –, a preposição destacada forma uma expressão em que o sentido é de

(A) lugar.

(B) comparação.

(C) causa.

(D) finalidade.

(E) consequência.

Gabarito

1 - E
2- C
3- C





Nenhum comentário:

Postar um comentário