"As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma
perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem
capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades
concretas, que não exigem abstração".
a) Estágio pré-operatório.
b) Estágio operatório concreto.
c) Estágio das operações formais.
d) Estágio operativo cognitivo.
2- (CRESCER/2017) Através da inteligência, o indivíduo consegue coletar informações do meio e reorganiza-las, para que possa
compreender, agir e interagir no meio em que está inserido. Para Piaget, a inteligência é:
a) A adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização progressiva, é uma
forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.
b) A regulação na sua forma menos elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização contínua, é uma
forma de adaptação sempre menos precisa à realidade.
c) A evolução biológica na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização regressiva, é
uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.
d) A manutenção na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental em uma forma de adaptação sempre
menos precisa e necessária à realidade.
3- (FADCT/2017) Piaget revolucionou o estudo da linguagem e do pensamento das crianças,
trazendo a ideia da evolução. Segundo Piaget é correto afirmar que:
a) Pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida.
b) O pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de
expressão.
c) O progresso da fala não é paralelo ao progresso do pensamento.
d) A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores.
4- (FADCT/2017) Piaget formulou uma teoria que descrevia como crianças e adolescentes
pensam e adquirem conhecimento. Quando postula sua teoria sobre o
desenvolvimento da criança descreve que no Estágio Operatório Concreto:
I- Ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos onze anos e é caracterizado
como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais.
II-As principais aquisições cognitivas matemáticas ocorridas no Período Operatório
Concreto são a classificação e a seriação.
III- A criança também não desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e
causalidade.
IV- A criança neste período está inapta para resolver os cálculos matemáticos
interligados.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) II e III apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I e II apenas.
Gabarito
1- B; 2- A; 3- B; 4- D
Material muito útil, para trabalhar em sala de aula, com formações de professores Obrigada
ResponderExcluir