26/07/2016

Teste seus conhecimentos: Cipriano Carlos Luckesi "Avaliação da Aprendizagem Escolar"

1- (Vunesp/2015 - Diretor de escola) Sabe-se que as práticas educativas não se dão num vazio conceitual, ao contrário, estão dimensionadas por um modelo teórico de homem, de sociedade e de educação. São, portanto, desprovidas de neutralidade. Assim, considerada a relação intrínseca entre teoria e prática, destaca-se que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, mas relacionadas entre si e com o mesmo objetivo de conservar a sociedade na sua configuração: a pedagogia tradicional, a inovadora ou escolanovista e a tecnicista. A pedagogia inovadora centra-se 

(A) nos procedimentos e nas técnicas de transmissão e de apreensão de conteúdos socialmente relevantes. 
(B) nas técnicas, em especial nas novas tecnologias de informação e de comunicação. 
(C) no desenvolvimento integral do aluno e na sua construção de conhecimentos. 
(D) no intelecto do aluno e nos conteúdos curriculares organizados e transmitidos pela escola. 
(E) na espontaneidade da produção do conhecimento e no aluno com seus sentimentos e suas diferenças individuais.

2- (Vunesp/2015 - Diretor de escola)  Em determinada Escola, alunos manifestam elevada preocupação com a nota bimestral, expressa pela mé- dia das provas mensais, acrescida ou diminuída por pontos positivos ou negativos obtidos nos testes e outras situações avaliativas. Em geral, essa preocupação provoca ansiedade nos alunos, que inferem a partir desses resultados, desde o primeiro bimestre, sua promoção ou retenção ao final do ano letivo. Já os professores revelam um entendimento de provas, testes e notas como meio eficaz para assegurar a disciplina da classe, requisito fundamental para dar uma boa aula. Para o Diretor da Escola, a situação descrita oferece evidências de uma prática de avaliação escolar 

(A) destinada à coleta de dados fundamentais para a tomada de decisão a respeito do ensino e da aprendizagem. 
(B) permeada por uma pedagogia do ensino/aprendizagem voltada à qualificação da educação escolar. 
(C) referenciada numa pedagogia transformadora, centrada no ensino de conteúdos relevantes à promoção da cidadania. 
(D) preocupada com a aprendizagem dos alunos e com os resultados da escola nas avaliações externas. 
(E) efetuada mais como forma de controle, de disciplinamento social dos alunos, do que como instrumento de articulação entre ensino/aprendizagem.

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