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SIMULADO |
Resolva este SIMULADO versando sobre os assuntos assinalados abaixo, todos previstos na bibliografia para o concurso de diretor de escola, segundo a Resolução 52.
- gestão democrática (Vitor Paro);
- indisciplina na escola (Julio G. Aquino);
- planejamento como prática educativa (Danilo Gandin),
- projeto pedagógico (Ilma Passos Alencastro Veiga).
1-
(Vunesp/2012) O processo de gestão democrática das instituições de ensino
representa um importante instrumento de consolidação de democracia em nível de
sociedade, considerando que a escola e a sociedade estão dialeticamente
constituídas. Promover a democratização da gestão escolar significa estabelecer
novas relações entre a escola e o contexto social no qual está inserida.
Segundo Paro,
(A)
garantir a democratização da gestão implica uma organização em que predominem
as decisões do diretor, como responsável pela escola.
(B)
na perspectiva da gestão democrática, o diretor das escolas municipais deve ser
indicado pelos vereadores, que são os representantes da comunidade.
(C)
a gestão democrática implica ter a grande maioria dos pais participando das
reuniões e das festas promovidas pela escola.
(D)
a gestão democrática deve implicar necessariamente a participação da comunidade
que consiste na partilha do poder, a participação na tomada de decisões.
(E)
a escola que está sempre aberta para receber pessoas com necessidades especiais
pratica uma gestão democrática.
2-
(FCC/2016) “Toda moral pede disciplina, mas toda disciplina não é moral”.
Considerando
que no espaço escolar existe um vínculo entre disciplina em sala de aula e
moral, dada a relação do(s) indivíduo(s) com um conjunto de normas, é correto
afirmar sobre a frase acima que
(A)
toda indisciplina que ocorre na escola é imoral por princípio.
(B)
pode haver atos de indisciplina escolar genuinamente morais.
(C)
toda imoralidade resulta em indisciplina.
(D)
toda indisciplina é resultante da ausência de valores morais.
(E)
toda disciplina resulta de um valor moral por princípio.
3-
(Fumarc/2009) “A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu
projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com
base em seus alunos”. (Veiga, 1995, p. 11).
Assinale
as afirmativas, antepondo (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações,
descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação
de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.
( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e
do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de
organização do trabalho pedagógico.
( ) É preciso entender o projeto
político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano.
( ) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de
igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do
magistério.
A
opção que traz a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
(A) V, V, V, V
(B) F, V, F, V
(C) V, V, F, F
(D) V, F, V, F
4-
(Fundep/2013) Gandin e Cruz (2006) compreendem o planejamento como um processo
educativo, com vistas a transformar a realidade numa direção escolhida e dar
clareza e precisão à própria ação.
Para
esses autores, planejar é, EXCETO:
(A)
Definir o que se quer alcançar.
(B)
Resgatar o sentido social do trabalho escolar.
(C)
Transformar a realidade numa direção escolhida e dar clareza e precisão à
própria ação.
(D)
Verificar a que distância, na prática, se está do ideal e decidir o que se vai
fazer para prolongar essa distância.
5-
(Fundatec/2015) Sobre o planejamento escolar, em relação ao da sala de aula, há
muitos debates sobre o que se vai oferecer para os alunos. Para Gandin (2009),
qual deve ser a questão central do planejamento de sala de aula?
(A)
Sempre deve ser o programa, a listagem de conteúdos que necessitam ser
desenvolvidos.
(B)
Deve envolver ideias mais amplas e mais profundas, como debater que
conhecimentos, que valores e que habilidades seriam úteis trabalhar com uma
criança e com um adolescente em seu tempo de escola.
(C)
Deve ter como ideia central o preenchimento de etapas, os “quadradinhos”, pois
isso basta.
(D)
Deve ter modelos prontos, sem necessidade de adequação às necessidades diversas
que a sociedade apresentava.
(E)
Saber como se vai passar um conteúdo preestabelecido.
Gabarito
1- D
2- B
3- A
4- D
5- B
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