1- (Vunesp/2012) Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se
deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a
sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação
moral e de valores.
Nessa perspectiva, está correto afirmar que
(A) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral
no trato das questões relacionais e na forma de olhar
o espaço público.
(B) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas
motivações das condutas humanas que ocorrem no
cotidiano escolar.
(C) a observação da dignidade como valor a ser constantemente
reverenciado na escola se constitui numa
competência a ser alcançada.
(D) a escola e seus agentes não constroem limites adequados
para os alunos, criando uma situação de conflito
no ambiente de convívio.
(E) atualmente as instituições passam por um momento
de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações
para os envolvidos no ambiente escolar.
2- (Vunesp/2012) De acordo com Veiga (2006), a escola é o lugar de concepção,
realização e avaliação de seu projeto educativo, portanto, cabe
a essa instituição
(A) promover as reuniões iniciais do ano e planejar suas
atividades curriculares, sem se preocupar com outras
questões, que fazem parte da responsabilidade de outras
instâncias do sistema educacional.
(B) aguardar o planejamento realizado pelas instâncias superiores,
para dar início à sua tarefa de compatibilizar
as normas definidas pelas autoridades à sua realidade e,
dessa forma, atender às necessidades da sua comunidade
escolar.
(C) observar as suas necessidades e apresentá-las às autoridades
superiores a quem cabe atendê-las, dando o apoio
fundamental para que a instituição cumpra bem o seu
papel junto à comunidade.
(D) organizar seu trabalho pedagógico com base em seus
alunos, assumindo suas responsabilidades sem esperar
que as esferas administrativas superiores tomem essa
iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias
para levá-la adiante.
(E) ser portadora, de forma sistemática e sistematizada, dos
anseios e necessidades da comunidade do entorno às
autoridades, para que estas possam atendê-las, ajudando
a escola a se tornar referência local.
3- (Vunesp/2012) Leia o texto.
Para se ter uma escola transformadora, precisamos transformar
a escola que temos aí, precisamos que haja apropriação
das camadas trabalhadoras pela escola. É nesse sentido que
precisam ser transformados o sistema de autoridade e a forma
de gestão no interior da escola.
(Vitor Paro. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática,
1997. p.10)
Assim, conferir autonomia para a escola significa
(A) um engajamento da equipe escolar em prol do desenvolvimento
dos alunos talentosos.
(B) conceder poder e condições concretas para que ela alcance
objetivos educacionais articulados com os interesses
das camadas trabalhadoras.
(C) conferir poder a APM e ao Grêmio Estudantil para que
alcancem seus objetivos.
(D) garantir um diretor competente para a escola onde ele
é autoridade máxima, aquele que decide a maioria das
questões.
(E) ter um diretor competente que determine e distribua as
tarefas para os diferentes setores.
Veja o gabarito, clicando em comentário.
Gabarito
ResponderExcluir1- A
2- D
3- B