13/09/2018

SIMULADO com 8 questões - língua portuguesa (FGV/2018)

Texto 1. 

Observação Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca. Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. 

Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de “ver sem olhar”. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda. Isso nos tem levado à autoproteção ou a uma atitude passiva, já que não é preciso fazer nenhum esforço, pois a propaganda e as imagens se encarregam de nos invadir. 

Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação. Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar. 

Se pedirmos a um amigo que descreva alguém, ele pode dizer genericamente: alto, magro, de meia-idade: ou então ser bem específico: tem aproximadamente 1 metro e oitenta, é magro, está vestido com uma calça azul, camisa branca, tênis, jaqueta de couro marrom, tem cabelos escuros, encaracolados, curtos, olhos azuis, usa costeletas, tem um sinal escuro do lado direito do rosto e cerca de 40 anos. Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade. 

OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte. Ed. Nova Fronteira. 2001. 

1 Assinale a opção que indica o objetivo principal do texto. 

(A) Valorizar a arte em nossa vida cotidiana. 
(B) Ensinar como escapar da propaganda enganosa. 
(C) Explicar o meio de funcionamento da publicidade. 
(D) Destacar a importância da observação das imagens. 
(E) Fazer com que a propaganda seja mais bem considerada.

2 Em todas as opções a seguir foram sublinhadas orações. Indique aquela que tem seu valor semântico corretamente indicado. 
(A) “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / consequência. 
(B) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos protegermos do excesso, aprendemos a não perceber muito o que está em volta, ...” / explicação. 
(C) “Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / conclusão. 
(D) “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.” / proporção. 
(E) “Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda.” / causa. 

3 “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.” O trecho acima fala de vários aspectos da observação; assinale a opção que apresenta o aspecto cujo valor semântico está explicitado erradamente. 

(A) “o que quero” / o objetivo. 
(B) “porque quero” / a explicação. 
(C) “como quero” / o meio. 
(D) “da forma que quero” / o modo. 
(E) “quando quero observar” / o tempo. 

4 Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto 1, há um conector sublinhado. Indique o substituto correto dentre os que são indicados, supondo-se adaptações das frases. 

(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens ...” / Assim. 
(B) “...para nos proteger do excesso” / apesar de. 
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva” / Visto que. 
(D) “mesmo sem estarmos interessados” / embora. 
(E) “já que não é preciso fazer nenhum esforço” / logo. 

5 “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa”; a relação de oposição entre as duas palavras sublinhadas se repete em 

(A) cuidadosa / displicente. 
(B) demorada / lenta. 
(C) superficial / desimportante. 
(D) afetiva / sentimental. 
(E) produtiva / reprodutiva. 

6 Segundo o texto, a propaganda se torna mais agressiva porque 

(A) deve intensificar o bombardeio sobre os consumidores. 
(B) procura opor-se à autoproteção dos clientes. 
(C) pretende vender os produtos anunciados. 
(D) deseja sobrepor-se aos concorrentes. 
(E) tenta chegar ao público-alvo ideal. 

7 “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda”. Esse segmento do texto nos mostra um conjunto de características do texto publicitário. A característica que não está presente nesse segmento é a de que o texto publicitário deve 

(A) dirigir-se ao comprador potencial do produto anunciado. 
(B) produzir mensagens subliminares. 
(C) convencer os compradores a adquirirem o produto. 
(D) criar interesse pelos produtos indicados. 
(E) mudar a ideologia social dos clientes. 

8 “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.” O segmento ´ver sem olhar´ mostra 

(A) um erro gramatical. 
(B) uma incoerência lógica. 
(C) uma expressão popular. 
(D) uma citação intertextual. 
(E) uma repetição desnecessária.    

Garito

1- D; 2- A; 3- C; 4- D; 5- A; 6- B; 7- E; 8- B.

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