02/12/2016

SIMULADO - Jussara Hoffmann e Paulo Freire

Resolva simulado com 7 questões sobre AVALIAÇÃO (Jussara Hoffmann) e o livro PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (Paulo Freire). Veja uma das questões abaixo.


(Faepesul/2016) “Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” FREIRE, Paulo (2011)

De acordo com Paulo Freire, na relação educadores-educando, é CORRETO afirmar:

(A) Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, sempre atrás educador, sujeito supremo do processo.
(B) O educador deve ser um intelectual memorizador que lê horas a fio, domesticando-se ao texto, temeroso de arriscar-se, fala de suas leituras quase como se estivesse recitando-as de memória.
(C) A escola tem o dever de não só respeitar os saberes com quem os educandos, sobretudo das classes populares, chegam a ela, mas também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos.
(D) O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, confirma a fórmula farisaica do “faça o que eu mando e não o que eu faço”, pois ele sabe que as palavras às quais falta corporeidade do exemplo são facilmente compreendidas.
(E) Ao entrar em sala de aula, o educador deve estar aberto às indagações, à curiosidade, às perguntas, ao diálogo, etc., no entanto, não deve esquecer que ensinar é transferir conhecimento.

Alternativa correta: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário