Resolva simulado com questões sobre conhecimento pedagógico retiradas de provas aplicadas este ano, 2017. Veja duas delas abaixo.
1- (Big
Advice/2017) Para Celso Antunes em seu livro “As inteligências múltiplas e seus
estímulos” a inteligência humana é:
(A)
É a faculdade de aprender, apreender e compreender. É a perspicácia e agilidade
do cérebro em se adaptar a situações novas, é a capacidade de resolver
problemas e de criar ideias, ferramentas ou produtos que sejam aceitos
socialmente.
(B)
É um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo,
ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e
interpretar.
(C)
É uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
(D)
É uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a
habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma
abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a
experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente
acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas.
(E)
N.D.A.
2- (Instituto
Excelência/2017) A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas
de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas. Ao fazer uma síntese
integradora e ao mesmo tempo esquemática, estabelecemos três graus de relações disciplinares.
Surgiram a proposta de novos conceitos, como forma de desenvolver um trabalho
de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.
Julgue
as afirmativas com relação à proposição acima:
I- A multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.
II-
Interdisciplinaridade é o processo de ensino se caracteriza pela combinação de
atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das
matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades
mentais.
III-
A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do
conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade
articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa
busca de compreensão da complexidade do mundo real.
De
acordo com a situação supracitada assinale a alternativa CORRETA:
(A)
I e III apenas.
(B)
II e III apenas.
(C)
Somente III.
(D)
Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- A
2- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário