23/09/2017

SIMULADO com 4 questões sobre PIAGET

1- (FADCT/2017) A partir da leitura do trecho abaixo identifique o estágio do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: 

"As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração".

a) Estágio pré-operatório. 
b) Estágio operatório concreto. 
c) Estágio das operações formais. 
d) Estágio operativo cognitivo.

2- (CRESCER/2017) Através da inteligência, o indivíduo consegue coletar informações do meio e reorganiza-las, para que possa compreender, agir e interagir no meio em que está inserido. Para Piaget, a inteligência é: 

a) A adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização progressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade. 
b) A regulação na sua forma menos elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização contínua, é uma forma de adaptação sempre menos precisa à realidade. 
c) A evolução biológica na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização regressiva, é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.
d) A manutenção na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental em uma forma de adaptação sempre menos precisa e necessária à realidade.

3- (FADCT/2017)  Piaget revolucionou o estudo da linguagem e do pensamento das crianças, trazendo a ideia da evolução. Segundo Piaget é correto afirmar que: 

a) Pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. 
b) O pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. 
c) O progresso da fala não é paralelo ao progresso do pensamento. 
d) A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores.

4- (FADCT/2017)  Piaget formulou uma teoria que descrevia como crianças e adolescentes pensam e adquirem conhecimento. Quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança descreve que no Estágio Operatório Concreto: 

I- Ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos onze anos e é caracterizado como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. 
II-As principais aquisições cognitivas matemáticas ocorridas no Período Operatório Concreto são a classificação e a seriação. 
III- A criança também não desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e causalidade. 
IV- A criança neste período está inapta para resolver os cálculos matemáticos interligados. 

Está correto o que se afirma em: 

a) I, II e III apenas. 
b) II e III apenas. 
c) II, III e IV apenas. 
d) I e II apenas.

Gabarito

1- B; 2- A; 3- B; 4- D 

Um comentário:

  1. Material muito útil, para trabalhar em sala de aula, com formações de professores Obrigada

    ResponderExcluir