1- Alternativa com itens que se repetem.
A correta associação entre as duas
colunas é a definida por:
(A) 1D; 2B; 3A;
4C.
X(B)
1B; 2D; 3A; 4C.
(C) 1C; 2B; 3A;
4D.
(D) 1B;
2C; 3D; 4A.
(E) 1D; 2C; 3A;
4B.
Comentário:
A dúvida aqui recaiu sobre a opção “2”, contudo
analisando as demais e as vezes que apareceram a alternativa correta só pode
ser a alternativa B.
Comentário:
A dúvida aqui recaiu sobre a opção “2”, contudo
analisando as demais e as vezes que apareceram a alternativa correta só pode
ser a alternativa B.
2- Alternativas
com sentidos contrários.
(Vunesp) Ao
discutir a relação entre a escola e o conhecimento, Cortella (2011) afirma que
o ensino do conhecimento científico precisa reservar um lugar para falar sobre
o erro. Para o autor,
(A) o
erro ocupa um lugar externo ao processo de
conhecer, pois investigar é receber uma revelação límpida, transparente e
perfeita.
X (B) o erro é parte integrante do conhecer porque nosso conhecimento
sobre o mundo dá-se em uma relação viva e cambiante com o próprio mundo.
(C) a
escola, em lugar de desqualificar o erro, atribuindo-lhe uma dimensão
catastrófica, deve
incentivá-lo, pois mais erros significam a possibilidade de uma melhor
avaliação.
(D) a
educação de boa qualidade é aquela que assegura a eliminação do erro por meio de um
método que garanta exatidão na aproximação com a verdade.
(E) o
conhecimento é resultado de um processo isento de equívocos, isto é, imune aos erros que um
método de pesquisa equivocado poderia acarretar.
Comentário:
De modo
geral quando têm duas alternativas com sentido contrário uma delas é a correta.
Como se pode observar na questão acima a alternativa A e B possuem sentidos
opostos. Analisando-se a alternativa A, principalmente o trecho “pois
investigar é receber uma revelação límpida” seria possível descartá-la, uma vez
que o processo de investigação não corresponde a uma revelação, mais a uma
construção. Dessa forma, só resta a alternativa B.
4- Eliminação das alternativas em que aparecem
palavras como “nunca”, “sempre”, as terminadas em “mente” – dificilmente,
provavelmente -, “nenhuma”, “apenas”, palavras que expressam a ideia de “sem
exceção”.
Ao
discutir o fenômeno da indisciplina, Aquino (1996) apresenta a permeabilidade
para a mudança e para a invenção como um dos principais requisitos de
construção negociada na relação professor-aluno. Com relação a esse requisito, o
autor afirma que o professor
(A)
precisa adotar correções disciplinares em sala de aula, principalmente no que tange ao controle e
ordenação do corpo e da fala.
(B) deve
assumir a função de modelar moralmente
os alunos, além de assegurar a observância dos preceitos legais.
X (C) é obrigado, considerando o
aluno concreto, a sondar novas estratégias, experimentações de diferentes
ordens.
(D) pode
assumir a tarefa de estruturação psíquica dos alunos, sendo ela prévia ao trabalho pedagógico.
(E) deve
comportar-se como um superior hierárquico, autoridade em sala de aula
responsável pela manutenção
da disciplina.
Comentário:
Nesta
questão além da técnica das palavras terminadas em “mente”, o examinador usou
situações e posicionamentos que já não são aceitas, ao menos em teoria, em
educação, para distrair o concurseiro, como se pode observar na alternativa D
(o professor primeiro vai estruturar o aluno e depois como previa do trabalho
pedagógico). Já na alternativa E o examinador coloca o professor como superior
hierárquico e ainda responsável pela manutenção da disciplina. Realizando essas
análises, resta apenas a alternativa C como correta.
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