06/04/2017

PROVA - Pedagogo (UFF/2016)

Resolva prova aplicada no âmbito do concurso para o cargo de Pedagogo em 2016. Veja duas questões abaixo. 



06 “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.”

 (Tomaz Tadeu da Silva) 

Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente: 

(A) expressão dos sentimentos íntimos, confiança, dialogismo e compartilhamentos que facilitam que crianças e jovens se socializem na comunidade. 
(B) conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si. 
(C) jogos, interação, mudanças e imitações de comportamentos sociais que ajudam as crianças e jovens a se adaptarem ao meio escolar. 
(D) comunicação não verbal, discrição, códigos e descobertas extracurriculares que propiciam aos alunos a cumplicidade necessária na amizade. 
(E) atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.

09 “Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e o registro de notas. Nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.” 

(Jussara Hoffmann) 

Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter por intenção: 

(A) observar o aprendiz, analisar e compreender as suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo. 
(B) desafiar o aluno com questões inovadoras e difíceis para que ele possa compreender a real necessidade da concentração e do estudo. 
(C) apresentar ao educando diferentes formatos de testes e provas para que seja treinado nas diversas possibilidades de avalição existentes. 
(D) debater com o estudante, escolher coletivamente a avaliação mais adequada para o momento e incentivar e possibilitar a autoavaliação. 
(E) orientar o discente sobre as diferentes maneiras de se organizar para se preparar para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu próprio plano de estudos.   

Gabarito

6- E
9- A

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