1- (IMA/2018) Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa
perspectiva sociocultural. Sua teoria ganhou o nome de
sociointeracionismo e de acordo com ela a aprendizagem dá-se
em contextos históricos, sociais e culturais.
Na perspectiva sociocultural, o papel do professor é o:
A) Repassador do conhecimento e modificador do
comportamento social do aluno.
B) Mediador que deixa o aluno envolver-se em conflitos
cognitivos.
C) Que possui o conhecimento para ensinar.
D) Que determina a estrutura conceitual do conteúdo a ser
estudado.
2- (IMA/2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
abaixo.
O currículo _______________ é representado pelas
influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o
trabalho do professor proveniente da experiência cultural,
dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu
meio social.
A) Oculto.
B) Prescrito.
C) Em Ação.
D) Participativo
3- (IMA/2018) Analise a situação abaixo e identifique a prática do professor.
Durante uma aula de Matemática, após terminarem um trabalho
envolvendo recortes e colagens de sólidos geométricos, o chão
ficou repleto de lixo e alguns alunos se negaram a participar da
limpeza, justificando que esse é um trabalho para as faxineiras
da escola. O professor então passou a promover de forma direta
e indireta reflexões sobre a responsabilidade de cada um em
relação ao meio em que vive e sobre a discriminação de
categorias de trabalhadores, provocando lentamente mudanças
na postura de seus alunos.
Esse professor produz uma mudança
de valores e padrões de conduta no grupo de alunos e a sua
prática pedagógica em sala de aula está baseada na perspectiva
da:
A) Transversalidade.
B) Multidisciplinaridade.
C) Disciplinaridade.
D) Interdisciplinaridade.
4- (IMA/2018) O planejamento é um processo de racionalização, organização e
coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a
problemática do contexto social. Assinale a alternativa
INCORRETA em relação à função do planejamento escolar.
A) No planejamento escolar há três modalidades de
planejamento, articulados entre si o plano da escola, o
plano de ensino e o plano de aulas.
B) O planejamento escolar não prevê objetivos, conteúdos e
métodos e nem assegura a coerência do trabalho docente.
C) O planejamento é um meio para programar as ações
docentes, mas é também um momento de pesquisa e
reflexão intimamente ligado à avaliação.
D) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui
tanto a previsão das atividades em termos de organização e
coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua
revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
5- (IMA/2018) O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a
instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos,
metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas
atividades pedagógicas, como às funções administrativas.
Portanto, o projeto político-pedagógica faz parte do
planejamento e da gestão escolar.
Assinale a Alternativa INCORRETA em relação à construção
do projeto político pedagógico:
A) A importância do projeto político-pedagógico não está no
fato de que ele passa a ser uma direção, e nem um rumo
para as ações da escola.
B) A questão principal do planejamento é expressar a
capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim
sendo, compete ao projeto político-pedagógico a
operacionalização do planejamento escolar, em um
movimento constante de reflexão ação-reflexão.
C) Ao se construir o projeto político-pedagógico, é
fundamental que se tenha em mente a realidade que
circunda a escola; realidade que se expressa no contexto
macro da sociedade: econômico político e social; e aquela
que se verifica ao entorno da escola.
D) O projeto político pedagógico seja entendido na sua
globalidade, isto é, naquilo que diretamente contribui para
os objetivos prioritários da escola, que são as atividades
educacionais, e naquilo cuja contribuição é indireta, ou
seja, as ações administrativas.
Gabarito
1- B; 2- A; 3- A; 4- B; 5- A.
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