Resolva simulado com 12 questões sobre conhecimentos pedagógicos, dentre os quais: alfabetização, teorias da aprendizagem, currículo. Veja duas delas abaixo.
1- (Cotec/Unimontes/2016)
São ideias de Vygotsky, EXCETO
(A)
O papel desempenhado pelo ensino não é o de esperar que as capacidades
necessárias a um determinado conteúdo amadureçam na criança para, depois,
ensinar-lhe esse conteúdo. Um ensino que assim proceda vai atrás do
desenvolvimento, dirige-se ao seu passado.
(B)
O ensino deve orientar-se não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento
infantil. Somente assim, poderá a instrução provocar os processos de
desenvolvimento que se acham na zona de desenvolvimento próximo.
(C)
Se o conteúdo escolar estiver além da zona de desenvolvimento próximo, o ensino
fracassará porque a criança é, ainda, incapaz de se apropriar daquele
conhecimento e das faculdades cognitivas a ele correspondentes. Se, no outro
extremo, o conteúdo escolar se limitar a requerer da criança aquilo que já se
formou em seu desenvolvimento intelectual, torna-se-á inútil, desnecessário,
pois a criança pode realizar sozinha a apropriação daquele conteúdo.
(D)
À criança somente se pode ensinar o que ela é incapaz de aprender.
2- (UFPR/2015)
A alfabetização é um dos primeiros e principais objetivos no ensino
fundamental. Muitos são os autores que tratam desse assunto, mas uma destacada
educadora e pesquisadora, que se dedicou profundamente a compreender as formas
como as crianças aprendem a ler e a escrever, foi Emília Ferrero.
Acerca
do pensamento dessa autora, é correto afirmar:
(A)
A aprendizagem humana não é construída apenas na escola, uma vez que as pessoas
têm uma bagagem cultural que trazem consigo para a escola, e isso tem
influências importantes sobre o processo de alfabetização da criança.
(B)
O castigo e a recompensa são importantes no processo de aprendizado das
crianças, pois isso as mantêm alertas e motivadas no processo educativo da
alfabetização.
(C)
A escola deve separar os alunos com níveis de aprendizagem diferentes, porque a
aprendizagem da lectoescrita pode ficar comprometida se as crianças com mais
dificuldades ficarem mescladas com as que trazem maior padrão de aprendizagem.
(D)
A alfabetização tem forte dependência do exemplo, de modo que, nas famílias em
que bons exemplos de estudo são empregados, a criança tende a alfabetizar-se
com mais facilidade.
(E)
A maturação da criança para a alfabetização ocorre aos 5 anos de idade, motivo
pelo qual é a partir dessa idade que o processo de alfabetização deve ser
iniciado, não sendo recomendável que a escola induza tal procedimento para
crianças em idades mais tenras.
Gabarito
1- D
2- A
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