21/04/2017

PROVA - professor de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Resolva prova aplica para provimento do cargo de professor de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na cidade de Nossa Senhora dos Remédios em 2017. Veja duas questões abaixo. 



17) Assinale a alternativa CORRETA em relação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°9394/96.

A) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade completos.
B) O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o
poder público para exigi-lo.
C) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, com isso reduzindo o número de horas letivas previstas.
D) O Estado pode ou não optar pela oferta do ensino noturno regular ao adolescente trabalhador desde que a frequência mínima de sessenta e cinco por cento do total de horas letivas seja exigida.


21) A construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, na escola ou fora dela. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à alfabetização.

A) A alfabetização não significa apenas a aprendizagem da escrita de letras, palavras e frases. A alfabetização implica, desde a sua gênese, a constituição do sentido.
B) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária.
C) A alfabetização é um processo interno, que acontece de formas diferentes em cada indivíduo dependendo da forma com que é estimulado por seu meio ambiente.
D) A alfabetização é um processo em que o indivíduo se torna capaz de decodificar uma mensagem escrita, sendo capaz também de codificar algo falado tornando-os numa escrita.


22) Assinale a alternativa INCORRETA em relação às hipóteses infantis segundo a psicogênese da escrita.


A) Na hipótese silábica-alfabética, a criança ora usa apenas uma letra para notar as sílabas orais das palavras, ora utiliza mais de uma letra, estabelecendo relação entre fonema e grafema.
B) Na hipótese silábica-alfabética a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita; começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras.
C) Na hipótese silábica, a criança estabelece uma correspondência entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas orais das palavras, podendo usar letras com ou sem valor sonoro convencional.
D) Na hipótese pré-silábica, a criança ainda não compreende que existe relação entre a escrita e a pauta sonora, podendo usar letras pseudoletras, números, rabiscos e até mesmo desenhos para escrever.


Gabarito

17- B ; 21- D ; 22- B

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