1- (Macaparana/PE-2015) Ao discutir a avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi
(2010) aponta que a prática educacional brasileira opera, na
quase totalidade das vezes, como verificação e não como
avaliação da aprendizagem, sendo portanto, pouco significativa
para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Na concepção
do autor:
(A) O ato de verificar encerra-se a partir do momento em
que é configurado o objeto, sendo, portanto, significativo
para o processo.
(B) O ato de avaliar é um processo dinâmico que qualifica e
reencaminha a ação.
(C) Avaliar implica em medir e classificar o conhecimento.
(D) A verificação tem elevado os índices de aprendizagem
escolar, uma vez que é reflexiva.
(E) A avaliação não permite que seja atribuída qualidade ao
objeto.
2- (Macaparana/PE-2015) Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político
Pedagógico, Veiga (2004) aponta:
(A) O currículo
(B) O tempo escolar
(C) As relações de trabalho
(D) A valorização do magistério
(E) As finalidades da escola
3- (Macaparana/PE-2015) Os recursos públicos destinados à educação, de acordo com
o artigo 213 da Constituição de 1988:
(A) São destinados apenas às escolas públicas.
(B) São destinados às escolas públicas e escolas sem fins
lucrativos de cunho comunitário, filantrópico ou
confessional.
(C) São destinados à educação em geral, independente de
sua categoria administrativa.
(D) São destinados às escolas de municípios com baixo IDH
apenas.
(E) São destinados exclusivamente ao ensino fundamental
enquanto etapa obrigatória.
4- (Macaparana/PE-2015) A Constituição Federal (CF) de 1988, determina em seu
artigo 206 princípios quanto ao ensino a ser ministrado.
Considere dentre os princípios a seguir (V) para verdadeiro e
(F) para falso.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos
oficiais
( ) Gestão democrática para o ensino público e privado
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e
coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
( ) Piso salarial nacional para os profissionais da educação
pública e da iniciativa privada
( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola
A sequência correta é:
(A) V-F-V-F-V
(B) V-V-V-F-F
(C) F-V-F-V-F
(D) V-F-V-V-F
(E) F-F-V-F-V
Gabarito
1- B
2- D
3- B
4- A
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