
1 – Verificação
2 – Qualificação
3 – Apreciação Qualitativa
( ) Comprovação dos resultados alcançados em
relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição
de notas e conceitos.
( ) Avaliação propriamente dita dos resultados,
referindo-os a padrões de desempenhos esperados.
( ) Coleta de dados sobre o aproveitamento dos
alunos, através de provas, exercícios e tarefas ou de
meios auxiliares, como observação de desempenho,
entrevistas etc.
A sequência CORRETA é
(A) 1, 2 e 3.
(B) 1, 3 e 2.
(C) 2, 3 e 1.
(D) 3, 2 e 1.
(E) 2, 1 e 3.
2- (FACET/2016) Partindo da compreensão que alfabetização e
letramentos são dois processos indissociáveis, porém
distintos, assinale a afirmativa que NÃO corresponde
ao processo de alfabetização:
(A) Processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto
é, do conjunto de técnicas – procedimentos e
habilidades – necessárias para a prática da leitura e
da escrita.
(B) Capacidade de escrever para atingir diferentes
objetivos.
(C) Processo de aquisição de habilidades de codificação
de fonemas em grafemas e decodificação de
grafemas e fonemas.
(D) Domínio do sistema de escrita alfabético e
ortográfico.
(E) Habilidades de uso dos instrumentos de escrita como
caneta, lápis, computador, etc.
3- (FAFIPA/2016) A Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que
dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e
dá outras providências, considera para efeitos da Lei,
a idade da criança e o do adolescente.
Assinale a
alternativa CORRETA.
(A) Considera-se criança (até doze anos de idade
incompletos) e adolescente (entre doze e
dezoito anos de idade).
(B) Considera-se criança (até doze anos de idade) e
adolescente (entre doze e vinte e um anos de
idade).
(C) Considera-se criança (até onze anos de idade
incompletos) e adolescente (entre doze e
dezoito anos de idade).
(D) Considera-se criança (até doze anos de idade
incompletos) e adolescente (entre doze e
dezesseis anos de idade).
4- (FAFIPA/2016) Segundo o Art. 24º da Lei Federal 9394/96, a educação
básica, nos níveis fundamental e médio, será
organizada de acordo com qual carga horária?
(A) A carga horária mínima anual de quatrocentas
horas, distribuídas por um mínimo de duzentos
dias de efetivo trabalho escolar.
(B) A carga horária mínima anual de oitocentas
horas, distribuídas por um mínimo de duzentos
dias de efetivo trabalho escolar.
(C) A carga horária mínima anual de duzentas
horas, distribuídas por um mínimo de oitocentos
dias de efetivo trabalho escolar.
(D) A carga horária mínima anual de seiscentas
horas, distribuídas por um mínimo de duzentos
dias de efetivo trabalho escolar.
(A) Anos iniciais (1ª até 4ª série) e Anos finais (5ª
até 8ª série).
(B) Anos iniciais (Educação Infantil) e Anos finais
(Ensino Fundamental e Médio).
(C) Anos iniciais (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º
ano) e Anos finais (6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano).
(D) Anos iniciais (1ª até 5ª série) e Anos finais (6ª até
7ª série).
6- (FAFIPA/2016) São níveis de desenvolvimento propostos por
Vygotsky (2001):
(A) Zona emocional, Zona sensório-motor, Zona da
adolescência.
(B) Zona de desenvolvimento imediato e Zona de
desenvolvimento diferenciado.
(C) Zona de desenvolvimento real, Zona de
desenvolvimento potencial, Zona de
desenvolvimento proximal.
(D) Zona psicológica, Zona emocional, Zona social.
7- (FAFIPA/2016) Piaget, podemos afirmar que:
(A) É um dos teóricos de muita relevância no
cenário da filosofia, que ficou conhecido como o
pai do capitalismo.
(B) Sua teoria revolucionou o sistema econômico.
(C) Publicou vários livros sobre a educação
tradicional.
(D) O princípio da sua teoria revolucionou a
compreensão do desenvolvimento intelectual,
onde o desenvolvimento cognitivo procede por
estágios: sensório motor, pré-operatório,
operatório-concreto e operatório-formal.
Gabarito
1- C; 2- B; 3- A; 4- B; 5- C; 6- C; 7- D
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