1- (Conscam/2018) De acordo com Delia Lerner, o real é que levar à pratica o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida deveriam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades. A tarefa é difícil porque:
I. Os propósitos que se perseguem na escola ao ler e escrever
são equivalentes aos que orientam a leitura e a escrita fora
dela.
II. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem
leva a pôr em primeiro plano somente os aspectos mais
acessíveis à avaliação.
III. A escolarização das práticas de leitura apresenta
problemas árduos.
A(s) assertiva(s) que está(ão) em desacordo com as ideias da
autora é(são):
a) Somente I.
b) Somente II.
c) II e III.
d) Nenhuma.
e) Todas.
2- (Conscam/2018) Segundo Jussara Hoffmann, existem dois modelos com
relação à postura do professor que trabalha com o
construtivismo avaliativo. Nesse sentido, assinale a opção
abaixo que indica um desses modelos de forma correta:
a) Construtivista informal.
b) Construtivista metódico.
c) Construtivista informacional.
d) Construtivista empírico.
e) Construtivista modinha.
3- (Conscam/2018) Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de
fundamental importância ao professor:
I. Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos
informais sobre um dado assunto, suas condições
sociológicas, psicológicas e culturais.
II. Ser profundo conhecedor das demais áreas, a fim de ajudar
os alunos em suas mais diversas necessidades.
III. Identificar as principais características dessa ciência, de
seus métodos, de suas ramificações e aplicações.
IV. Ter clareza de suas próprias concepções sobre a
Matemática.
V. Ter clareza das concepções que a direção da escola tem
sobre a Matemática.
As assertivas que estão de acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais: Matemática são:
a) III e IV.
b) I, III e IV.
c) Apenas III.
d) Todas.
e) Nenhuma.
4- (Conscam/2018) Considerando as informações contidas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental: Língua Portuguesa sobre os “textos escritos”,
indique a opção incorreta:
a) A visão do que seja um texto adequado ao leitor iniciante
transbordou os limites da escola e influiu até na produção
editorial.
b) É mínima a possibilidade de que o aluno venha a
compreender as especificidades que a modalidade escrita
assume nos diversos gêneros, a partir de textos banalizados,
que falseiem sua complexidade.
c) Por trás da boa intenção de promover a aproximação entre
alunos e textos, há um equívoco de origem: tenta-se
aproximar os textos – simplificando-os - aos alunos, no lugar
de aproximar os alunos a textos de qualidade.
d) Para boa parte das crianças e dos jovens brasileiros, a
escola é o único espaço que pode proporcionar acesso a
textos escritos, textos estes que se converterão,
inevitavelmente, em modelos para a produção.
e) A capacidade de interpretar e produzir discurso é
equivalente à capacidade de ler e escrever sozinho.
5- (Conscam/2018) Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática, identifique a alternativa incorreta sobre a
Matemática e os Temas Transversais:
a) Em termos de operacionalização dos temas em cada área,
é preciso levar em conta que eles precisam se articular à
própria concepção da área, o que significa que isso vai ocorrer
de diferentes maneiras de acordo com a natureza de cada
tema e de cada área.
b) Tendo em vista a articulação dos Temas Transversais com
a Matemática algumas considerações devem ser ponderadas.
Os conteúdos matemáticos estabelecidos no bloco Tratamento da Informação fornecem instrumentos necessários
para obter e organizar as informações, interpretá-las, fazer
cálculos e desse modo produzir argumentos para fundamentar
conclusões sobre elas. Por outro lado, as questões e
situações práticas vinculadas aos temas fornecem os
contextos que possibilitam explorar de modo significativo
conceitos e procedimentos matemáticos.
c) A proposta de trabalhar com questões de urgência social
numa perspectiva de transversalidade aponta para o
compromisso a ser partilhado pelos professores das áreas,
uma vez que é o tratamento dado aos conteúdos de todas as
áreas que possibilita ao aluno a compreensão de tais
questões, o que inclui a aprendizagem de conceitos,
procedimentos e o desenvolvimento de atitudes.
d) Fazem parte dos temas transversais: ética, orientação
sexual, meio ambiente, tecnologias, pluralidade cultural,
trabalho e consumo e recursos hídricos.
e) O trabalho educativo que ocorre na escola é sempre
marcado por concepções, valores e atitudes, mesmo que não explicitados
e, muitas vezes, contraditórios. Desse modo, é
fundamental que os professores planejem não apenas como
as questões sociais vão ser abordadas em diferentes
contextos de aprendizagem das várias áreas, mas também
como elas serão tratadas no convívio escolar
6- (Conscam/2018) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua
Portuguesa, indique a alternativa incorreta:
a) Um projeto educativo comprometido com a democratização
social e cultural atribui aos pais ou responsáveis a função e a
responsabilidade de contribuir para garantir a todos os alunos
o acesso aos saberes linguísticos necessários para o
exercício da cidadania.
b) Linguagem se entende, no fundamental, como ação
interindividual orientada por uma finalidade específica, um
processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais
existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos
distintos momentos de sua história.
c) Considerando os diferentes níveis de conhecimento prévio,
cabe à escola promover sua ampliação de forma que,
progressivamente, durante os oito anos do ensino
fundamental, cada aluno se torne capaz de interpretar
diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a
palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais
variadas situações.
d) O domínio da linguagem, como atividade discursiva e
cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico
utilizado por uma comunidade linguística, são condições de
possibilidade de plena participação social.
e) Em síntese, pela linguagem se expressam ideias,
pensamentos e intenções, se estabelecem relações interpessoais anteriormente inexistentes e se influencia o
outro, alterando suas representações da realidade e da
sociedade e o rumo de suas (re)ações.
Gabarito
1- A; 2- E; 3- B; 4- E; 5- D; 6- A.
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