Resolva prova aplicada no âmbito do concurso para o cargo de Pedagogo em 2016. Veja duas questões abaixo.
06 “O currículo oculto é constituído por todos
aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem
fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem,
de forma implícita, para aprendizagens sociais
relevantes.”
(Tomaz Tadeu da Silva)
Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se
aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
(A) expressão dos sentimentos íntimos,
confiança, dialogismo e compartilhamentos
que facilitam que crianças e jovens se
socializem na comunidade.
(B) conteúdos, conhecimentos, socialização e
comunicação que possibilitam que os alunos
fortaleçam a amizade e a camaradagem
entre si.
(C) jogos, interação, mudanças e imitações de
comportamentos sociais que ajudam as
crianças e jovens a se adaptarem ao meio
escolar.
(D) comunicação não verbal, discrição, códigos e
descobertas extracurriculares que propiciam
aos alunos a cumplicidade necessária na
amizade.
(E) atitudes, comportamentos, valores e
orientações que permitem que crianças e
jovens se ajustem de forma conveniente,
conformada, obediente.
09 “Não se pode dizer que se avaliou apenas
por ter observado algo do aluno. Ou denominar por
avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e
o registro de notas. Nesse caso, não houve a
mediação, ou seja, a intervenção pedagógica,
decorrente da interpretação das tarefas, uma ação
pedagógica desafiadora e favorecedora à
superação intelectual dos alunos.”
(Jussara Hoffmann)
Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter
por intenção:
(A) observar o aprendiz, analisar e compreender
as suas estratégias de aprendizagem e tomar
decisões pedagógicas favoráveis à
continuidade do processo.
(B) desafiar o aluno com questões inovadoras e
difíceis para que ele possa compreender a
real necessidade da concentração e do
estudo.
(C) apresentar ao educando diferentes formatos
de testes e provas para que seja treinado nas
diversas possibilidades de avalição
existentes.
(D) debater com o estudante, escolher
coletivamente a avaliação mais adequada
para o momento e incentivar e possibilitar a
autoavaliação.
(E) orientar o discente sobre as diferentes
maneiras de se organizar para se preparar
para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu
próprio plano de estudos.
Gabarito
6- E
9- A
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