08/07/2017

SIMULADO com 6 questões sobre a LDB/96 e Constituição Federal/88

1- (Cespe/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aos estados cabe

(A) definir, com os municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental.
(B) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, desde que recebam recursos financeiros públicos.
(C) editar normas complementares para o seu sistema de ensino, desde que comprovado baixo padrão de qualidade nas avaliações externas.
(D) oferecer com prioridade o ensino fundamental.
(E) autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação infantil, ensino fundamental e médio.

2- (Cespe/2017) Conforme a Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação deve contemplar ação de

I- erradicação do analfabetismo.
II- promoção humanística, científica e tecnológica do País.
III- formação para o trabalho.
IV- estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do número de alunos por escola. Assinale a opção correta.

(A) Estão certos apenas os itens III e IV.
(B) Estão certos apenas os itens I, II e III.
(C) Todos os itens estão certos.
(D) Estão certos apenas os itens I e II.
(E) Estão certos apenas os itens II e III.



3- QUESTÃO De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado a garantia da educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças com

(A) até seis anos de idade.
(B) idade entre um e sete anos.
(C) até cinco anos de idade.
(D) idade entre três e cinco anos, apenas.
(E) até dois anos de idade, no máximo.



4- (Cespe/2017) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê a

(A) diversidade étnico-racial, desde que a proposta pedagógica da instituição de ensino a defenda.
(B) igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade.
(C) gestão democrática em todos os níveis e modalidades de ensino em instituições públicas e privadas.
(D) valorização da experiência escolar em detrimento da extraescolar.
(E) vinculação entre a educação escolar e os conhecimentos produzidos nos livros didáticos e de literatura brasileira.

5- (Cespe/2017) No que se refere à educação inclusiva, de acordo com a LDB, assinale a opção correta.

(A) A LDB faz referência a dois perfis de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais: o professor da classe comum capacitado e o professor especializado em educação especial.
(B) Nos cursos de formação inicial de professores, é facultativa a oferta de disciplinas e conteúdos específicos relacionados aos fundamentos da educação especial.
(C) Tanto os sistemas de ensino quanto os professores devem assegurar aos alunos com necessidades educacionais especiais métodos e recursos para atender às suas necessidades, sem, no entanto, modificar o currículo da escola.
(D) A pós-graduação é requisito mínimo para habilitar o professor para atuar na educação especial.
(E) A estimulação precoce ao aprendizado, que consiste em ação inerente à prática do professor, deve ser realizada desde o início da alfabetização.

6- (Cespe/2017) De acordo com a LDB, o atendimento educacional especializado será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns do ensino regular. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

(A) Atendimento educacional especializado e educação especial são sinônimos e, por isso, o aluno com necessidades educacionais especiais não precisa, necessariamente, estar em escola regular.
(B) O atendimento em classes, escolas ou serviços especializados dispensam a necessidade de reorganização pedagógica das escolas e das práticas de ensino.
(C) Para o atendimento educacional especializado, de acordo com a LDB, é necessário substituir as instituições de ensino regular pelas de ensino especial.
(D) O acesso à educação básica não é obrigatório no caso de pessoas com necessidades educacionais especiais.
(E) Sem se considerar as necessidades do aluno, não será admitida a substituição da educação inclusiva por classes, escolas ou serviços especializados.

Gabarito

1
2
3
4
5
6
A
B
C
B
A
E

                                                                                                                                                                                

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