16/10/2017

SIMULADO sobre JEAN PIAGET

1- (FADCT/2017) Piaget divide a linguagem da criança em dois grandes grupos: socializado e egocêntrico. Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem egocêntrica: 

I- A criança não se preocupa se o interlocutor compreende e não se coloca no lugar do outro. 
II- A criança não tenta comunicar-se, não espera resposta, não se preocupa em saber se alguém ouve. 
III- A criança se faz entendida pelo seu interlocutor neste que podemos encontrar a crítica, as perguntas e as respostas. 
IV- A criança faz questionamentos e exige respostas de seus interlocutores. 

Está correto o que se afirma em: 

a) I, II e III apenas. 
b) II, III e IV apenas. 
c) I e II apenas. 
d) III e IV apenas.

2- (FADCT/2017) Segundo Goulart (2005), a natureza dos estudos de Piaget nos informa que ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor o desenvolvimento cognitivo humano. Ao conceituar como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget considerou quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento do homem. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo: 

No ________________ a criança ainda não adquiriu a capacidade de reversibilidade, a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade de líquido quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor), tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios_________________. 

a) Período pré-operatório; operatório concreto e formal. 
b) Estágio sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto. 
c) Operatório concreto; pré-operatório e operatório formal. 
d) Período operatório; operatório motor e operatório concreto.

3- (FADCT/2017) A partir da leitura do trecho abaixo identifique o estágio do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget: 

As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.

a) Estágio pré-operatório. 
b) Estágio operatório concreto. 
c) Estágio das operações formais. 
d) Estágio operativo cognitivo.

4- (EXATUS/2017) Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da: 

a) Zona proximal. 
b) Assimilação. 
c) Função simbólica. 
d) Equilibração.

5- (EXATUS/2017) Com base nos pressupostos de Piaget analise as afirmativas abaixo: 

I - Concebe a criança como um ser passivo. 
II - O pensamento aparece antes da linguagem. 
III - Minimiza o papel da interação social. 
IV - Privilegia a maturação biológica. 

Está correto o que se afirma em: 

a) I, II e III apenas. 
b) II, III e IV apenas. 
c) I e III apenas. 
d) II e IV apenas. 

GABARITO

1- C; 2- A; 3- B; 4- C; 5- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário