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Simulado - Diretor de Escola |
(A) progressista.
(B) inovadora.
(C) progressiva.
(D) incentivadora.
(E) transformadora.
2- (Vunesp/2012) Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
(A) uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
(B) o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
(C) revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
(D) revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
(E) a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
3- (Vunesp/2012) A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.
Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Caderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de
(A) técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
(B) técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
(C) formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
(D) formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
(E) técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.
4- (Vunesp/2012) Em uma visão construtivista, Psicologia e Didática constituem uma formidável relação de interdependência, pois irredutíveis, complementam-se para produzir o que é indissociável na prática pedagógica: a relação ensino-aprendizagem. (Caderno do Gestor, vol. 2, 2008)
Está correto afirmar que
(A) a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
(B) o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
(C) professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
(D) o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
(E) devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.
5- (Vunesp/2014) A Lei
Complementar Estadual n.º 444, de 27/12/85, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério
Paulista, coloca, em seu art. 63, que o
integrante do Quadro do Magistério tem,
além das obrigações previstas em outras normas, o dever constante de considerar a relevância
social de suas atribuições, mantendo conduta moral e funcional adequada à dignidade profissional. Explicita,
também, no Parágrafo Único daquele
artigo, que constitui falta grave do
integrante do Quadro do Magistério:
(A)impedir
que o aluno participe das atividades escolares em razão de qualquer carência
material.
(B) ser
negligente com seus deveres, faltando com o cumprimento das obrigações funcionais.
(C)deixar
de comunicar ao superior imediato, com antecedência mínima de vinte e quatro
horas, suas futuras ausências ao trabalho.
(D) deixar
de comparecer aos cursos de atualização e especialização profissional
promovidos pelos órgãos centrais.
(E)trabalhar,
concomitantemente, nas redes pública e privada de ensino se em uma delas
exercer a docência e, na outra, cargo diretivo.
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