1- (Inaz do
Pará/2016) Projeto Político Pedagógico: Ação intencional. Compromisso
sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um
tipo de sociedade e, Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as
características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e
sua intencionalidade. A efetivação da pratica de formulação coletiva do projeto
pedagógico ainda, é na maior parte dos casos, bastante precária. Vigora mais
como um princípio educativo, do que como instrumento concreto de mudanças
institucionais e do comportamento e das práticas dos professores. Em boa parte
das escolas predomina o modelo burocrático de gestão: decisões centralizadas,
falta de espírito de equipe, docente ocupados apenas com suas atividades de
aula, relações entre professores e alunos ainda formais e regidas por regras
disciplinares. Este projeto tem por finalidade refletir das intenções, os
objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um
processo de escolarização que atenda a todos os alunos.
Disponível em:
LIBÃNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e
organização. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. Acessado em 26/03/2016.
Ressaltando
quanto ao PPP - Projeto Político Pedagógico, marque a alternativa correta:
(A) O PPP
deve considerar o que já está instituído (legislação, currículos, métodos,
conteúdos, clima organizacional, etc.), e, ao mesmo tempo, instituir, estabelecer
e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas,
hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar.
(B) Mesmo que
no começo do processo de discussão, quanto ao Projeto, poucos participem com
opiniões e sugestões, o gestor não deve desanimar. Os primeiros participantes
podem agir como multiplicadores e, assim, conquistar mais colaboradores para as
próximas revisões do PPP", afirma Celso dos Santos Vasconcellos, educador
e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria
Pedagógica, em São Paulo.
(C) O PPP
deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos
problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades do
gestor escolar.
(D) É baseado
na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer
projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a
construção de políticas públicas.
(E) Ele será
eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta
educacional e com o destino da Secretaria de Educação.
2- (Vunesp/2015)
Leia o relato a seguir, apresentado por Luckesi (2005), e identifique a
alternativa que responde, adequadamente, aos conceitos de avaliação de
aprendizagem defendidos pelo autor.
Em uma escola
de pilotagem de Boeing, um aluno aprendeu excelentemente a decolar e obteve
nota 10 (dez); aprendeu muito mal a aterrissar e obteve nota dois; somando-se
os dois resultados, tem-se um total de doze pontos, com uma média aritmética no
valor de 6 (seis).
O Coordenador
Pedagógico, em reunião com os professores da escola, frente a esse caso, terá
uma postura mais coerente com o que apresenta Luckesi sobre avaliação escolar,
se
(A) analisar
rapidamente a situação, optando pela promoção, uma vez que o aluno alcançou a média
exigida, demonstrando estar apto a exercer a profissão.
(B)
argumentar pedagogicamente com a equipe de professores que o resultado de
rendimento do aluno foi excelente, levando à sua aprovação por unanimidade,
mostrando que o desafio nessa tarefa é a decolagem.
(C) conduzir
a reflexão da equipe sobre o que é média de notas e o que é o mínimo necessário
de aprendizagem, em todas as condutas indispensáveis para se viver e exercer a
cidadania.
(D) convencer
a equipe de professores que garantir o maior número de alunos promovidos é
importante para a escola, pois reverte em benefícios financeiros para todos os
profissionais.
(E) conduzir
a reunião de professores no sentido de que a aprovação ou reprovação do aluno
seja discutida com seus pais, forma democrática de gestão para resolver os
problemas de aprendizagem do aluno.
3- (Vunesp/2015)
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) dispõe sobre a
proteção integral à criança e ao adolescente. Para efeito dessa Lei,
considera-se criança a pessoa com
(A) até onze anos
de idade completos.
(B) até onze
anos de idade incompletos.
(C) até doze
anos de idade completos.
(D) até doze
anos de idade incompletos.
E) até treze
anos de idade completos.
4- (Vunesp/2015)
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a criança e o adolescente
têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de
tratamento cruel ou degradante. Nos termos dessa Lei, castigo físico é
(A) o
tratamento degradante.
(B) a conduta
que humilha.
(C) a conduta
que ridiculariza.
(D) a ameaça.
(E) a ação
que causa lesão.
5- (Vunesp/2015)
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no artigo 206,
estabelece vários princípios do ensino. Um desses princípios tem grande
dependência da atua- ção da escola, no seu papel de garantir o direito básico
do aluno à educação. Assinale a alternativa que corresponde a esse princípio.
(A) Igualdade
de condições para o acesso e permanência na escola.
(B) Liberdade
de pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
(C)
Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
(D)
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
(E) Plano de
carreira para os profissionais da educação escolar.
Gabarito
1- B
2- C
3- D
4- E
5- A
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