28/10/2017

SIMULADO com 7 questões sobre a LDB, WALLON, VYGOTSKY e PIAGET

1- (FGV/2017) Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995) Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que: 

(A) a passagem de um estágio de desenvolvimento a outro se dá linearmente através de uma ampliação de sistemas menos complexos para sistemas mais complexos; 
(B) nos três primeiros estágios de desenvolvimento há predominância afetiva e nos dois últimos há predominância cognitiva; 
(C) a sucessão dos estágios de desenvolvimento é marcada por rupturas, conflitos e retrocessos e traz mudanças significativas nas formas de atividade do estágio anterior;
(D) dada a passagem de um estágio de desenvolvimento a outro, a criança não mais apresentará condutas típicas do estágio ultrapassado; 
(E) o último estágio traz consigo a maturação completa das funções psíquicas e orgânicas, marcando o limite terminal do desenvolvimento da inteligência humana.

2- (FGV/2017) Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação: 

(A) das reações de segurança que a criança aparenta ao resolver problemas complexos e das reações de insegurança que a criança aparenta na resolução de problemas complexos; 
(B) daquilo que a criança resolve sem auxílio de um adulto, mas com a utilização de instrumentos concretos de apoio, e daquilo que é resolvido pela criança de forma autônoma; 
(C) da quantidade de respostas corretas que a criança dá a situações problemáticas preestabelecidas e da quantidade de respostas incorretas que a criança dá a situações problemáticas preestabelecidas; 
(D) daquilo que a criança efetivamente já aprendeu e daquilo que a criança poderá aprender na interação com outra criança de seu grupo social que se encontra no mesmo nível de desenvolvimento; 
(E) das ações, em resposta a um problema, que o indivíduo realiza de maneira independente e das ações, em resposta a um problema, que o indivíduo realiza sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

3- (FGV/2017) Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas. La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança: 

1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio; 
2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores; 
3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem. 

Essas três características juntas representam o que Piaget denomina: 

(A) Pensamento Categorial; 
(B) Pensamento Egocêntrico; 
(C) Pensamento Operatório Formal; 
(D) Pensamento Reversível; 
(E) Ação Interiorizada Reversível.

4- (FGV/2017) O inciso VIII do artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz a seguinte redação: VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. O gestor escolar, quando se vê diante de um aluno com muitas faltas, deve, primeiramente: 

(A) aguardar que o aluno atinja a metade do número máximo de faltas estabelecido por lei e notificar as autoridades competentes; 
(B) conversar com os professores para que eles sejam menos rígidos e flexibilizem as marcações de faltas no diário de classe; 
(C) convocar a família antes que o aluno atinja o percentual apontado, buscando resolver o caso dentro da escola; 
(D) consultar outros membros da comunidade escolar, que não os responsáveis legais, a fim de obter informações sobre o motivo das faltas que possam respaldar processos judiciais contra esses responsáveis; 
(E) elaborar documento que regulamente a legislação dentro da escola, tratando as faltas de maneira mais rígida que a lei. 

5- (FGV/2017) O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) define dois princípios da gestão democrática do ensino público: Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. De acordo com essa legislação, ao pensar e fazer o projeto pedagógico da escola pública, os professores devem: 

(A) ser consultados sobre eventuais mudanças no projeto, cabendo à direção da escola a sua aprovação; 
(B) trazer suas contribuições ao projeto, de forma indireta, por meio de críticas e sugestões; 
(C) ser protagonistas, junto com os outros profissionais da educação, do processo de construção do projeto, para que ele represente a realidade vivida e tenha objetivos reais; 
(D) solicitar o acompanhamento do processo às secretarias de educação, de modo a estarem autorizados a efetuarem as necessárias alterações nos itens do projeto; 
(E) solicitar à Direção da escola uma cópia do projeto, ainda que não tenham participado de sua elaboração, pois trata-se de documento a ser anexado aos diários de classe.

6- (MÁXIMA/2017) A teoria de Vygotsky é a única que oferece ao menos em princípio, a possibilidade de se conceituar, de modo científico, os processos metacognitivos que permitem vincular essa dimensão do desenvolvimento geral e compreender a origem dessa capacidade de o sujeito controlar seus próprios processos interiores. Desse ponto de vista é CORRETO afirmar que: 

(A) Nenhuma teoria psicológica do desenvolvimento confere tanta importância a educação quanto a de Vygotsky. Para ele a educação não tem nada de externo ao desenvolvimento.
(B) Para Vygotsky, direta ou indiretamente, todo um conjunto de problemas novos relativos a pesquisa empírica e de importância capital para a educação foi introduzido na psicologia contemporânea. 
(C) Uma matriz de análise e uma gama de instrumentos de pesquisa e de diagnóstico podem ser facilmente desenvolvidas a partir das teses de Vygotsky sobre o desenvolvimento artificial, isto é, sobre o desenvolvimento sócio cultural das funções cognitivas. 
(D) Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

7- (FEPESE/2017) A concepção de aprendizagem que pressupõe “uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que a cercam, segundo a qual admite-se que é na relação do sujeito com o meio físico e social, mediada por instrumentos e signos (entre eles a linguagem), que se processa o seu desenvolvimento” é adotada por quais dos autores abaixo relacionados? 

(A) Jean Piaget 
(B) Solen Skiner  
(C) Johann Heinrich Pestalozzi 
(D) Jean-Jacques Rousseau 
(E) Lev Vigotski

Gabarito

1- C; 2- E; 3- B; 4- C; 5- C; 6- D; 7- E.

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