24/01/2017

SIMULADO - conhecimento pedagógico (2017)

Resolva simulado com questões sobre conhecimento pedagógico retiradas de provas aplicadas este ano, 2017. Veja duas delas abaixo. 




1- (Big Advice/2017) Para Celso Antunes em seu livro “As inteligências múltiplas e seus estímulos” a inteligência humana é:

(A) É a faculdade de aprender, apreender e compreender. É a perspicácia e agilidade do cérebro em se adaptar a situações novas, é a capacidade de resolver problemas e de criar ideias, ferramentas ou produtos que sejam aceitos socialmente.
(B) É um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar.
(C) É uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
(D) É uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas.
(E) N.D.A.

2- (Instituto Excelência/2017) A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas. Ao fazer uma síntese integradora e ao mesmo tempo esquemática, estabelecemos três graus de relações disciplinares. Surgiram a proposta de novos conceitos, como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.

Julgue as afirmativas com relação à proposição acima:

I- A multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.
II- Interdisciplinaridade é o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais.
III- A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real.

De acordo com a situação supracitada assinale a alternativa CORRETA:

(A) I e III apenas.
(B) II e III apenas.
(C) Somente III.
(D) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

1- A
2- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário