14/04/2019

Técnicas para responder questões de concurso quando não se domina o conteúdo

1- Alternativa com itens que se repetem.




A correta associação entre as duas colunas é a definida por: 


   (A) 1D; 2B; 3A; 4C.
X(B) 1B; 2D; 3A; 4C.
   (C) 1C; 2B; 3A; 4D.
   (D) 1B; 2C; 3D; 4A.
   (E) 1D; 2C; 3A; 4B.

Comentário:

A dúvida aqui recaiu sobre a opção “2”, contudo analisando as demais e as vezes que apareceram a alternativa correta só pode ser a alternativa B.


Comentário:

A dúvida aqui recaiu sobre a opção “2”, contudo analisando as demais e as vezes que apareceram a alternativa correta só pode ser a alternativa B.

2- Alternativas com sentidos contrários.

 

(Vunesp) Ao discutir a relação entre a escola e o conhecimento, Cortella (2011) afirma que o ensino do conhecimento científico precisa reservar um lugar para falar sobre o erro. Para o autor,

 

(A) o erro ocupa um lugar externo ao processo de conhecer, pois investigar é receber uma revelação límpida, transparente e perfeita.

X (B) o erro é parte integrante do conhecer porque nosso conhecimento sobre o mundo dá-se em uma relação viva e cambiante com o próprio mundo.

(C) a escola, em lugar de desqualificar o erro, atribuindo-lhe uma dimensão catastrófica, deve incentivá-lo, pois mais erros significam a possibilidade de uma melhor avaliação.

(D) a educação de boa qualidade é aquela que assegura a eliminação do erro por meio de um método que garanta exatidão na aproximação com a verdade.

(E) o conhecimento é resultado de um processo isento de equívocos, isto é, imune aos erros que um método de pesquisa equivocado poderia acarretar.

 

Comentário:

De modo geral quando têm duas alternativas com sentido contrário uma delas é a correta. Como se pode observar na questão acima a alternativa A e B possuem sentidos opostos. Analisando-se a alternativa A, principalmente o trecho “pois investigar é receber uma revelação límpida” seria possível descartá-la, uma vez que o processo de investigação não corresponde a uma revelação, mais a uma construção. Dessa forma, só resta a alternativa B.

 

4- Eliminação das alternativas em que aparecem palavras como “nunca”, “sempre”, as terminadas em “mente” – dificilmente, provavelmente -, “nenhuma”, “apenas”, palavras que expressam a ideia de “sem exceção”.

 

Ao discutir o fenômeno da indisciplina, Aquino (1996) apresenta a permeabilidade para a mudança e para a invenção como um dos principais requisitos de construção negociada na relação professor-aluno. Com relação a esse requisito, o autor afirma que o professor

 

(A) precisa adotar correções disciplinares em sala de aula, principalmente no que tange ao controle e ordenação do corpo e da fala.

(B) deve assumir a função de modelar moralmente os alunos, além de assegurar a observância dos preceitos legais.

X (C) é obrigado, considerando o aluno concreto, a sondar novas estratégias, experimentações de diferentes ordens.

(D) pode assumir a tarefa de estruturação psíquica dos alunos, sendo ela prévia ao trabalho pedagógico.

(E) deve comportar-se como um superior hierárquico, autoridade em sala de aula responsável pela manutenção da disciplina.

 

Comentário:

Nesta questão além da técnica das palavras terminadas em “mente”, o examinador usou situações e posicionamentos que já não são aceitas, ao menos em teoria, em educação, para distrair o concurseiro, como se pode observar na alternativa D (o professor primeiro vai estruturar o aluno e depois como previa do trabalho pedagógico). Já na alternativa E o examinador coloca o professor como superior hierárquico e ainda responsável pela manutenção da disciplina. Realizando essas análises, resta apenas a alternativa C como correta.

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