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Simulado |
(A)
Marco Situacional, Marco Doutrinal e Marco Operativo.
(B)
Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
(C)
Marco Situacional, Programação e Diagnóstico.
(D)
Marco Referencial, Marco Doutrinal e Diagnóstico.
2- (Prefeitura
de Assis/2014) De acordo com Vítor Henrique Paro, na obra Gestão democrática da
escola pública, são fatores de fundamental importância para o sucesso de uma
gestão democrática, EXCETO:
(A)
Compartilhar tarefas.
(B)
Dividir responsabilidades.
(C)
Ouvir diferentes opiniões.
(D)
Controlar as ações dos outros.
3- (Prefeitura
de Assis/2014) Ao se discutir a Qualidade e Produtividade da escola pública no
Brasil, Vítor Henrique Paro, em sua obra Gestão democrática da escola pública
afirma que:
(A)
Atingimos a quantidade, restando, agora, apenas buscar a qualidade.
(B)
Não há carência de escolas, visto já estar sendo atendida quase toda a
população em idade escolar.
(C) E
preciso indagar a respeito do que é que o Estado está oferecendo na quantidade
da qual ele tanto se vangloria.
(D)
À escola pública, compete preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na
universidade.
4- (Prefeitura
de Assis/2014) Promover a organização, a mobilização e a articulação de todas
as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos
processos dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da
aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar
adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no
conhecimento. De acordo com Lück (2000), EM ABERTO: Gestão escolar e formação
de gestores, este deve ser o objetivo da:
(A)
Supervisão de Ensino
(B)
Gestão Escolar
(C)
Coordenação Pedagógica
(D)
Equipe Escolar
5- (Prefeitura
de Assis/2014) Relacione as incumbências com as respectivas esferas públicas,
conforme previsto nos artigos 8º, 9º, 10 e 11 da Lei nº 9.394/1996 – Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com os artigos 210 e 211 da
Constituição Federal de 1988, considerando:
I –
União;
II –
Estados;
III
– Municípios, respectivamente:
a)
Oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o
Ensino Fundamental.
b)
Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as
diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas
ações e as dos seus municípios.
c)
Assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio. d)
Baixar normas gerais sobre os cursos de graduação e de pós-graduação.
e)
Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios,
competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o
ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a
assegurar formação básica comum.
6- (Prefeitura de Assis/2014) A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em unidade escolar a fim de receber instrução obrigatória. Analise os itens a seguir, relativos à etapa compulsória da educação no Brasil e assinale a alternativa CORRETA:
I. A
fixação da etapa compulsória definida na Constituição Federal e na LDBEN – Lei
nº 9.394/1996, estabelece a educação básica como etapa obrigatória e gratuita
para todos os cidadãos.
II. A definição apenas do ensino fundamental
como obrigatório, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação
comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente
constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para
exigi-lo.
III.
Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento
do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.
(A)
I.
(B)
I e II.
(C)
I, II e III.
(D)
I e III.
Gabarito
1- B
2- D
3- C
4- B
5- C
6- D
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