24/08/2017

SIMULADO com 10 questões sobre o ECA/90

1- (FUNECE/2017) No que diz respeito à assistência médica e odontológica arrolada no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA — (Lei Federal nº 8.069/90), é correto afirmar que 

A) não é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
B) a atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal. 
C) o Sistema Único de Saúde promoverá a atenção à saúde bucal das crianças e das gestantes, de forma transversal, integral e intersetorial com as demais linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança. 
D) somente a criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde.

2- (FUNECE/2017) Quanto ao Direito à Convivência Familiar e Comunitária previsto no ECA, pode-se afirmar corretamente que 

A) a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 6 (seis) meses, salvo comprovado interesse público, devidamente fundamentado pela autoridade judiciária. 
B) toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 12 (doze) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta. 
C) quando a criança ou adolescente estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional, deve a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, bem como se há necessidade de reavaliação permanente. 
D) a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. 

3- (FUNECE/2017) Nos casos expressos em lei, aplica-se, excepcionalmente, o ECA às pessoas que tenham idade entre 

A) 18 e 21 anos. 
B) 21 e 24 anos. 
C) 12 e 16 anos. 
D) 12 e 14 anos. 

4- (FUNECE/2017) Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte dispositivo legal: “O poder familiar será exercido, __________1 , na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado __________2”. 

A) prioritariamente, pela mãe¹ — o direito do pai de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência² 
B) prioritariamente, pelo pai¹ — o direito da mãe de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência² 
C) em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe¹ — a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência² 
D) em condições semelhantes, pelo pai e pela mãe¹ — o direito de recorrer à autoridade judiciária em caso de concordância ou discordância² 

5- (FUNECE/2017) No que tange à adoção, é correto afirmar que 

A) é o instituto que atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, inclusive os impedimentos matrimoniais. 
B) a guarda de fato autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência. 
C) a morte dos adotantes restabelece o poder familiar dos pais naturais. 
D) em caso de adoção por pessoa ou casal residente ou domiciliado fora do País, o estágio de convivência, cumprido no território nacional, será de, no mínimo, 30 (trinta) dias. 




6- (FUNECE/2017) Segundo o ECA, é proibida a venda, a crianças ou adolescentes, de 

A) qualquer bebida, inclusive as bebidas não alcoólicas. 
B) produtos cujos componentes não possam causar dependência física ou psíquica. 
C) bilhetes lotéricos e equivalentes. 
D) fogos de estampido e de artifício que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida. 

7- (FUNECE/2017) Atente à seguinte definição: “Trata-se de uma medida socioeducativa que consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais”. O enunciado acima define 

A) liberdade assistida. 
B) prestação de serviços comunitários. 
C) internação. 
D) regime de semiliberdade. 

8- (FUNECE/2017) Quanto à medida de internação, assinale a opção que se amolda aos ditames do ECA. 

A) A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade. 
B) Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, ainda que exista determinação judicial em contrário. 
C) A internação constitui medida restritiva de direitos, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. 
D) Em regra, o período máximo de internação não excederá a três anos.   

9- (UNISOCIESC/2017) A lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. O capítulo IV, Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer traz direitos importantes da criança e do adolescente no contexto escolar. Compõe os direitos dispostos no art. 53: A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um direito disposto nesta lei. 

(A) Direito de ser respeitado por seus educadores. 
(B) Direito de, junto à família, optar por participar ou não do sistema de educação formal. 
(C) Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
(D) Direito de organização e participação em entidades estudantis. 
(E) Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

10- (ASSCONPP/2017) Devem ser comunicados ao Conselho Tutelar, pelo dirigente do estabelecimento de ensino, segundo obriga o Estatuto da Criança e do Adolescente, casos de: 

A) Evasão de alunos matriculados no ensino médio com idade superior a 18 anos; 
B) Ato de indisciplina cometido por criança ou adolescente; 
C) Maus-tratos envolvendo alunos matriculados no ensino fundamental; 
D) Todas as afirmações anteriores.

Gabarito

1- C; 2- D; 3- A; 4- C; 5- D; 6- C; 7- B; 8- A; 9- B; 10- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário