29/06/2016

Teste seus conhecimentos!

(Vunesp/2016- Ribeirão Preto/supervisor de ensino) A escola é uma instituição social que apresenta unidade em seus objetivos e interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos. Para Libâneo (2001), a autonomia das escolas é o fundamento da concepção democrático-participativa de gestão escolar, razão de ser do projeto pedagógico-curricular. Autonomia de uma instituição escolar, para o autor, significa

(A) atribuir a responsabilidade àqueles que estão próximos e diretamente envolvidos, por fazer cumprir os fins da escola e a defesa do interesse público.
(B) garantir à equipe gestora a liberdade para organizar e conduzir a escola da forma como achar adequado.
(C) eliminar as interferências do poder central como forma de combater a pulverização e a dispersão e, dessa forma, garantir a preservação do localismo.
(D) ter os canais de representação de sua comunidade formalmente instituídos para que possam traçar seu próprio caminho.
(E) ter poder de decisão sobre seus objetivos e suas formas de organização, manter-se relativamente independente do poder central.

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