(UFSC/2015) As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica
envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da
evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento
pré existente e o novo conhecimento. Associe os autores abaixo com as
características de algumas das principais teorias de aprendizagem.
1. Skinner
2. Piaget
3. Ausubel
4. Vigotsky
( ) O fator mais importante de aprendizagem é
o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e
inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do
indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em
conceitos ou proposições relevantes preexistentes.
( ) Fundamenta-se no fato de
que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre
através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito.
Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez
mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado.
( ) O desenvolvimento
cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade
(ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu
grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser
interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor
e com outros alunos.
( ) Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As
estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e
acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de
estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação refere-se à mudança
da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de
desenvolvimento cognitivo.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de
associação, de cima para baixo.
(A) 3, 1, 4, 2
(B)
2, 4, 1, 3
(C) 1, 2, 3, 4
(D) 4, 3, 2, 1
(E) 4, 2, 1, 3
Alternativa correta: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário