05/08/2016

Teste seus conhecimentos - Veiga, Luckesi e CF/88

1- (Macaparana/PE-2015) Ao discutir a avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi (2010) aponta que a prática educacional brasileira opera, na quase totalidade das vezes, como verificação e não como avaliação da aprendizagem, sendo portanto, pouco significativa para a melhoria do ensino e da aprendizagem. 

Na concepção do autor: 

(A) O ato de verificar encerra-se a partir do momento em que é configurado o objeto, sendo, portanto, significativo para o processo. 
(B) O ato de avaliar é um processo dinâmico que qualifica e reencaminha a ação. 
(C) Avaliar implica em medir e classificar o conhecimento. 
(D) A verificação tem elevado os índices de aprendizagem escolar, uma vez que é reflexiva. 
(E) A avaliação não permite que seja atribuída qualidade ao objeto.

2- (Macaparana/PE-2015) Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político Pedagógico, Veiga (2004) aponta: 

(A) O currículo 
(B) O tempo escolar 
(C) As relações de trabalho 
(D) A valorização do magistério 
(E) As finalidades da escola 

3-  (Macaparana/PE-2015) Os recursos públicos destinados à educação, de acordo com o artigo 213 da Constituição de 1988: 

(A) São destinados apenas às escolas públicas. 
(B) São destinados às escolas públicas e escolas sem fins lucrativos de cunho comunitário, filantrópico ou confessional. 
(C) São destinados à educação em geral, independente de sua categoria administrativa. 
(D) São destinados às escolas de municípios com baixo IDH apenas. 
(E) São destinados exclusivamente ao ensino fundamental enquanto etapa obrigatória.

4-  (Macaparana/PE-2015) A Constituição Federal (CF) de 1988, determina em seu artigo 206 princípios quanto ao ensino a ser ministrado. Considere dentre os princípios a seguir (V) para verdadeiro e (F) para falso. 

(  ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais 
(  ) Gestão democrática para o ensino público e privado 
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino 
(  ) Piso salarial nacional para os profissionais da educação pública e da iniciativa privada 
(  ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola

A sequência correta é: 

(A) V-F-V-F-V 
(B) V-V-V-F-F 
(C) F-V-F-V-F 
(D) V-F-V-V-F 
(E) F-F-V-F-V

Gabarito 

1- B
2- D
3- B
4- A

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