07/09/2016

Teste seus conhecimentos - Legislação bibliografia Diretor de Escola SEESP (Resolução 52

SIMULADO
1- (FCC/2011) Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

(A) compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.
(B) entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.
(C) apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.
(D) decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.
(E) acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.

2- (VUNESP/2014) Dentre os diferentes tipos de avaliação utilizados como instrumentos úteis para reflexão e transformação da prática escolar, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino, o Parecer CEE n.° 67/1998 menciona uma avaliação a ser realizada por meio de procedimentos internos e externos, objetivando a análise, orientação e correção, quando  for  o  caso,  dos  procedimentos  pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Conforme o Parecer CEE  n.° 67/1998,  essa  definição refere-se, literalmente, à avaliação

(A) prognóstica.
(B) interna.
(C) diagnóstica.
(D) institucional.
(E) externa.

3- (VUNESP/2014) Em uma  EEEM, com a finalidade de compreender a dinâmica de um Conselho de Classe, um novo professor pediu aos docentes mais experientes que lhe explicassem quem, de fato, pode participar de um Conselho de Classe e qual a idade mínima exigida para que um aluno dele  participe.  Com base no Parecer CEE n.º 67/1998, art. 21, esses docentes mais experientes esclareceram que podem participar alunos de cada classe

(A) com idade mínima de catorze anos.
(B) com idade mínima de vinte e um anos.
(C) com idade mínima de quinze anos.
(D) com idade mínima de dezoito anos.
(E) independentemente de sua idade.

4- (VUNESP/2012)  Em relação à frequência e à compensação de ausências, analise as afirmações a seguir.
I. As atividades de compensação de ausências serão programadas, orientadas e registradas pelo coordenador pedagógico, com a finalidade de sanar as dificuldades de aprendizagem provocadas por frequência irregular às aulas.
II. A compensação de ausências não exime a escola de adotar as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, e nem a família e o próprio aluno de justificar suas faltas.
III. O controle de frequência será efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequência mínima de 75% para promoção.

De acordo com o Parecer CEE n.º 67/1998, artigos 77 e 78, está correto o que se afirma em

(A) II, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


5- (Soler/2012) De acordo com a DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97 que Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental em seu Artigo 3º - O projeto educacional de implantação do regime de progressão continuada deverá especificar, entre outros aspectos, mecanismos que assegurem:

I- controle da frequência dos alunos menores de 16 anos;
II- contínua melhoria do ensino; III- forma de implantação, implementação e avaliação do projeto;
IV- dispositivos regimentais adequados;
V- articulação com as famílias no acompanhamento do aluno ao longo do processo, fornecendo-lhes informações sistemáticas sobre frequência e aproveitamento escolar.

Assinale:

(A) Se apenas I, II e III estiverem corretas.
(B) Se apenas I, III e IV estiverem corretas.
(C) Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
(D) Se todas estiverem corretas.

Gabarito

1- A
2- E
3- D
4- E
5- C

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