09/08/2017

SIMULADO COM 6 QUESTÕES - PIAGET e VYGOTSKY

1- (São José do Barreiro/2017) Para este grande pensador o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Trabalhou, com a noção de que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada. O texto refere-se a:

(A) Jean Piaget
(B) Lev Vygotsky
(C) Emília Ferreiro
(D) Paulo Freire

2- (São José do Barreiro/2017) Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:

(A) Esquematização;
(B) Assimilação;
(C) Acomodação;
(D) Equilibração.

3- (São José do Barreiro/2017) Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.

(A) Sensório motor
(B) Pré-operacional
(C) Operações Concretas

(D) Operações Formais

Para responder ao item 4, leia o texto abaixo. A Teoria Histórico-Cultural, dá suporte conceitual para entender a aprendizagem e o desenvolvimento, ao afirmar que “[...] aprendizado não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que,
de outra forma, seriam impossíveis de acontecer”. (VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 118).

4- (Prefeitura de Londrina/2017)  De acordo com o arcabouço da teoria históricocultural, em sua obra Formação Social da Mente, Vygotsky (2003) afirma que:

(A) a noção de zona de desenvolvimento proximal capacita-nos a propor uma nova fórmula, a de que o “bom aprendizado” é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento.
(B) numa atividade coletiva ou sob a orientação de adultos as crianças podem imitar uma variedade de ações que vão muito além dos limites de suas próprias capacidades.
(C) o desenvolvimento precede a aprendizagem, ou seja, fatores hereditários ou maturacionais
impulsionam a aprendizagem das capacidades das crianças.
(D) estão corretas as alternativas A e B.


Para responder ao item 5, leia o texto abaixo.



“Todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem duas vezes: primeiro, no nível social, e, depois, no nível individual: primeiro, entre pessoas (interpsicológica), e, depois, no interior da criança (intrapsicológica).” (VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo:
Martins Fontes, 2003, p. 75).


5- (Prefeitura de Londrina/2017) A utilização de signos e instrumentos, recursos mediadores externos, vão, paulatinamente, se transformando em processos internos de mediação. Neste sentido, numa perspectiva histórico-cultural, Vygotsky (2003) aponta para o conceito de reconstrução interna de uma operação externa, qual seja a:

(A) dialética

(B) internalização
(C) rede de significações

(D) nenhuma alternativa está correta.

Para responder ao item 6, leia o texto abaixo.

“Quando um indivíduo aproxima sua mão da chama de uma vela e a retira rapidamente ao sentir dor, está estabelecida uma relação direta entre o calor da chama e a retirada da mão. Se, no entanto, o indivíduo retirar a mão quando apenas sentir o calor e lembrar-se da dor sentida em outra ocasião, a relação entre a chama da vela e a retirada da mão estará mediada pela lembrança da experiência anterior. Se, em outro caso, o indivíduo retirar a mão quando alguém lhe disser que pode se queimar, a relação estará mediada pela intervenção dessa outra pessoa”.
(OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1993, p. 26).

6- (Prefeitura de Londrina/2017) A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente uma relação mediada. De acordo com Oliveira (1993):

I - a mediação ocorre por meio de elementos mediadores, intermediários, entre o estímulo e a resposta, que podem ser: instrumentos, signos ou intervenções de um adulto ou de companheiros mais capazes.
II - instrumentos são elementos externos ao indivíduo, que auxiliam nas ações concretas e signos são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, orientados para dentro do indivíduo.
III - instrumentos são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, orientados para dentro do indivíduo e signos são elementos externos ao indivíduo, que auxiliam nas ações concretas.

Em relação às proposições, pode se afirmar que:

(A) as alternativas I e II são verdadeiras.
(B) as alternativas I e III são falsas.

(C) apenas a alternativa I é verdadeira.
(D) apenas a alternativa III é verdadeira.


Gabrito

1- B; 2- B; 3- C; 4- D; 5- B; 7- A

2 comentários:

  1. este gabarito está incorreto, o número 3 o correto é letra D, e não C.

    ResponderExcluir
  2. A questão 3 está com o gabatito errado. A resposta correta é a letra D. Pois o quarto estágio na teoria de Piaget e o Operatório Formal.

    ResponderExcluir