28/12/2016

SIMULADO - conhecimentos pedagógicos

Resolva simulado com 12 questões sobre conhecimentos pedagógicos, dentre os quais: alfabetização, teorias da aprendizagem, currículo. Veja duas delas abaixo. 


1- (Cotec/Unimontes/2016) São ideias de Vygotsky, EXCETO

(A) O papel desempenhado pelo ensino não é o de esperar que as capacidades necessárias a um determinado conteúdo amadureçam na criança para, depois, ensinar-lhe esse conteúdo. Um ensino que assim proceda vai atrás do desenvolvimento, dirige-se ao seu passado.
(B) O ensino deve orientar-se não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento infantil. Somente assim, poderá a instrução provocar os processos de desenvolvimento que se acham na zona de desenvolvimento próximo.
(C) Se o conteúdo escolar estiver além da zona de desenvolvimento próximo, o ensino fracassará porque a criança é, ainda, incapaz de se apropriar daquele conhecimento e das faculdades cognitivas a ele correspondentes. Se, no outro extremo, o conteúdo escolar se limitar a requerer da criança aquilo que já se formou em seu desenvolvimento intelectual, torna-se-á inútil, desnecessário, pois a criança pode realizar sozinha a apropriação daquele conteúdo.

(D) À criança somente se pode ensinar o que ela é incapaz de aprender.

2- (UFPR/2015) A alfabetização é um dos primeiros e principais objetivos no ensino fundamental. Muitos são os autores que tratam desse assunto, mas uma destacada educadora e pesquisadora, que se dedicou profundamente a compreender as formas como as crianças aprendem a ler e a escrever, foi Emília Ferrero.

Acerca do pensamento dessa autora, é correto afirmar:

(A) A aprendizagem humana não é construída apenas na escola, uma vez que as pessoas têm uma bagagem cultural que trazem consigo para a escola, e isso tem influências importantes sobre o processo de alfabetização da criança.
(B) O castigo e a recompensa são importantes no processo de aprendizado das crianças, pois isso as mantêm alertas e motivadas no processo educativo da alfabetização.
(C) A escola deve separar os alunos com níveis de aprendizagem diferentes, porque a aprendizagem da lectoescrita pode ficar comprometida se as crianças com mais dificuldades ficarem mescladas com as que trazem maior padrão de aprendizagem.
(D) A alfabetização tem forte dependência do exemplo, de modo que, nas famílias em que bons exemplos de estudo são empregados, a criança tende a alfabetizar-se com mais facilidade.
(E) A maturação da criança para a alfabetização ocorre aos 5 anos de idade, motivo pelo qual é a partir dessa idade que o processo de alfabetização deve ser iniciado, não sendo recomendável que a escola induza tal procedimento para crianças em idades mais tenras.

Gabarito

1- D
2- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário