07/08/2016

Teste seus conhecimentos - Bibliografia diretor de escola, publicação institucional e legislação

Simulado 
1- (Prefeitura de Assis/2014) Há três perguntas básicas a serem feitas e continuamente retomadas, de forma dialética, dentro de um processo de planejamento, “O que queremos alcançar?”, “A que distância estamos daquilo que queremos alcançar?” e “O que faremos concretamente (em tal prazo) para diminuir esta distância?” abordadas por Gandin em Planejamento como prática educativa. As respostas a essas perguntas remetem respectivamente:

(A) Marco Situacional, Marco Doutrinal e Marco Operativo.
(B) Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
(C) Marco Situacional, Programação e Diagnóstico.
(D) Marco Referencial, Marco Doutrinal e Diagnóstico.

2- (Prefeitura de Assis/2014) De acordo com Vítor Henrique Paro, na obra Gestão democrática da escola pública, são fatores de fundamental importância para o sucesso de uma gestão democrática, EXCETO:

(A) Compartilhar tarefas.
(B) Dividir responsabilidades.
(C) Ouvir diferentes opiniões.
(D) Controlar as ações dos outros.

3- (Prefeitura de Assis/2014) Ao se discutir a Qualidade e Produtividade da escola pública no Brasil, Vítor Henrique Paro, em sua obra Gestão democrática da escola pública afirma que:

(A) Atingimos a quantidade, restando, agora, apenas buscar a qualidade.
(B) Não há carência de escolas, visto já estar sendo atendida quase toda a população em idade escolar.
(C) E preciso indagar a respeito do que é que o Estado está oferecendo na quantidade da qual ele tanto se vangloria.
(D) À escola pública, compete preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na universidade.

4- (Prefeitura de Assis/2014) Promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento. De acordo com Lück (2000), EM ABERTO: Gestão escolar e formação de gestores, este deve ser o objetivo da:

(A) Supervisão de Ensino
(B) Gestão Escolar
(C) Coordenação Pedagógica
(D) Equipe Escolar

5- (Prefeitura de Assis/2014) Relacione as incumbências com as respectivas esferas públicas, conforme previsto nos artigos 8º, 9º, 10 e 11 da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com os artigos 210 e 211 da Constituição Federal de 1988, considerando:

I – União;
II – Estados;
III – Municípios, respectivamente:

a) Oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
b) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios.
c) Assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio. d) Baixar normas gerais sobre os cursos de graduação e de pós-graduação.
e) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.











6- (Prefeitura de Assis/2014) A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em unidade escolar a fim de receber instrução obrigatória. Analise os itens a seguir, relativos à etapa compulsória da educação no Brasil e assinale a alternativa CORRETA:

I. A fixação da etapa compulsória definida na Constituição Federal e na LDBEN – Lei nº 9.394/1996, estabelece a educação básica como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos.
II. A definição apenas do ensino fundamental como obrigatório, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
III. Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.

(A) I.
(B) I e II.
(C) I, II e III.
(D) I e III.

Gabarito

1- B
2- D
3- C
4- B
5- C

6- D

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