08/08/2016

Teste seus conhecimentos - Libâneo, Luckesi, ECA e CF/88

1- (Inaz do Pará/2016) Projeto Político Pedagógico: Ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e, Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade. A efetivação da pratica de formulação coletiva do projeto pedagógico ainda, é na maior parte dos casos, bastante precária. Vigora mais como um princípio educativo, do que como instrumento concreto de mudanças institucionais e do comportamento e das práticas dos professores. Em boa parte das escolas predomina o modelo burocrático de gestão: decisões centralizadas, falta de espírito de equipe, docente ocupados apenas com suas atividades de aula, relações entre professores e alunos ainda formais e regidas por regras disciplinares. Este projeto tem por finalidade refletir das intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos.

Disponível em: LIBÃNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. Acessado em 26/03/2016.

Ressaltando quanto ao PPP - Projeto Político Pedagógico, marque a alternativa correta:

(A) O PPP deve considerar o que já está instituído (legislação, currículos, métodos, conteúdos, clima organizacional, etc.), e, ao mesmo tempo, instituir, estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar.
(B) Mesmo que no começo do processo de discussão, quanto ao Projeto, poucos participem com opiniões e sugestões, o gestor não deve desanimar. Os primeiros participantes podem agir como multiplicadores e, assim, conquistar mais colaboradores para as próximas revisões do PPP", afirma Celso dos Santos Vasconcellos, educador e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, em São Paulo.
(C) O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades do gestor escolar.
(D) É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção de políticas públicas.
(E) Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da Secretaria de Educação.

2- (Vunesp/2015) Leia o relato a seguir, apresentado por Luckesi (2005), e identifique a alternativa que responde, adequadamente, aos conceitos de avaliação de aprendizagem defendidos pelo autor.

Em uma escola de pilotagem de Boeing, um aluno aprendeu excelentemente a decolar e obteve nota 10 (dez); aprendeu muito mal a aterrissar e obteve nota dois; somando-se os dois resultados, tem-se um total de doze pontos, com uma média aritmética no valor de 6 (seis).

O Coordenador Pedagógico, em reunião com os professores da escola, frente a esse caso, terá uma postura mais coerente com o que apresenta Luckesi sobre avaliação escolar, se
(A) analisar rapidamente a situação, optando pela promoção, uma vez que o aluno alcançou a média exigida, demonstrando estar apto a exercer a profissão.

(B) argumentar pedagogicamente com a equipe de professores que o resultado de rendimento do aluno foi excelente, levando à sua aprovação por unanimidade, mostrando que o desafio nessa tarefa é a decolagem.
(C) conduzir a reflexão da equipe sobre o que é média de notas e o que é o mínimo necessário de aprendizagem, em todas as condutas indispensáveis para se viver e exercer a cidadania.
(D) convencer a equipe de professores que garantir o maior número de alunos promovidos é importante para a escola, pois reverte em benefícios financeiros para todos os profissionais.
(E) conduzir a reunião de professores no sentido de que a aprovação ou reprovação do aluno seja discutida com seus pais, forma democrática de gestão para resolver os problemas de aprendizagem do aluno.

3- (Vunesp/2015) O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para efeito dessa Lei, considera-se criança a pessoa com

(A) até onze anos de idade completos.
(B) até onze anos de idade incompletos.
(C) até doze anos de idade completos.
(D) até doze anos de idade incompletos.
E) até treze anos de idade completos.

4- (Vunesp/2015) O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Nos termos dessa Lei, castigo físico é

(A) o tratamento degradante.
(B) a conduta que humilha.
(C) a conduta que ridiculariza.
(D) a ameaça.
(E) a ação que causa lesão.

5- (Vunesp/2015) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no artigo 206, estabelece vários princípios do ensino. Um desses princípios tem grande dependência da atua- ção da escola, no seu papel de garantir o direito básico do aluno à educação. Assinale a alternativa que corresponde a esse princípio.

(A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
(B) Liberdade de pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
(C) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
(D) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
(E) Plano de carreira para os profissionais da educação escolar.

Gabarito

1- B
2- C
3- D
4- E
5- A

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