06/11/2017

SIMULADO com 6 questões sobre AVALIAÇÃO EDUCACIONAL e TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

1- (EXATUS/2017) A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994) Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação escolar segundo o autor: 

I - A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas.
II - A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. 
III - A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. 
IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. 
V - A avaliação cumpre a função exclusiva de detectar o nível de rendimento realizando um balanço geral, no final de um período de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nível de aprendizagem. 

Está correto o que se afirma em:

A) I, II e III apenas.
B) III, IV e V apenas.
C) IV e V apenas.
D) I, II, III e IV apenas.

2- (EXATUS/2017) As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:

A) Tendência Tecnicista.
B) Tendência liberal tradicional.
C) Tendência progressista libertadora.
D) Tendência Renovada Progressista ou Escola Nova.

3- (EXATUS/2017) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. A Tendência Pedagógica que propõe defender a autogestão como sendo uma concepção que vai de encontro às concepções essencialistas e existencialistas e questionar a realidade das relações sociais e políticas através de temas geradores é a:

A) Tendência liberal tecnicista.
B) Tendência renovada não-diretiva.
C) Tendência progressista libertadora.
D) Tendência tradicional.

4- (IMA/2017) 38) Na pedagogia tecnicista a escola deveria ser produtiva, racional, organizada e formar indivíduos capazes de se engajar eficientemente no mercado de trabalho. Em relação à pedagogia tecnicista é CORRETO afirmar que o aluno: 

A) É sujeito do mundo, situado como ser social ativo. 
B) É participativo, o professor é o mediador entre o saber e o aluno. 
C) É aquele que deve descobrir com a ajuda do professor. 
D) É aquele segue o material didático sem nenhuma intervenção do professor.

5- (CRESCER/2017) Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação na perspectiva Construtivista. 

A) A avaliação ocorre subjetivamente através da autoavaliação, a avaliação é vista de forma qualitativa, preocupando-se tanto com o processo que acabam por desconhecer ou desqualificar os resultados. 
B) A avaliação está interligada ao ensino e ocorre através das observações dos professores sobre o trabalho dos estudantes. 
C) A avaliação parte do pressuposto que os progressos da aprendizagem amadurecem muito lentamente de forma diversificada com planilhas de observação, ou seja, uma avaliação formativa. 
D) A avaliação enfatiza os processos mentais e habilidades cognitivas dos educandos a fim de produzir produtos desejáveis para a sociedade.

6- (MÁXIMA/2017) A avaliação do rendimento escolar do aluno NÃO deve observar os seguintes critérios: 

A) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos, priorizando também as provas finais sobre as provas parciais. 
B) Possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar. 
C) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito. 
D) História de vida e contexto social do aluno.

GABARITO

1- D; 2- D; 3- C; 4- D; 5- D; 6- A.


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