Resolva prova elaborada e aplicada por Conscam para provimento de Coordenador Pedagógico. Veja duas questões abaixo.
37) “A teoria de __________ oferece um modelo
epistemológico, do qual é possível extrair consequências
de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita
é um modelo psicológico de aprendizagem
especificamente da escrita [...]”. (WEISZ, Telma. O
diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma
correta:
a) Freire.
b) Vygotsky.
c) Arroyo.
d) Piaget.
e) Pestalozzi.
36) Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para
o Ensino Fundamental de nove anos, indique a
alternativa correta:
a) A Educação Básica é direito universal e alicerce
indispensável para a capacidade de exercer em plenitude
o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto
em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua
identidade, em meio a transformações corporais, afetivo
emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais,
respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e
pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto
educacional.
b) A Educação Fundamental é direito nacional e alicerce
indispensável para a capacidade de exercer em plenitude
o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto
em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua
identidade, em meio a transformações econômicas e
políticas, respeitando e valorizando as diferenças.
Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências
do projeto educacional.
c) A Educação Básica é direito nacional e alicerce
indispensável para a capacidade de exercer em plenitude
o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto
em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua
identidade, em meio a transformações corporais, afetivo
emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais,
respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e
singularidade tornam-se, portanto, exigências do projeto
educacional.
d) A Educação Fundamental é direito universal e alicerce
dispensável para a capacidade de exercer em plenitude
o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto
em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua
identidade, em meio a transformações econômicas e
políticas, respeitando e valorizando as singularidades.
Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências
do projeto educacional.
e) A Educação Básica é direito nacional e alicerce
dispensável para a capacidade de exercer em plenitude
o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto
em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua
identidade, em meio a transformações corporais, afetivo
emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais,
respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e
pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto
educacional.
Gabarito
37- D; 36- A.
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