17/02/2018

SIMULADO com 6 questões (conhecimento pedagógico e Parâmetros curriculares)




1- (Conscam/2018) De acordo com Delia Lerner, o real é que levar à pratica o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida deveriam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades. A tarefa é difícil porque: 

I. Os propósitos que se perseguem na escola ao ler e escrever são equivalentes aos que orientam a leitura e a escrita fora dela. 
II. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em primeiro plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação. 
III. A escolarização das práticas de leitura apresenta problemas árduos. 

A(s) assertiva(s) que está(ão) em desacordo com as ideias da autora é(são): 

a) Somente I. 
b) Somente II. 
c) II e III. 
d) Nenhuma. 
e) Todas. 

2-  (Conscam/2018) Segundo Jussara Hoffmann, existem dois modelos com relação à postura do professor que trabalha com o construtivismo avaliativo. Nesse sentido, assinale a opção abaixo que indica um desses modelos de forma correta: 

a) Construtivista informal. 
b) Construtivista metódico. 
c) Construtivista informacional. 
d) Construtivista empírico. 
e) Construtivista modinha. 

3-  (Conscam/2018) Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor: 

I. Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais. 
II. Ser profundo conhecedor das demais áreas, a fim de ajudar os alunos em suas mais diversas necessidades. 
III. Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações. 
IV. Ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática. 
V. Ter clareza das concepções que a direção da escola tem sobre a Matemática. 

As assertivas que estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática são: 

a) III e IV. 
b) I, III e IV. 
c) Apenas III. 
d) Todas. 
e) Nenhuma. 

4- (Conscam/2018) Considerando as informações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa sobre os “textos escritos”, indique a opção incorreta: 

a) A visão do que seja um texto adequado ao leitor iniciante transbordou os limites da escola e influiu até na produção editorial. 
b) É mínima a possibilidade de que o aluno venha a compreender as especificidades que a modalidade escrita assume nos diversos gêneros, a partir de textos banalizados, que falseiem sua complexidade. 
c) Por trás da boa intenção de promover a aproximação entre alunos e textos, há um equívoco de origem: tenta-se aproximar os textos – simplificando-os - aos alunos, no lugar de aproximar os alunos a textos de qualidade. 
d) Para boa parte das crianças e dos jovens brasileiros, a escola é o único espaço que pode proporcionar acesso a textos escritos, textos estes que se converterão, inevitavelmente, em modelos para a produção. 
e) A capacidade de interpretar e produzir discurso é equivalente à capacidade de ler e escrever sozinho. 

5-  (Conscam/2018) Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, identifique a alternativa incorreta sobre a Matemática e os Temas Transversais: 

a) Em termos de operacionalização dos temas em cada área, é preciso levar em conta que eles precisam se articular à própria concepção da área, o que significa que isso vai ocorrer de diferentes maneiras de acordo com a natureza de cada tema e de cada área. 
b) Tendo em vista a articulação dos Temas Transversais com a Matemática algumas considerações devem ser ponderadas. Os conteúdos matemáticos estabelecidos no bloco Tratamento da Informação fornecem instrumentos necessários para obter e organizar as informações, interpretá-las, fazer cálculos e desse modo produzir argumentos para fundamentar conclusões sobre elas. Por outro lado, as questões e situações práticas vinculadas aos temas fornecem os contextos que possibilitam explorar de modo significativo conceitos e procedimentos matemáticos. 
c) A proposta de trabalhar com questões de urgência social numa perspectiva de transversalidade aponta para o compromisso a ser partilhado pelos professores das áreas, uma vez que é o tratamento dado aos conteúdos de todas as áreas que possibilita ao aluno a compreensão de tais questões, o que inclui a aprendizagem de conceitos, procedimentos e o desenvolvimento de atitudes. 
d) Fazem parte dos temas transversais: ética, orientação sexual, meio ambiente, tecnologias, pluralidade cultural, trabalho e consumo e recursos hídricos. 
e) O trabalho educativo que ocorre na escola é sempre marcado por concepções, valores e atitudes, mesmo que não explicitados e, muitas vezes, contraditórios. Desse modo, é fundamental que os professores planejem não apenas como as questões sociais vão ser abordadas em diferentes contextos de aprendizagem das várias áreas, mas também como elas serão tratadas no convívio escolar

6-  (Conscam/2018) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa, indique a alternativa incorreta: 

a) Um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui aos pais ou responsáveis a função e a responsabilidade de contribuir para garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. 
b) Linguagem se entende, no fundamental, como ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história. 
c) Considerando os diferentes níveis de conhecimento prévio, cabe à escola promover sua ampliação de forma que, progressivamente, durante os oito anos do ensino fundamental, cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações. 
d) O domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidade de plena participação social. 
e) Em síntese, pela linguagem se expressam ideias, pensamentos e intenções, se estabelecem relações interpessoais anteriormente inexistentes e se influencia o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade e o rumo de suas (re)ações.

Gabarito

1- A; 2- E; 3- B; 4- E; 5- D; 6- A.

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