20/02/2018

SIMULADO com 5 questões sobre conhecimento pedagógico

1- (IMA/2018) Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural. Sua teoria ganhou o nome de sociointeracionismo e de acordo com ela a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais. Na perspectiva sociocultural, o papel do professor é o: 

A) Repassador do conhecimento e modificador do comportamento social do aluno. 
B) Mediador que deixa o aluno envolver-se em conflitos cognitivos. 
C) Que possui o conhecimento para ensinar. 
D) Que determina a estrutura conceitual do conteúdo a ser estudado.

2- (IMA/2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. O currículo _______________ é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social. 

A) Oculto. 
B) Prescrito. 
C) Em Ação. 
D) Participativo

3- (IMA/2018) Analise a situação abaixo e identifique a prática do professor. Durante uma aula de Matemática, após terminarem um trabalho envolvendo recortes e colagens de sólidos geométricos, o chão ficou repleto de lixo e alguns alunos se negaram a participar da limpeza, justificando que esse é um trabalho para as faxineiras da escola. O professor então passou a promover de forma direta e indireta reflexões sobre a responsabilidade de cada um em relação ao meio em que vive e sobre a discriminação de categorias de trabalhadores, provocando lentamente mudanças na postura de seus alunos. 

Esse professor produz uma mudança de valores e padrões de conduta no grupo de alunos e a sua prática pedagógica em sala de aula está baseada na perspectiva da: 

A) Transversalidade. 
B) Multidisciplinaridade. 
C) Disciplinaridade. 
D) Interdisciplinaridade.

4- (IMA/2018) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à função do planejamento escolar. 

A) No planejamento escolar há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas. 
B) O planejamento escolar não prevê objetivos, conteúdos e métodos e nem assegura a coerência do trabalho docente. 
C) O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. 
D) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

5- (IMA/2018) O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto político-pedagógica faz parte do planejamento e da gestão escolar. 

Assinale a Alternativa INCORRETA em relação à construção do projeto político pedagógico: 

A) A importância do projeto político-pedagógico não está no fato de que ele passa a ser uma direção, e nem um rumo para as ações da escola. 
B) A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão ação-reflexão. 
C) Ao se construir o projeto político-pedagógico, é fundamental que se tenha em mente a realidade que circunda a escola; realidade que se expressa no contexto macro da sociedade: econômico político e social; e aquela que se verifica ao entorno da escola. 
D) O projeto político pedagógico seja entendido na sua globalidade, isto é, naquilo que diretamente contribui para os objetivos prioritários da escola, que são as atividades educacionais, e naquilo cuja contribuição é indireta, ou seja, as ações administrativas. 

Gabarito

1- B; 2- A; 3- A; 4- B; 5- A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário