1- (Compeve/2018) Segundo Luckesi (2011, p. 19), “o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da
aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que
desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa
estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.
II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem
do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a
aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um
melhor desempenho do educando.
III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do
próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando,
como decorrente do que já aprendeu.
IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de
gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos
recursos pedagógicos utilizados.
V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora,
em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que
o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.
A ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
E ( ) Todas as afirmativas estão corretas.´
2- (Compeve/2018) Segundo Saviani (2017), existe uma distinção entre os conceitos de inovação e transformação,
considerando que, se toda transformação é inovação, nem toda inovação é transformação. O
conceito de transformação remete à mudança da própria forma, isto é, da essência do
fenômeno ao qual se refere. Portanto, uma teoria transformadora da educação é empenhada
não apenas em mudar os meios, os procedimentos, os métodos de ensino, mas a própria
finalidade da educação, articulando-a com a transformação social, isto é:
A ( ) com a mudança estrutural da sociedade.
B ( ) com as reformas de ensino e diretrizes curriculares.
C ( ) com os processos avaliativos oficiais.
D ( ) com programas de formação de professores que priorizem sua atuação científica e
pedagógica.
E ( ) com projetos de inovação curricular na graduação.
3- (Compeve/2018) Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação
superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na
definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir:
• uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma
profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas,
necessidade de formação inicial e permanente etc.;
• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de
envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações
pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e
insatisfação no trabalho;
• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de
seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho.
Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma
dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são
intercomplementares.
A esse respeito, análise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a
respeito do perfil do docente da educação superior.
I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral.
II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial.
III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para
adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino.
IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica,
objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas
estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em
aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico.
V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber
epistemológico.
A ( ) Somente os itens I, III e V estão corretos.
B ( ) Somente os itens II, III e V estão corretos.
C ( ) Todos os itens estão corretos.
D ( ) Somente os itens IV e V estão corretos.
E ( ) Somente os itens I e IV estão corretos.
4- (IMA/2018) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
1ª coluna:
1- Avaliação Somativa.
2- Avaliação Formativa.
3- Avaliação Classificatória.
2ª coluna:
[ ] Localiza a deficiência na organização do ensino-aprendizagem,
de modo a possibilitar reformulações
no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos.
[ ] O objetivo da avaliação é classificar o aluno para
determinar se ele será aprovado ou reprovado e está
vinculada à noção de medir.
[ ] Este tipo de avaliação pressupõe que as pessoas
aprendam do mesmo modo, nos mesmos
momentos e tenta evidenciar competências
isoladas.
[ ] Localiza, aponta, discrimina deficiências,
insuficiências, no desenvolvimento do ensino-aprendizagem
para eliminá-las proporcionando
feedback de ação.
Assinale a sequência CORRETA:
A) 2-1-3-2
B) 3-2-1-2
C) 2-3-1-3
D) 1-3-2-1
5- (IMA/2018) “O termo currículo é encontrado em registros do
século XVII, sempre relacionado a um projeto de
controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da
atividade prática da escola. Desde os seus
primórdios, currículo envolvia uma associação entre
o conceito de ordem e método.”
Considere as proposições abaixo sobre currículo.
I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa
uma ideologia, e a escola precisa identificar e
desvelar os componentes ideológicos.
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma
simplificação do conhecimento científico adequado à
faixa etária e aos interesses da instituição escolar.
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se
em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo
tempo em que é construído por subsistemas que vão
desde os órgãos mais elevados da política educativa
aos contornos da formação dos sujeitos no contexto
escolar.
IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos,
experiências de aprendizagem e avaliação.
São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:
A) I e II apenas.
B) II e IV apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III apenas.
Gabarito
1- B; 2- A; 3- C; 4- A; 5- B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário