a) Freinet centrava a educação no trabalho, na expressão
livre e na pesquisa.
b) Freinet afirmava a existência de uma independência
entre a escola e o meio social.
c) Freinet orienta todo seu pensamento numa concepção
construtivista de ensino-aprendizagem.
d) Freinet afirma que a preparação de um currículo precisa
satisfazer todos os níveis da escola.
2- (Instituto Excelência/2018) Conforme as teorias do pensador Libâneo assinale
a assertiva CORRETA.
a) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social não toma
o partido dos interesses majoritários da sociedade, pois
atribui a instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos
alunos o domínio dos métodos de estudos.
b) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social significa
uma síntese das principais características da Escola Novae da pedagogia tradicional, não buscando superar suas
fragilidades.
c) Segundo Libâneo é tarefa da Pedagogia Crítico-social
desenvolver as capacidades e as habilidades intelectuais
dos alunos.
d) Segundo Libâneo a Pedagogia Crítico-social direciona
os alunos para formarem a consciência critica face as
realidades sociais, para que não assumam a condição de
agentes ativos nas lutas sociais.
3- (Instituto Excelência/2018) Leia o trecho abaixo e complete a lacuna :
De acordo com Jean Piaget a ___________ consiste na
tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada
situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui
naquele momento específico da sua existência.
Representa um processo contínuo na medida em que
o indivíduo está em constante atividade de
interpretação da realidade que o rodeia e,
consequentemente, tendo que se adaptar a ela.
a) esquematização
b) assimilação
c) acomodação
d) Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2018) Leia o trecho abaixo e complete a lacuna :
____________ criou um campo de investigação que
denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria
do conhecimento centrada no desenvolvimento
natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil
passa por quatro estágios, desde o nascimento até o
início da adolescência, quando a capacidade plena de
raciocínio é atingida. A grande contribuição dele foi
estudar o raciocínio lógico-matemático.
a) Libanêo
b) Piaget
c) Vygotsky
d) Nenhuma das alternativas.
5- (Instituto Excelência/2018) A teoria de Piaget, foi baseada em estudos e
observações principalmente de suas filhas. Ele define
este o processo de desenvolvimento do conhecimento
como “Ajustamento progressivo do saber”. Em
relação a esse processo podemos afirmar: Assinale a
alternativa CORRETA.
a) O conhecimento humano não se constrói num processo
de evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio
que se substituem gradualmente mediante a novos
estágios. Estes estágios não seguem uma ordem que são
respectivamente: Sensório-motor; Pré-operatório;
Operatório concreto; Operatório formal.
b) O conhecimento humano se constrói num processo de
evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio
que se substituem gradualmente mediante a novos
estágios. Estes estágios seguem uma ordem que são
respectivamente: Sensório-motor; Pré-operatório;
Operatório concreto; Operatório formal.
c) O conhecimento humano se constrói num processo de
evolução contínua por meio de estruturas de raciocínio
que se substituem gradualmente mediante a novos
estágios. Estes estágios seguem uma ordem que são
respectivamente: Operatório formal, Pré-operatório;
Sensório-motor; Operatório concreto;
d) Nenhuma das alternativas.
6- (Instituto Excelência/2018) Outro teórico que se destaca na pesquisa da
construção do conhecimento é o Vygotsky, sua teoria
pauta se na história social do indivíduo. Ou seja:
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e
adquire conhecimentos de acordo com sua realidade
histórica e social. A linguagem do ambiente que se vive
porém influenciará pouco pois os homens não se atem
muito a questões ligadas a inteligência visual.
b) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e
adquire conhecimentos de acordo com sua realidade
histórica e social num espaço de tempo limitado. A
linguagem do ambiente que se vive influenciará a sua
forma de pensar, conhecer e agir até certa idade
formativa.
c) Vygostsky esclarece que o homem se desenvolve e
adquire conhecimentos de acordo com sua realidade
histórica e social. A linguagem do ambiente que se vive
influenciará a sua forma de pensar, conhecer e agir ao
longo de sua vida.
d) Nenhuma das alternativas.
7- (Instituto Excelência/2018) Um conceito fundamental a ser compreendido e
proposto por Vygostsky, é a Mediação que deve ser
realizada por uma pessoa mais experiente. Este
processo ocorre de forma consciente ou não. Sobre
ele, podemos afirmar: Assinale a alternativa
CORRETA.
a)Todo ser humano para desencadear o conhecimento
precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e
experiências como os pais, os professores e ou alguém
mais capacitado que desempenham a função de
orientação, de incentivo, para que a criança possa
desenvolver mecanismos internos possibilitando que o
conhecimento possa ser atingido.
b)Todo ser humano para desencadear o conhecimento
precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e
experiências como os pais, os professores e ou alguém
mais capacitado que desempenham a função de
orientação, de incentivo, para que a criança possa
desenvolver mecanismos externos possibilitando que o
conhecimento possa ser atingido.
c)Todo ser humano para desencadear o conhecimento
precisa de uma pessoa com maiores conhecimentos e
experiências limitando se a pais e professores que
desempenham a função de orientação, de incentivo, para
que a criança possa desenvolver mecanismos externos
promovendo que o conhecimento possa ser atingido.
d) Nenhuma das alternativas.
8- (Instituto Excelência/2018) Emilia Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram
grandes reflexões ao processo de alfabetização.
Esclarece-nos que ao se alfabetizar o indivíduo passa
por etapas de construção do conhecimento que elas a
chamam de:Assinale a alternativa CORRETA.
a)Níveis conceituais de alfabetização, sendo estes
respectivamente em sua ordem evolutiva: Pré-silábico;
Silábico alfabético, Intermediário I, Intermediário II,
Silábico e Alfabético.
b)Níveis conceituais linguísticos, sendo estes
respectivamente em sua ordem evolutiva: Intermediário I,
Pré-silábico; Silábico; Silábico Alfabético ou Intermediário
II e Alfabético.
c)Níveis conceituais linguísticos, sendo estes
respectivamente em sua ordem evolutiva: Pré-silábico;
Intermediário I, Silábico; Silábico Alfabético ou
Intermediário II e Alfabético.
d) Nenhuma das alternativas.
9- (Instituto Excelência/2018) Paulo Freire foi um grande educador brasileiro,
trouxe grandes contribuições para repensar o
processo de alfabetização e também ideias essenciais
para a educação infantil. Assinale a alternativa que
NÃO representa a sua ideia:
a)O ser humano é inacabado, portanto se tem consciência
disto pode avançar no aprendizado.
b)A curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento,
do aprendizado e também do ensino.
c)É preciso amorosidade em sala de aula, ela não
enfraquece a seriedade e o estudo.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- A; 2- C; 3- B; 4- B; 5- B; 6- C; 7- A; 8- C; 9- D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário