1- Entender como o aluno aprende, como se dá o processo
de formação dos conceitos é um conhecimento fundamental para o educador. Nesse propósito, corroboram
significativamente os estudos de Vygotsky. De acordo
com Marta Kohl de Oliveira (In: La Taille et al., 1992),
sobre o processo de formação dos conceitos, Vygotsky
defende que
(A) o desenvolvimento do pensamento conceitual parte
do pensamento por complexos.
(B) a linguagem é o sistema simbólico fundamental na
mediação entre sujeito e objeto do conhecimento.
(C) o desenvolvimento dos conceitos espontâneos é
descendente – da experiência para a abstração.
(D) o desenvolvimento dos conceitos científicos é ascendente – da definição para um nível mais elementar e
concreto.
(E) no processo de desenvolvimento da inteligência, o
indivíduo parte do ato motor ao ato mental.
2- Acerca dos recursos públicos e financiamento da educação
na Constituição Federal de 1988, considerando os artigos
212 e 213, é correto afirmar que
(A) os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde serão financiados com recursos provenientes de impostos.
(B) a educação básica pública terá como fonte adicional
de financiamento a contribuição social do salário-
-educação, recolhida pelas empresas.
(C) os recursos públicos serão destinados às escolas
públicas, não podendo ser dirigidos a escolas comunitárias ou confessionais.
(D) a União aplicará, anualmente, 25% e os Estados, o
Distrito Federal e os Municípios, 18% da receita resultante de impostos.
(E) a distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino
superior.
GABARITO
1- B
2- B
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