1- (Cespe/2017) De acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aos estados cabe
(A) definir, com os municípios, formas
de colaboração na oferta do ensino fundamental.
(B) organizar, manter e desenvolver os
órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, desde que recebam
recursos financeiros públicos.
(C) editar normas complementares para o
seu sistema de ensino, desde que comprovado baixo padrão de qualidade nas
avaliações externas.
(D) oferecer com prioridade o ensino
fundamental.
(E) autorizar, reconhecer, credenciar,
supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação infantil, ensino
fundamental e médio.
2- (Cespe/2017) Conforme a Constituição
Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação deve contemplar ação de
I- erradicação do analfabetismo.
II- promoção humanística, científica e
tecnológica do País.
III- formação para o trabalho.
IV- estabelecimento de meta de aplicação
de recursos públicos em educação como proporção do número de alunos por escola.
Assinale a opção correta.
(A) Estão certos apenas os itens III e
IV.
(B) Estão certos apenas os itens I, II e
III.
(C) Todos os itens estão certos.
(D) Estão certos apenas os itens I e II.
(E) Estão certos apenas os itens II e
III.
3- QUESTÃO De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado a garantia da educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças com
(A) até seis anos de idade.
(B) idade entre um e sete anos.
(C) até cinco anos de idade.
(D) idade entre três e cinco anos,
apenas.
(E) até dois anos de idade, no máximo.
4- (Cespe/2017) A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional prevê a
(A) diversidade étnico-racial, desde que
a proposta pedagógica da instituição de ensino a defenda.
(B) igualdade de condições para o acesso
e a permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade.
(C) gestão democrática em todos os
níveis e modalidades de ensino em instituições públicas e privadas.
(D) valorização da experiência escolar
em detrimento da extraescolar.
(E) vinculação
entre a educação escolar e os conhecimentos produzidos nos livros didáticos e
de literatura brasileira.
5- (Cespe/2017) No
que se refere à educação inclusiva, de acordo com a LDB, assinale a opção
correta.
(A) A LDB faz
referência a dois perfis de professores para atuar com alunos com necessidades
educacionais especiais: o professor da classe comum capacitado e o professor
especializado em educação especial.
(B) Nos cursos
de formação inicial de professores, é facultativa a oferta de disciplinas e
conteúdos específicos relacionados aos fundamentos da educação especial.
(C) Tanto os
sistemas de ensino quanto os professores devem assegurar aos alunos com
necessidades educacionais especiais métodos e recursos para atender às suas
necessidades, sem, no entanto, modificar o currículo da escola.
(D) A
pós-graduação é requisito mínimo para habilitar o professor para atuar na
educação especial.
(E) A
estimulação precoce ao aprendizado, que consiste em ação inerente à prática do
professor, deve ser realizada desde o início da alfabetização.
6- (Cespe/2017) De
acordo com a LDB, o atendimento educacional especializado será feito em
classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das
condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes
comuns do ensino regular. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
(A) Atendimento
educacional especializado e educação especial são sinônimos e, por isso, o
aluno com necessidades educacionais especiais não precisa, necessariamente,
estar em escola regular.
(B) O
atendimento em classes, escolas ou serviços especializados dispensam a
necessidade de reorganização pedagógica das escolas e das práticas de ensino.
(C) Para o
atendimento educacional especializado, de acordo com a LDB, é necessário
substituir as instituições de ensino regular pelas de ensino especial.
(D) O acesso à
educação básica não é obrigatório no caso de pessoas com necessidades
educacionais especiais.
(E) Sem se
considerar as necessidades do aluno, não será admitida a substituição da
educação inclusiva por classes, escolas ou serviços especializados.
Gabarito
1
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2
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3
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4
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5
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6
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A
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B
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C
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B
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A
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E
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