Resolva prova discursiva com resposta padrão e objetiva elaborada e aplicada por IDECAN em 2016 para o cargo de FUNÇÃO PEDAGÓGICA. Veja duas questões objetiva e uma discursiva abaixo.
36- A tendência habitual de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar tem feito com
que a aproximação à aprendizagem se realize segundo eles pertençam à disciplina ou à área. Se mudarmos de ponto
de vista e, em vez de nos fixar na classificação tradicional dos conteúdos por matéria, consideramo-los segundo a
tipologia conceitual, procedimental ou atitudinal, poderemos ver que existe uma maior semelhança na forma de
aprendê-los e de ensiná-los, pelo fato de serem conceitos, fatos, métodos, procedimentos, atitudes etc., e não pelo
fato de estarem ligados a uma ou a outra disciplina. Contudo, Zabala alerta que é conveniente prevenir do perigo de
compartimentar o que nunca se encontra de modo separado nas estruturas do conhecimento, pois:
I. Todo conteúdo, por mais específico que seja, sempre está associado e, portanto, será aprendido junto com
conteúdos de outra natureza.
II. As atividades de aprendizagem são substancialmente semelhantes segundo a natureza do conteúdo.
III. A estratégia de diferenciação tem sido basicamente a partir da análise da aprendizagem e não do ensino.
Estão corretas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
43- O professor Libâneo analisa e caracteriza cada uma dessas tendências a partir do enfoque de seis aspectos: papel da
escola, conteúdos de ensino, métodos, relacionamento professor-aluno, pressupostos de aprendizagem e
manifestações na prática escolar. Considerando o enfoque da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos,
quanto ao aspecto, conteúdos de ensino, assinale a afirmativa correta.
A) Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.
B) Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
C) Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problema.
D) São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades
absolutas.
Gabarito
36- C
43- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário