25/07/2019

SIMULADO - Teorias do Desenvolvimento Infantil (IMC/2019)

1- As teorias de desenvolvimento infantil concentram-se em explicar como as crianças mudam e crescem ao longo da infância. Tais teorias centram-se em vários aspectos do desenvolvimento, incluindo o crescimento social, emocional e cognitivo. 

Leia o trecho a seguir. 

Tal teoria diz respeito ao desenvolvimento dos processos de pensamento de uma pessoa. Ela também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. O trecho citado faz referência a: 

(A) Teoria do Apego de Bowlby. 
(B) Teoria de Piaget do Desenvolvimento Cognitivo. 
(C) Teoria do Aprendizado Social de Bandura. 
(D) Teoria Sociocultural de Vygotsky.

2- O teórico Jean Piaget propôs uma das teorias mais influentes do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria cognitiva procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. Relacione as fases do desenvolvimento a seguir com suas respectivas características. 

1 – Sensoriomotora 
2 – Pré-operacional 
3 – Operacional concreta 
4 – Operacional formal 

( ) Nessa fase, as crianças obtêm uma melhor compreensão das operações mentais. As crianças começam a pensar logicamente sobre eventos concretos, mas têm dificuldade em entender conceitos abstratos ou hipotéticos. 
( ) Durante esta fase, as crianças ainda não entendem a lógica concreta, não podem manipular mentalmente as informações e são incapazes de considerar o ponto de vista de outras pessoas. 
( ) Nessa fase, as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos. Habilidades como pensamento lógico, raciocínio dedutivo e planejamento sistemático também surgem durante essa fase. 
( ) Nessa fase, o conhecimento da criança sobre o mundo é limitado às suas percepções sensoriais e atividades motoras. Os comportamentos são limitados a respostas motoras simples causadas por estímulos sensoriais. 

A sequência correta é: 

(A) 2 – 4 – 3 – 1. 
(B) 4 – 3 – 2 – 1. 
(C) 3 – 2 – 4 – 1. 
(D) 2 – 4 – 3 – 1. 

3- Uma compreensão do desenvolvimento infantil é essencial porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional pelos quais as crianças passam desde o nascimento até o início da idade adulta. Algumas das principais teorias do desenvolvimento infantil são conhecidas como grandes teorias; elas tentam descrever todos os aspectos do desenvolvimento, geralmente usando uma abordagem de fase. Outras são conhecidas como mini-teorias; elas se concentram apenas em um aspecto bastante limitado do desenvolvimento, como crescimento cognitivo ou social. 

A respeito da Teoria Sociocultural de Vygotsky, é CORRETO afirmar que: 

(A) Na teoria de Vygotsky, a observação desempenha um papel crítico no aprendizado, mas essa observação não precisa ser necessariamente a observação a um modelo “ao vivo”. Em vez disso, as pessoas também podem aprender ouvindo instruções verbais sobre como realizar um comportamento, assim como observar comportamentos reais ou fictícios de personagens exibidos em livros ou filmes. 
(B) A teoria de Vygotsky sugeria que as crianças nascem com uma necessidade inata de formar vínculos. Tais vínculos ajudam na sobrevivência, garantindo que a criança receba cuidados e proteção. Não só isso, mas esses vínculos são caracterizados por padrões comportamentais e motivacionais claros. 
(C) Na visão de Vygotsky, o aprendizado é um processo inerentemente social. Através da interação com os outros, o aprendizado se integra na compreensão do indivíduo sobre o mundo. 
(D) A teoria de Vygotsky procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. 

Gabarito

1- B
2- C
3- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário