03/08/2016

Teste seus conhecimentos - Caderno do Gestor e Lei Complementar n. 444/85 (Concurso de Diretor de Escola -Resolução 52)

Simulado - Diretor de Escola
1- (Vunesp/2012) Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção

(A) progressista.
(B) inovadora.
(C) progressiva.
(D) incentivadora.
(E) transformadora.

2- (Vunesp/2012) Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

(A) uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
(B) o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
(C) revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
(D) revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
(E) a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.

3- (Vunesp/2012) A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Caderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de

(A) técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
(B) técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
(C) formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
(D) formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
(E) técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.

4- (Vunesp/2012) Em uma visão construtivista, Psicologia e Didática constituem uma formidável relação de interdependência, pois irredutíveis, complementam-se para produzir o que é indissociável na prática pedagógica: a relação ensino-aprendizagem. (Caderno do Gestor, vol. 2, 2008)

Está correto afirmar que

(A) a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
(B) o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
(C) professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
(D) o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
(E) devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.

5- (Vunesp/2014) A Lei Complementar Estadual n.º 444, de 27/12/85, que  dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista, coloca,  em seu art. 63, que o integrante do Quadro do Magistério  tem, além das obrigações previstas em outras normas,  o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, mantendo conduta moral e funcional adequada à dignidade profissional. Explicita, também, no  Parágrafo Único daquele artigo, que constitui falta grave  do integrante do Quadro do Magistério:

(A)impedir que o aluno participe das atividades escolares em razão de qualquer carência material.
(B) ser negligente com seus deveres, faltando com o  cumprimento das obrigações funcionais.
(C)deixar de comunicar ao superior imediato, com antecedência mínima de vinte e quatro horas, suas futuras ausências ao trabalho.
(D) deixar de comparecer aos cursos de atualização e especialização profissional promovidos pelos órgãos centrais.
(E)trabalhar, concomitantemente, nas redes pública e privada de ensino se em uma delas exercer a docência e, na outra, cargo diretivo.


Gabarito

1- E
2- D
3- B
4- E
5- A

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