31/08/2016

Teste seus conhecimentos - Diretor de escola (SEESP - Resolução 52)

SIMULADO
  Resolva este SIMULADO versando sobre os assuntos assinalados abaixo, todos previstos na bibliografia para o concurso de diretor de escola, segundo a Resolução 52. 

    - gestão democrática (Vitor Paro); 
    - indisciplina na escola (Julio G. Aquino); 
    - planejamento como prática educativa (Danilo Gandin), 
    - projeto pedagógico (Ilma Passos Alencastro Veiga).

1- (Vunesp/2012) O processo de gestão democrática das instituições de ensino representa um importante instrumento de consolidação de democracia em nível de sociedade, considerando que a escola e a sociedade estão dialeticamente constituídas. Promover a democratização da gestão escolar significa estabelecer novas relações entre a escola e o contexto social no qual está inserida. Segundo Paro,

(A) garantir a democratização da gestão implica uma organização em que predominem as decisões do diretor, como responsável pela escola.
(B) na perspectiva da gestão democrática, o diretor das escolas municipais deve ser indicado pelos vereadores, que são os representantes da comunidade.
(C) a gestão democrática implica ter a grande maioria dos pais participando das reuniões e das festas promovidas pela escola.
(D) a gestão democrática deve implicar necessariamente a participação da comunidade que consiste na partilha do poder, a participação na tomada de decisões.
(E) a escola que está sempre aberta para receber pessoas com necessidades especiais pratica uma gestão democrática.

2- (FCC/2016) “Toda moral pede disciplina, mas toda disciplina não é moral”.

Considerando que no espaço escolar existe um vínculo entre disciplina em sala de aula e moral, dada a relação do(s) indivíduo(s) com um conjunto de normas, é correto afirmar sobre a frase acima que

(A) toda indisciplina que ocorre na escola é imoral por princípio.
(B) pode haver atos de indisciplina escolar genuinamente morais.
(C) toda imoralidade resulta em indisciplina.
(D) toda indisciplina é resultante da ausência de valores morais.
(E) toda disciplina resulta de um valor moral por princípio.

3- (Fumarc/2009) “A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos”. (Veiga, 1995, p. 11).

Assinale as afirmativas, antepondo (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

(  ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.
(    ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.
(    ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano.
(  ) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. 

A opção que traz a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) V, V, V, V
(B) F, V, F, V
(C) V, V, F, F
(D) V, F, V, F

4- (Fundep/2013) Gandin e Cruz (2006) compreendem o planejamento como um processo educativo, com vistas a transformar a realidade numa direção escolhida e dar clareza e precisão à própria ação.

Para esses autores, planejar é, EXCETO:

(A) Definir o que se quer alcançar.
(B) Resgatar o sentido social do trabalho escolar.
(C) Transformar a realidade numa direção escolhida e dar clareza e precisão à própria ação. 
(D) Verificar a que distância, na prática, se está do ideal e decidir o que se vai fazer para prolongar essa distância.

5- (Fundatec/2015) Sobre o planejamento escolar, em relação ao da sala de aula, há muitos debates sobre o que se vai oferecer para os alunos. Para Gandin (2009), qual deve ser a questão central do planejamento de sala de aula?

(A) Sempre deve ser o programa, a listagem de conteúdos que necessitam ser desenvolvidos.
(B) Deve envolver ideias mais amplas e mais profundas, como debater que conhecimentos, que valores e que habilidades seriam úteis trabalhar com uma criança e com um adolescente em seu tempo de escola.
(C) Deve ter como ideia central o preenchimento de etapas, os “quadradinhos”, pois isso basta.
(D) Deve ter modelos prontos, sem necessidade de adequação às necessidades diversas que a sociedade apresentava.
(E) Saber como se vai passar um conteúdo preestabelecido.

Gabarito

1- D
2- B
3- A
4- D
5- B

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