28/07/2016

Teste seus conhecimentos: Projeto pedagógico e gestão democrática (Diretor de escola - Resolução 52)

1- (Prefeitura de Bauru/2015) Para Veiga (1995), o projeto político pedagógico tem sido objeto de estudo para professores, pesquisadores e instituições educacionais. Segundo a autora: 

I - O projeto político pedagógico relaciona-se com a organização do trabalho pedagógico da escola em sua globalidade. 
II - O currículo escolar não é um elemento central à elaboração do projeto político pedagógico, devendo a escola priorizar os aspectos administrativos e de gestão escolar na elaboração de seu projeto. 
III - Político e pedagógico tem uma significação indissociável e todo projeto da escola é também um projeto político que se relaciona com o compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. 
IV - O projeto político pedagógico, para ter legitimidade, deve constituir-se em um processo democrático de decisões e sua construção deve propiciar situações de resoluções de conflitos e de tomadas de decisões coletivas sobre os problemas da escola. 

Assinale a alternativa CORRETA:

A) I, II, III e IV estão corretas. 
B) Apenas I, II e III estão corretas. 
C) Apenas I, III e IV estão corretas. 
D) Apenas II, III e IV estão corretas.

2- (Prefeitura de Bauru/2015) Vitor Paro considera que toda vez que se propõe uma gestão democrática na escola que tenha efetiva participação dos pais, educadores, alunos e funcionários, isso acaba sendo considerado como: 

A) Uma proposta que consta apenas no Plano de Gestão, mas não se efetiva na prática. 
B) Uma condição que exige determinações oficiais superiores para que se possa efetivar. 
C) Uma coisa utópica. Não quer dizer que não possa vir a existir, mas que ao mesmo tempo se coloca como algo de valor, algo desejável do ponto de vista da solução dos problemas da escola. 
D) Pouco adequada à realidade brasileira, uma vez que a legislação educacional define os papeis de cada ente no processo educacional no interior da escola. 

Veja o gabarito, clicando em comentário.

Um comentário: