Resolva prova elaborada e aplicada pela FUNRIO em 2016 para provimento do cargo de PEDAGOGO. Veja duas das questões abaixo.
2- (FUNRIO/2016) Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o):
(A) Capacidade do indivíduo de raciocinar plenamente enfrentando situações adversas de trabalho.
(B) Potencialidade física e intelectual para o desenvolvimento de cada um dependendo da faixa etária.
(C) Estágio anterior caracterizado pelo apoio a resolver problemas estimulado por adultos.
(D) Educação baseada no estímulo aos centros neurológicos proximais.
(E) Capacidade afetiva de se relacionar com os próximos superando problemas de relacionamento.
2- (FUNRIO/2016) Não é possível fazer-se profissional da aprendizagem nas condições atuais, marcadas tão insistentemente pela lógica do instrucionismo. Há que mudar radicalmente o processo de formação, estudar como parte integrante do exercício profissional, ser capaz do projeto pedagógico próprio, saber pesquisar e elaborar. Ao mesmo tempo, é essencial imprimir à profissão o horizonte de atualização imprescindível para quem, pela reconstrução do conhecimento com qualidade formal e política, direciona os tempos.
(DEMO. P. Ironias da educação: mudança e contos sobre mudança. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.)
O momento educacional atual mais do que nunca requer uma formação de professores comprometidos com o ensino/ aprendizagem, com a luta pelo acesso aos direitos básicos do cidadão. Para isso e muito mais faz-se necessário também tratar sobre a perspectiva intercultural da educação na formação de professores. Em tal perspectiva valoriza-se os (as)
(A) métodos e técnicas tradicionais.
(B) práticas e saberes monoculturais.
(C) saberes hegemônicos e tecnológicos.
(D) movimentos sociais hegemônicos e populares.
(E) alunos e alunas como sujeitos históricos.
(B) práticas e saberes monoculturais.
(C) saberes hegemônicos e tecnológicos.
(D) movimentos sociais hegemônicos e populares.
(E) alunos e alunas como sujeitos históricos.
Gabarito: 1: C; 2: E.
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