1- (Vunesp/2015 - Diretor de escola) Sabe-se que as práticas educativas não se dão num
vazio conceitual, ao contrário, estão dimensionadas
por um modelo teórico de homem, de sociedade e de
educação. São, portanto, desprovidas de neutralidade.
Assim, considerada a relação intrínseca entre teoria e
prática, destaca-se que o modelo liberal conservador
da sociedade produziu três pedagogias diferentes, mas
relacionadas entre si e com o mesmo objetivo de conservar
a sociedade na sua configuração: a pedagogia
tradicional, a inovadora ou escolanovista e a tecnicista.
A pedagogia inovadora centra-se
(A) nos procedimentos e nas técnicas de transmissão e
de apreensão de conteúdos socialmente relevantes.
(B) nas técnicas, em especial nas novas tecnologias de
informação e de comunicação.
(C) no desenvolvimento integral do aluno e na sua construção
de conhecimentos.
(D) no intelecto do aluno e nos conteúdos curriculares
organizados e transmitidos pela escola.
(E) na espontaneidade da produção do conhecimento e
no aluno com seus sentimentos e suas diferenças
individuais.
2- (Vunesp/2015 - Diretor de escola) Em determinada Escola, alunos manifestam elevada
preocupação com a nota bimestral, expressa pela mé-
dia das provas mensais, acrescida ou diminuída por
pontos positivos ou negativos obtidos nos testes e outras
situações avaliativas. Em geral, essa preocupação
provoca ansiedade nos alunos, que inferem a partir desses
resultados, desde o primeiro bimestre, sua promoção ou retenção ao final do ano letivo. Já os professores
revelam um entendimento de provas, testes e notas
como meio eficaz para assegurar a disciplina da classe,
requisito fundamental para dar uma boa aula. Para o
Diretor da Escola, a situação descrita oferece evidências
de uma prática de avaliação escolar
(A) destinada à coleta de dados fundamentais para
a tomada de decisão a respeito do ensino e da
aprendizagem.
(B) permeada por uma pedagogia do ensino/aprendizagem
voltada à qualificação da educação escolar.
(C) referenciada numa pedagogia transformadora, centrada
no ensino de conteúdos relevantes à promoção
da cidadania.
(D) preocupada com a aprendizagem dos alunos e com
os resultados da escola nas avaliações externas.
(E) efetuada mais como forma de controle, de disciplinamento
social dos alunos, do que como instrumento
de articulação entre ensino/aprendizagem.
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Gabarito:
ResponderExcluir1- E
2- E