11/07/2017

SIMULADO com 5 questões sobre a bibliografia Diretor de Escola SEESP


1- (Fundação Cesgranrio/2014) O trecho abaixo indica amplos desafios para a prática docente. Um curso de professores deveria possibilitar confronto entre abordagens, quaisquer que fossem elas, entre seus pressupostos e implicações, limites, pontos de contraste e convergência. Ao mesmo tempo, deveria possibilitar ao futuro professor a análise do próprio fazer pedagógico, de suas implicações, pressupostos e determinantes, no sentido de que ele se conscientizasse de sua ação, para que pudesse, além de interpretá-la e contextualizá-la, superá-la constantemente. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p. 109.

Sobre as diferentes abordagens pedagógicas, aquela que considera a relação professor-aluno como não imposta, que permite que o educador se torne educando e a aprendizagem seja favorecida pela mediação é a

(A) tradicional
(B) humanista
(C) comportamentalista
(D) ambientalista
(E) sócio-histórico-cultural

2- (Idecan/2016) Diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens no ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação pedagógica, mesmo considerando que sua elaboração, na prática, é individual e intransferível. Para Mizukami (1986), são características da abordagem cognitivista:

(A) O desenvolvimento humano traz implicações para o ensino. Uma das implicações fundamentais é a de que a inteligência se constrói a partir da troca do organismo como o meio por meio das ações do indivíduo.
(B) Nessa abordagem se incluem, tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno. O aluno progride em seu ritmo próprio e em passos sequenciais.
(C) Toda ação educativa, para que seja válida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem quanto de uma análise do meio de vida desse homem concreto, a quem se quer ajudar para que se eduque.
(D) Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem. Cada educador eficiente deve elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se refere ao que ocorre em sala de aula. A ênfase é atribuída a um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas que possibilite liberdade para aprender.

3- Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:

(A) conteúdo trabalhado, acertos e erros e a trajetória do aluno.
(B) juízo de qualidade, dados relevantes e tomada de decisão.
(C) escala de valores, desempenho do aluno e o desempenho da turma.
(D) critérios, instrumentos e periodicidade.
(E) o que será avaliado, como será avaliado e quando será avaliado.


4- (FCC/2003) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mario Pires Azanha afirma que:

I- as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.
II- as propostas de debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado ideal
III- a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma maneira politica que toma a educação como variável social.
IV- a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.
V- a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apena numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as ideias do Prof. Azanha são, APENAS,

(A) I, II e III
(B) I e III
(C) II, III e IV
(D) III e IV
(E) IV e V

5- (FCC/2003) Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação 

(A) como julgamento de valor referenciado em dados, o que permite ao professor classificar o aluno conforme seu desempenho escolar. 
(B) como julgamento referenciado em normas estabelecidas no regimento escolar, que permitirão ao professor identificar os avanços da aprendizagem do aluno. 
(C) com caráter formativo, centrado no ajuste contínuo da aprendizagem do aluno às práticas pedagógicas desenvolvidas em aula. 
(D) com função diagnóstica a serviço da aferição de notas durante o processo, o que subsidiará o professor na aferição da média final. 
(E)) com função diagnóstica, a serviço de uma pedagogia preocupada com a educação como mecanismo de transformação social.

Gabarito

1- E; 2- A; 3- B; 4- B; 5- E


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