1- (FADCT/2017) Piaget divide a linguagem da criança em dois grandes grupos: socializado e
egocêntrico. Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem egocêntrica:
I- A criança não se preocupa se o interlocutor compreende e não se coloca no lugar do
outro.
II- A criança não tenta comunicar-se, não espera resposta, não se preocupa em saber
se alguém ouve.
III- A criança se faz entendida pelo seu interlocutor neste que podemos encontrar a
crítica, as perguntas e as respostas.
IV- A criança faz questionamentos e exige respostas de seus interlocutores.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I e II apenas.
d) III e IV apenas.
2- (FADCT/2017) Segundo Goulart (2005), a natureza dos estudos de Piaget nos informa que
ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas
crianças, podemos entender melhor o desenvolvimento cognitivo humano. Ao
conceituar como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget considerou
quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento do homem. Assinale
a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
No ________________ a criança ainda não adquiriu a capacidade de
reversibilidade, a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o
estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a
ausência de conservação da quantidade de líquido quando se transvaza o
conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor), tal reversibilidade
será construída ao longo dos estágios_________________.
a) Período pré-operatório; operatório concreto e formal.
b) Estágio sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
c) Operatório concreto; pré-operatório e operatório formal.
d) Período operatório; operatório motor e operatório concreto.
3- (FADCT/2017) A partir da leitura do trecho abaixo identifique o estágio do desenvolvimento
cognitivo segundo Piaget:
As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma
perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem
capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades
concretas, que não exigem abstração.
a) Estágio pré-operatório.
b) Estágio operatório concreto.
c) Estágio das operações formais.
d) Estágio operativo cognitivo.
4- (EXATUS/2017) Para Piaget o aparecimento da
linguagem se dá na superação do estágio
sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde
acontece o desenvolvimento da:
a) Zona proximal.
b) Assimilação.
c) Função simbólica.
d) Equilibração.
5- (EXATUS/2017) Com base nos pressupostos de Piaget
analise as afirmativas abaixo:
I - Concebe a criança como um ser passivo.
II - O pensamento aparece antes da
linguagem.
III - Minimiza o papel da interação social.
IV - Privilegia a maturação biológica.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I e III apenas.
d) II e IV apenas.
GABARITO
1- C; 2- A; 3- B; 4- C; 5- B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário