(A) estabelece-se pela
relação entre o indivíduo e sua cultura em um processo de recriação e
reinterpretação de informações, conceitos e significados.
(B) configura-se pela
natureza das funções psicológicas superiores, isto é, refere-se aos processos
voluntários, ações conscientemente controladas.
(C) configura-se pela
trajetória de vida de cada indivíduo, decorrente da sequência singular de
processos e experiências vividos.
(D) significa ser
capaz de se situar consciente e competentemente na rede dos diversos pontos de
vista e conflitos presentes numa sociedade.
(E) oscila entre os limites
colocados pela biologia e aqueles construídos pela história humana, fonte dos
conteúdos da mente.
2- (Vunesp/2012) 42. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana têm como meta
(A)
difundir o conhecimento da história da África no Brasil e valorizar as suas manifestações
culturais.
(B) conscientizar os educandos brasileiros do papel e da importância
que os africanos têm para a história do Brasil.
(C)
promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade
multicultural e pluriétnica do Brasil.
(D) promover e aprofundar o
conhecimento da história e da cultura africana na realidade brasileira.
(E)
valorizar o conhecimento da contribuição da comunidade afro-brasileira para a
formação da cultura brasileira.
3- (IMPARH/2015)
Ao
considerar que o aprendizado deve estar relacionado ao desenvolvimento da
criança, Vygotsky (2003) nos aponta que o desenvolvimento possui dois níveis:
um real e outro potencial. Observe a ilustração abaixo:
A partir desse entendimento, o teórico construtivista desenvolveu um
conceito chamado:
(A) Zona de desenvolvimento potencial.
(B) Zona de desenvolvimento de aprendizagem.
(C) Zona de desenvolvimento real.
(D) Zona de desenvolvimento proximal.
Gabarito
1- D
2- C
3- D
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