
Leia o
trecho a seguir.
Tal teoria diz respeito ao desenvolvimento dos
processos de pensamento de uma pessoa. Ela também
analisa como esses processos de pensamento
influenciam a maneira como entendemos e interagimos
com o mundo.
O trecho citado faz referência a:
(A) Teoria do Apego de Bowlby.
(B) Teoria de Piaget do Desenvolvimento Cognitivo.
(C) Teoria do Aprendizado Social de Bandura.
(D) Teoria Sociocultural de Vygotsky.
2- O teórico Jean Piaget propôs uma das teorias mais
influentes do desenvolvimento cognitivo. Sua
teoria cognitiva procura descrever e explicar o
desenvolvimento de processos de pensamento e
estados mentais. Também analisa como esses
processos de pensamento influenciam a maneira
como entendemos e interagimos com o mundo.
Relacione as fases do desenvolvimento a seguir
com suas respectivas características.
1 – Sensoriomotora
2 – Pré-operacional
3 – Operacional concreta
4 – Operacional formal
( ) Nessa fase, as crianças obtêm uma melhor
compreensão das operações mentais. As crianças
começam a pensar logicamente sobre eventos
concretos, mas têm dificuldade em entender
conceitos abstratos ou hipotéticos.
( ) Durante esta fase, as crianças ainda não entendem a
lógica concreta, não podem manipular
mentalmente as informações e são incapazes de
considerar o ponto de vista de outras pessoas.
( ) Nessa fase, as pessoas desenvolvem a capacidade
de pensar sobre conceitos abstratos. Habilidades
como pensamento lógico, raciocínio dedutivo e
planejamento sistemático também surgem durante
essa fase.
( ) Nessa fase, o conhecimento da criança sobre o
mundo é limitado às suas percepções sensoriais e
atividades motoras. Os comportamentos são
limitados a respostas motoras simples causadas por
estímulos sensoriais.
A sequência correta é:
(A) 2 – 4 – 3 – 1.
(B) 4 – 3 – 2 – 1.
(C) 3 – 2 – 4 – 1.
(D) 2 – 4 – 3 – 1.
3- Uma compreensão do desenvolvimento infantil é
essencial porque nos permite apreciar plenamente
o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e
educacional pelos quais as crianças passam desde o
nascimento até o início da idade adulta. Algumas
das principais teorias do desenvolvimento
infantil são conhecidas como grandes teorias; elas
tentam descrever todos os aspectos do
desenvolvimento, geralmente usando uma
abordagem de fase. Outras são conhecidas como
mini-teorias; elas se concentram apenas em um
aspecto bastante limitado do desenvolvimento,
como crescimento cognitivo ou social.
A respeito
da Teoria Sociocultural de Vygotsky, é CORRETO
afirmar que:
(A) Na teoria de Vygotsky, a observação desempenha
um papel crítico no aprendizado, mas essa
observação não precisa ser necessariamente a
observação a um modelo “ao vivo”. Em vez disso,
as pessoas também podem aprender ouvindo
instruções verbais sobre como realizar um
comportamento, assim como observar
comportamentos reais ou fictícios de personagens
exibidos em livros ou filmes.
(B) A teoria de Vygotsky sugeria que as crianças
nascem com uma necessidade inata de formar
vínculos. Tais vínculos ajudam na sobrevivência,
garantindo que a criança receba cuidados e
proteção. Não só isso, mas esses vínculos são
caracterizados por padrões comportamentais e
motivacionais claros.
(C) Na visão de Vygotsky, o aprendizado é um
processo inerentemente social. Através da
interação com os outros, o aprendizado se integra
na compreensão do indivíduo sobre o mundo.
(D) A teoria de Vygotsky procura descrever e explicar
o desenvolvimento de processos de pensamento e
estados mentais. Também analisa como esses
processos de pensamento influenciam a maneira
como entendemos e interagimos com o mundo.
Gabarito
1- B
2- C
3- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário