15/03/2018

PROVA coordenador pedagógico (Conscam/2018)

Resolva prova elaborada e aplicada por Conscam para provimento de Coordenador Pedagógico. Veja duas questões abaixo. 



37) “A teoria de __________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30). 

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta: 

a) Freire. 
b) Vygotsky. 
c) Arroyo. 
d) Piaget. 
e) Pestalozzi.

36) Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, indique a alternativa correta: 

a) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. 
b) A Educação Fundamental é direito nacional e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações econômicas e políticas, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
c) A Educação Básica é direito nacional e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e singularidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. 
d) A Educação Fundamental é direito universal e alicerce dispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações econômicas e políticas, respeitando e valorizando as singularidades. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. 
e) A Educação Básica é direito nacional e alicerce dispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. 

Gabarito

37- D; 36- A.

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