08/08/2017

SIMULADO com 7 questões sobre conhecimento pedagógico e legislação


1- (FACET/2016) De acordo com Cipriano Luckesi, a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o trabalho. São tarefas de avaliação: a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa. Acerca dessas tarefas, faça a correlação adequada. 

1 – Verificação 
2 – Qualificação 
3 – Apreciação Qualitativa 

( ) Comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas e conceitos. 
( ) Avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenhos esperados. 
( ) Coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas etc. 

A sequência CORRETA é 

(A) 1, 2 e 3. 
(B) 1, 3 e 2. 
(C)  2, 3 e 1. 
(D) 3, 2 e 1. 
(E) 2, 1 e 3.

2- (FACET/2016) Partindo da compreensão que alfabetização e letramentos são dois processos indissociáveis, porém distintos, assinale a afirmativa que NÃO corresponde ao processo de alfabetização: 

(A) Processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é, do conjunto de técnicas – procedimentos e habilidades – necessárias para a prática da leitura e da escrita. 
(B) Capacidade de escrever para atingir diferentes objetivos. 
(C) Processo de aquisição de habilidades de codificação de fonemas em grafemas e decodificação de grafemas e fonemas. 
(D) Domínio do sistema de escrita alfabético e ortográfico. 
(E) Habilidades de uso dos instrumentos de escrita como caneta, lápis, computador, etc.   

3- (FAFIPA/2016) A Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, considera para efeitos da Lei, a idade da criança e o do adolescente. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

(A) Considera-se criança (até doze anos de idade incompletos) e adolescente (entre doze e dezoito anos de idade). 
(B) Considera-se criança (até doze anos de idade) e adolescente (entre doze e vinte e um anos de idade). 
(C) Considera-se criança (até onze anos de idade incompletos) e adolescente (entre doze e dezoito anos de idade). 
(D) Considera-se criança (até doze anos de idade incompletos) e adolescente (entre doze e dezesseis anos de idade).

4- (FAFIPA/2016) Segundo o Art. 24º da Lei Federal 9394/96, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com qual carga horária? 

(A) A carga horária mínima anual de quatrocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. 
(B) A carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. 
(C) A carga horária mínima anual de duzentas horas, distribuídas por um mínimo de oitocentos dias de efetivo trabalho escolar. 
(D) A carga horária mínima anual de seiscentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.


5- (FAFIPA/2016) Sobre a nomenclatura comum de organização dos níveis de ensino (séries, ciclos, outros – conforme Art. 23º da LDB nº 9.394/96), sugere-se que o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seja assim mencionado: 

(A) Anos iniciais (1ª até 4ª série) e Anos finais (5ª até 8ª série). 
(B) Anos iniciais (Educação Infantil) e Anos finais (Ensino Fundamental e Médio). 
(C) Anos iniciais (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano) e Anos finais (6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano). 
(D) Anos iniciais (1ª até 5ª série) e Anos finais (6ª até 7ª série).

6- (FAFIPA/2016) São níveis de desenvolvimento propostos por Vygotsky (2001): 

(A) Zona emocional, Zona sensório-motor, Zona da adolescência. 
(B) Zona de desenvolvimento imediato e Zona de desenvolvimento diferenciado.
(C) Zona de desenvolvimento real, Zona de desenvolvimento potencial, Zona de desenvolvimento proximal. 
(D) Zona psicológica, Zona emocional, Zona social.

7- (FAFIPA/2016) Piaget, podemos afirmar que: 

(A) É um dos teóricos de muita relevância no cenário da filosofia, que ficou conhecido como o pai do capitalismo. 
(B) Sua teoria revolucionou o sistema econômico. 
(C) Publicou vários livros sobre a educação tradicional. 
(D) O princípio da sua teoria revolucionou a compreensão do desenvolvimento intelectual, onde o desenvolvimento cognitivo procede por estágios: sensório motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.

Gabarito

1- C; 2- B; 3- A; 4- B; 5- C; 6- C; 7- D

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