28/12/2016

Teste RÁPIDO: teorias de aprendizagem

(UFSC/2015) As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré existente e o novo conhecimento. Associe os autores abaixo com as características de algumas das principais teorias de aprendizagem. 

1. Skinner 
2. Piaget 
3. Ausubel 
4. Vigotsky 

( ) O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes. 

( ) Fundamenta-se no fato de que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito. Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado. 

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. 

( ) Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

(A) 3, 1, 4, 2 
(B) 2, 4, 1, 3 
(C) 1, 2, 3, 4 
(D) 4, 3, 2, 1 
(E) 4, 2, 1, 3

Alternativa correta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário