Observação
Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de
observar detalhadamente o que nos cerca. Por outro lado, somos
tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para
nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está
em volta, aprendemos a nos proteger.
Por isso, a propaganda fica
cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo,
chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos
capazes de “ver sem olhar”. Ou seja, mesmo sem estarmos
interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de
propaganda.
Isso nos tem levado à autoproteção ou a uma atitude passiva, já
que não é preciso fazer nenhum esforço, pois a propaganda e as
imagens se encarregam de nos invadir.
Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma
primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e
desenvolver é a observação. Ela deve deixar de ser passiva para
tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero,
como quero, da forma que quero, quando quero observar.
Se pedirmos a um amigo que descreva alguém, ele pode dizer
genericamente: alto, magro, de meia-idade: ou então ser bem
específico: tem aproximadamente 1 metro e oitenta, é magro,
está vestido com uma calça azul, camisa branca, tênis, jaqueta de
couro marrom, tem cabelos escuros, encaracolados, curtos, olhos
azuis, usa costeletas, tem um sinal escuro do lado direito do rosto
e cerca de 40 anos.
Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais
observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a
partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais
facilidade.
OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte. Ed. Nova Fronteira. 2001.
1
Assinale a opção que indica o objetivo principal do texto.
(A) Valorizar a arte em nossa vida cotidiana.
(B) Ensinar como escapar da propaganda enganosa.
(C) Explicar o meio de funcionamento da publicidade.
(D) Destacar a importância da observação das imagens.
(E) Fazer com que a propaganda seja mais bem considerada.
2
Em todas as opções a seguir foram sublinhadas orações. Indique
aquela que tem seu valor semântico corretamente indicado.
(A) “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade
de observar detalhadamente o que nos cerca.” /
consequência.
(B) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por
estímulos visuais que, para nos protegermos do excesso,
aprendemos a não perceber muito o que está em volta, ...” /
explicação.
(C) “Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.” /
conclusão.
(D) “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção
do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem
olhar´.” / proporção.
(E) “Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos
escapar de perceber uma imagem de propaganda.” / causa.
3
“Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária:
observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que
quero, quando quero observar.”
O trecho acima fala de vários aspectos da observação; assinale a
opção que apresenta o aspecto cujo valor semântico está
explicitado erradamente.
(A) “o que quero” / o objetivo.
(B) “porque quero” / a explicação.
(C) “como quero” / o meio.
(D) “da forma que quero” / o modo.
(E) “quando quero observar” / o tempo.
4
Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto 1, há um
conector sublinhado.
Indique o substituto correto dentre os que são indicados,
supondo-se adaptações das frases.
(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens ...” /
Assim.
(B) “...para nos proteger do excesso” / apesar de.
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva” / Visto
que.
(D) “mesmo sem estarmos interessados” / embora.
(E) “já que não é preciso fazer nenhum esforço” / logo.
5
“Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa”; a relação de
oposição entre as duas palavras sublinhadas se repete em
(A) cuidadosa / displicente.
(B) demorada / lenta.
(C) superficial / desimportante.
(D) afetiva / sentimental.
(E) produtiva / reprodutiva.
6
Segundo o texto, a propaganda se torna mais agressiva porque
(A) deve intensificar o bombardeio sobre os consumidores.
(B) procura opor-se à autoproteção dos clientes.
(C) pretende vender os produtos anunciados.
(D) deseja sobrepor-se aos concorrentes.
(E) tenta chegar ao público-alvo ideal.
7
“Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por
estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos
a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger.
Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos
precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível
comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´. Ou seja,
mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de
perceber uma imagem de propaganda”.
Esse segmento do texto nos mostra um conjunto de
características do texto publicitário. A característica que não está
presente nesse segmento é a de que o texto publicitário deve
(A) dirigir-se ao comprador potencial do produto anunciado.
(B) produzir mensagens subliminares.
(C) convencer os compradores a adquirirem o produto.
(D) criar interesse pelos produtos indicados.
(E) mudar a ideologia social dos clientes.
8
“Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do
possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.”
O segmento ´ver sem olhar´ mostra
(A) um erro gramatical.
(B) uma incoerência lógica.
(C) uma expressão popular.
(D) uma citação intertextual.
(E) uma repetição desnecessária.
Garito
1- D; 2- A; 3- C; 4- D; 5- A; 6- B; 7- E; 8- B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário