10/10/2016

Teste seus conhecimentos - SIMULADO: La Taille, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Vygotsky

1- (Vunesp/2012) 09. Piaget definiu os diversos graus de socialização, partindo do “grau zero” para o grau máximo representado pelo conceito de personalidade. Tal evolução passa por diferenças de qualidade das trocas intelectuais, podendo o indivíduo mais evoluído usufruir plenamente tanto de sua autonomia quanto dos aportes dos outros. Nesse sentido, La Taille afirma que autonomia, segundo Piaget, 

(A) estabelece-se pela relação entre o indivíduo e sua cultura em um processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. 
(B) configura-se pela natureza das funções psicológicas superiores, isto é, refere-se aos processos voluntários, ações conscientemente controladas. 
(C) configura-se pela trajetória de vida de cada indivíduo, decorrente da sequência singular de processos e experiências vividos. 
(D) significa ser capaz de se situar consciente e competentemente na rede dos diversos pontos de vista e conflitos presentes numa sociedade. 
(E) oscila entre os limites colocados pela biologia e aqueles construídos pela história humana, fonte dos conteúdos da mente.

2- (Vunesp/2012) 42. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana têm como meta 

(A) difundir o conhecimento da história da África no Brasil e valorizar as suas manifestações culturais. 
(B) conscientizar os educandos brasileiros do papel e da importância que os africanos têm para a história do Brasil. 
(C) promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil. 
(D) promover e aprofundar o conhecimento da história e da cultura africana na realidade brasileira. 
(E) valorizar o conhecimento da contribuição da comunidade afro-brasileira para a formação da cultura brasileira.

3- (IMPARH/2015) Ao considerar que o aprendizado deve estar relacionado ao desenvolvimento da criança, Vygotsky (2003) nos aponta que o desenvolvimento possui dois níveis: um real e outro potencial. Observe a ilustração abaixo:


A partir desse entendimento, o teórico construtivista desenvolveu um conceito chamado:

(A) Zona de desenvolvimento potencial.
(B) Zona de desenvolvimento de aprendizagem.
(C) Zona de desenvolvimento real.
(D) Zona de desenvolvimento proximal.

Gabarito

1- D
2- C
3- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário