29/07/2016

Teste seus conhecimentos: La Taille, Veiga e Vitor Paro (Bibliografia diretor de escola - Resolução 52)

1- (Vunesp/2012) Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores. Nessa perspectiva, está correto afirmar que 

(A) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público. 
(B) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar. 
(C) a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada. 
(D) a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio. 
(E) atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.

2- (Vunesp/2012) De acordo com Veiga (2006), a escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, portanto, cabe a essa instituição 

(A) promover as reuniões iniciais do ano e planejar suas atividades curriculares, sem se preocupar com outras questões, que fazem parte da responsabilidade de outras instâncias do sistema educacional. 
(B) aguardar o planejamento realizado pelas instâncias superiores, para dar início à sua tarefa de compatibilizar as normas definidas pelas autoridades à sua realidade e, dessa forma, atender às necessidades da sua comunidade escolar. 
(C) observar as suas necessidades e apresentá-las às autoridades superiores a quem cabe atendê-las, dando o apoio fundamental para que a instituição cumpra bem o seu papel junto à comunidade. 
(D) organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos, assumindo suas responsabilidades sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-la adiante. 
(E) ser portadora, de forma sistemática e sistematizada, dos anseios e necessidades da comunidade do entorno às autoridades, para que estas possam atendê-las, ajudando a escola a se tornar referência local.

3- (Vunesp/2012) Leia o texto. 

Para se ter uma escola transformadora, precisamos transformar a escola que temos aí, precisamos que haja apropriação das camadas trabalhadoras pela escola. É nesse sentido que precisam ser transformados o sistema de autoridade e a forma de gestão no interior da escola. (Vitor Paro. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. p.10) 

Assim, conferir autonomia para a escola significa 

(A) um engajamento da equipe escolar em prol do desenvolvimento dos alunos talentosos. 
(B) conceder poder e condições concretas para que ela alcance objetivos educacionais articulados com os interesses das camadas trabalhadoras. 
(C) conferir poder a APM e ao Grêmio Estudantil para que alcancem seus objetivos. 
(D) garantir um diretor competente para a escola onde ele é autoridade máxima, aquele que decide a maioria das questões. 
(E) ter um diretor competente que determine e distribua as tarefas para os diferentes setores.

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