1- Alfabetização e Letramento são processos
diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e
indispensáveis. Como aborda o Programa de Formação de Professores dos Anos
iniciais do Ensino fundamental-Pró Letramento (BRASIL, 2007, p.13).
“Os alfabetizandos vivem numa sociedade letrada, em
que a língua escrita está presente de maneira visível e marcante nas atividades
cotidianas, inevitavelmente, eles terão contato com textos escritos e
formularão hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento, sua configuração.
Excluir essa vivência da sala de aula, por um lado, pode ter o efeito de
reduzir e artificializar o objeto de aprendizagem que é a escrita,
possibilitando que os alunos desenvolvam concepções inadequadas a respeito
desse objeto. Por outro lado, deixar de explorar a relação extraescolar dos
alunos com a escrita significa perder oportunidades de conhecer e desenvolver
experiências culturais, ricas e importantes para a integração social e o
exercício da cidadania”.
Considerando esse contexto, assinale a opção CORRETA
referente à ação pedagógica adequada para enfrentar o desafio que se coloca para
os anos iniciais do ensino fundamental.
(A) Escolher entre alfabetizar e letrar.
(B) Trabalhar primeiro o Letramento e depois a
Alfabetização.
(C) Contemplar, de maneira articulada e simultânea,
Alfabetização e Letramento.
(D) Assegurar primeiramente a apropriação do sistema
alfabético-ortográfico e depois o uso da leitura e da escrita.
(E) Valorizar a inserção nas práticas sociais de
leitura e escrita, desprezando a sistematização do código.
2- Alfabetizar hoje tem sido alvo de questionamentos
em seus esforços de realizar verdadeiramente o processo de alfabetização. Como
não poderia ser diferente, também este processo passou por inúmeras mudanças na
tentativa de encontrar caminhos para qualificar o domínio da leitura e da
escrita. Entretanto hoje, muitos autores vêm se posicionando em relação ao
letramento e alfabetização.
Um destes autores é Magda Soares que procura
desmistificar e dar conceitos a respeito deste alfabetizar letrando. Qual
alternativa abaixo direciona e conceitua a alfabetização e letramento?
(A) Letramento e alfabetização são processos
distintos, porém interdependentes e mesmo indissociáveis.
(B) Surgiu pela necessidade de configurar e nomear
comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita, que
ultrapassassem o sistema alfabético e ortográfico.
(C) Podemos
entender que o processo de letramento e alfabetização acontece quando o sujeito
usa socialmente as práticas letradas em seu convívio, o que se apropria desse
mecanismo e o utiliza em seu cotidiano para orientar-se de maneira autônoma.
(D) Todas as alternativas estão corretas.
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Gabarito:
ResponderExcluir1- C
2- D