24/06/2017

PROVA objetiva e discursiva (Função Pedagógica - IDECAN/2016)

Resolva prova discursiva com resposta padrão e objetiva elaborada e aplicada por IDECAN em 2016 para o cargo de FUNÇÃO PEDAGÓGICA. Veja duas questões objetiva e uma discursiva abaixo.




36- A tendência habitual de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar tem feito com que a aproximação à aprendizagem se realize segundo eles pertençam à disciplina ou à área. Se mudarmos de ponto de vista e, em vez de nos fixar na classificação tradicional dos conteúdos por matéria, consideramo-los segundo a tipologia conceitual, procedimental ou atitudinal, poderemos ver que existe uma maior semelhança na forma de aprendê-los e de ensiná-los, pelo fato de serem conceitos, fatos, métodos, procedimentos, atitudes etc., e não pelo fato de estarem ligados a uma ou a outra disciplina. Contudo, Zabala alerta que é conveniente prevenir do perigo de compartimentar o que nunca se encontra de modo separado nas estruturas do conhecimento, pois: 

I. Todo conteúdo, por mais específico que seja, sempre está associado e, portanto, será aprendido junto com conteúdos de outra natureza. 
II. As atividades de aprendizagem são substancialmente semelhantes segundo a natureza do conteúdo. 
III. A estratégia de diferenciação tem sido basicamente a partir da análise da aprendizagem e não do ensino. 

Estão corretas as afirmativas 

A) I, II e III. 
B) I e II, apenas. 
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.

43-  O professor Libâneo analisa e caracteriza cada uma dessas tendências a partir do enfoque de seis aspectos: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos, relacionamento professor-aluno, pressupostos de aprendizagem e manifestações na prática escolar. Considerando o enfoque da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, quanto ao aspecto, conteúdos de ensino, assinale a afirmativa correta. 

A) Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. 
B) Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. 
C) Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problema. 
D) São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. 



Gabarito

36- C
43- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário