08/03/2018

SIMULADO com 5 questões sobre conhecimento pedagógico




1- (Compeve/2018) Segundo Luckesi (2011, p. 19), “o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação. 
II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando. 
III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu. 
IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados. 
V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele. 

A ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
B ( ) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
C ( ) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas. 
D ( ) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. 
E ( ) Todas as afirmativas estão corretas.´

2- (Compeve/2018) Segundo Saviani (2017), existe uma distinção entre os conceitos de inovação e transformação, considerando que, se toda transformação é inovação, nem toda inovação é transformação. O conceito de transformação remete à mudança da própria forma, isto é, da essência do fenômeno ao qual se refere. Portanto, uma teoria transformadora da educação é empenhada não apenas em mudar os meios, os procedimentos, os métodos de ensino, mas a própria finalidade da educação, articulando-a com a transformação social, isto é: 

A ( ) com a mudança estrutural da sociedade. 
B ( ) com as reformas de ensino e diretrizes curriculares. 
C ( ) com os processos avaliativos oficiais. 
D ( ) com programas de formação de professores que priorizem sua atuação científica e pedagógica. 
E ( ) com projetos de inovação curricular na graduação. 

3- (Compeve/2018) Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir: • uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas, necessidade de formação inicial e permanente etc.; 

• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e insatisfação no trabalho; 
• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho. Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são intercomplementares. 

A esse respeito, análise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do perfil do docente da educação superior. 

I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral. 
II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial. 
III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino. 
IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica, objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico. 
V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber epistemológico. 

A ( ) Somente os itens I, III e V estão corretos. 
B ( ) Somente os itens II, III e V estão corretos. 
C ( ) Todos os itens estão corretos. 
D ( ) Somente os itens IV e V estão corretos. 
E ( ) Somente os itens I e IV estão corretos. 


4- (IMA/2018) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. 

1ª coluna: 

1- Avaliação Somativa. 
2- Avaliação Formativa. 
3- Avaliação Classificatória. 

2ª coluna: 

[ ] Localiza a deficiência na organização do ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar reformulações no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. 
[ ] O objetivo da avaliação é classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir. 
[ ] Este tipo de avaliação pressupõe que as pessoas aprendam do mesmo modo, nos mesmos momentos e tenta evidenciar competências isoladas. 
[ ] Localiza, aponta, discrimina deficiências, insuficiências, no desenvolvimento do ensino-aprendizagem para eliminá-las proporcionando feedback de ação. 

Assinale a sequência CORRETA: 

A) 2-1-3-2 
B) 3-2-1-2 
C) 2-3-1-3 
D) 1-3-2-1

5- (IMA/2018) “O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método.” Considere as proposições abaixo sobre currículo. 

I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos. 
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar. 
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar. IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação. 

São FALSAS as afirmações contidas nas proposições: 

A) I e II apenas. 
B) II e IV apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I, II e III apenas. 

Gabarito

1- B; 2- A; 3- C; 4- A; 5- B.

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