13/06/2018

SIMULADO - pensadores da educação (Instituto Excelência/2018)

1- (Instituto Excelência/2018) Sobre Célestin Freinet assinale a alternativa CORRETA. 

a) Freinet centrava a educação no trabalho, na expressão livre e na pesquisa. 
b) Freinet afirmava a existência de uma independência entre a escola e o meio social. 
c) Freinet orienta todo seu pensamento numa concepção construtivista de ensino-aprendizagem. 
d) Freinet afirma que a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola.

2- (Instituto Excelência/2018) Conforme as teorias do pensador Libâneo assinale a assertiva CORRETA. 

a) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social não toma o partido dos interesses majoritários da sociedade, pois atribui a instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio dos métodos de estudos. 
b) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social significa uma síntese das principais características da Escola Novae da pedagogia tradicional, não buscando superar suas fragilidades. 
c) Segundo Libâneo é tarefa da Pedagogia Crítico-social desenvolver as capacidades e as habilidades intelectuais dos alunos. 
d) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social direciona os alunos para formarem a consciência critica face as realidades sociais, para que não assumam a condição de agentes ativos nas lutas sociais.

3- (Instituto Excelência/2018) Leia o trecho abaixo e complete a lacuna : De acordo com Jean Piaget a ___________ consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, consequentemente, tendo que se adaptar a ela. 

a) esquematização 
b) assimilação 
c) acomodação 
d) Nenhuma das alternativas.

4- (Instituto Excelência/2018) Leia o trecho abaixo e complete a lacuna : ____________ criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição dele foi estudar o raciocínio lógico-matemático. 

a) Libanêo 
b) Piaget 
c) Vygotsky 
d) Nenhuma das alternativas. 

5- (Instituto Excelência/2018) A teoria de Piaget, foi baseada em estudos e observações principalmente de suas filhas. Ele define este o processo de desenvolvimento do conhecimento como “Ajustamento progressivo do saber”. Em relação a esse processo podemos afirmar: Assinale a alternativa CORRETA. 

a) O conhecimento humano não se constrói num processo de evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio que se substituem gradualmente mediante a novos estágios. Estes estágios não seguem uma ordem que são respectivamente: Sensório-motor; Pré-operatório; Operatório concreto; Operatório formal. 
b) O conhecimento humano se constrói num processo de evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio que se substituem gradualmente mediante a novos estágios. Estes estágios seguem uma ordem que são respectivamente: Sensório-motor; Pré-operatório; Operatório concreto; Operatório formal. 
c) O conhecimento humano se constrói num processo de evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio que se substituem gradualmente mediante a novos estágios. Estes estágios seguem uma ordem que são respectivamente: Operatório formal, Pré-operatório; Sensório-motor; Operatório concreto; 
d) Nenhuma das alternativas. 

6- (Instituto Excelência/2018) Outro teórico que se destaca na pesquisa da construção do conhecimento é o Vygotsky, sua teoria pauta se na história social do indivíduo. Ou seja: Assinale a alternativa CORRETA. 

a) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e adquire conhecimentos de acordo com sua realidade histórica e social. A linguagem do ambiente que se vive porém influenciará pouco pois os homens não se atem muito a questões ligadas a inteligência visual. 
b) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e adquire conhecimentos de acordo com sua realidade histórica e social num espaço de tempo limitado. A linguagem do ambiente que se vive influenciará a sua forma de pensar, conhecer e agir até certa idade formativa. 
c) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e adquire conhecimentos de acordo com sua realidade histórica e social. A linguagem do ambiente que se vive influenciará a sua forma de pensar, conhecer e agir ao longo de sua vida.  
d) Nenhuma das alternativas.

7- (Instituto Excelência/2018) Um conceito fundamental a ser compreendido e proposto por Vygostsky, é a Mediação que deve ser realizada por uma pessoa mais experiente. Este processo ocorre de forma consciente ou não. Sobre ele, podemos afirmar: Assinale a alternativa CORRETA. 

a)Todo ser humano para desencadear o conhecimento precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e experiências como os pais, os professores e ou alguém mais capacitado que desempenham a função de orientação, de incentivo, para que a criança possa desenvolver mecanismos internos possibilitando que o conhecimento possa ser atingido. 
b)Todo ser humano para desencadear o conhecimento precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e experiências como os pais, os professores e ou alguém mais capacitado que desempenham a função de orientação, de incentivo, para que a criança possa desenvolver mecanismos externos possibilitando que o conhecimento possa ser atingido. 
c)Todo ser humano para desencadear o conhecimento precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e experiências limitando se a pais e professores que desempenham a função de orientação, de incentivo, para que a criança possa desenvolver mecanismos externos promovendo que o conhecimento possa ser atingido.
d) Nenhuma das alternativas. 

8- (Instituto Excelência/2018) Emilia Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram grandes reflexões ao processo de alfabetização. Esclarece-nos que ao se alfabetizar o indivíduo passa por etapas de construção do conhecimento que elas a chamam de:Assinale a alternativa CORRETA. 

a)Níveis conceituais de alfabetização, sendo estes respectivamente em sua ordem evolutiva: Pré-silábico; Silábico alfabético, Intermediário I, Intermediário II, Silábico e Alfabético. 
b)Níveis conceituais linguísticos, sendo estes respectivamente em sua ordem evolutiva: Intermediário I, Pré-silábico; Silábico; Silábico Alfabético ou Intermediário II e Alfabético. 
c)Níveis conceituais linguísticos, sendo estes respectivamente em sua ordem evolutiva: Pré-silábico; Intermediário I, Silábico; Silábico Alfabético ou Intermediário II e Alfabético. 
d) Nenhuma das alternativas. 

9- (Instituto Excelência/2018) Paulo Freire foi um grande educador brasileiro, trouxe grandes contribuições para repensar o processo de alfabetização e também ideias essenciais para a educação infantil. Assinale a alternativa que NÃO representa a sua ideia: 

a)O ser humano é inacabado, portanto se tem consciência disto pode avançar no aprendizado. 
b)A curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento, do aprendizado e também do ensino. 
c)É preciso amorosidade em sala de aula, ela não enfraquece a seriedade e o estudo. 
d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

1- A; 2- C; 3- B; 4- B; 5- B; 6- C; 7- A; 8- C; 9- D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário