Resolva prova elaborada e aplicada pelo Instituto Excelência este ano, 2017, para provimento do cargo de professor de educação básica I (ensino fundamental). Veja duas das questões abaixo.
1- Um dos objetivos principais da educação é
formar sujeitos capazes de lidar competentemente
com as situações sociais que envolvem a escrita e a leitura, porém, essa meta é cercada de um sem
fim de variáveis devendo ser consideradas, e que
diz respeito à individualidade e particularidade de
cada indivíduo que passa por esse instrumento
formal de educação que é a escola. O desafio que
se coloca para os primeiros anos da Educação
Fundamental é o de conciliar os dois processos,
assegurando aos alunos a apropriação do sistema
alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras
do uso da língua nas práticas sociais de leitura e
escrita.
Assinale a alternativa que indica esses dois
processos:
(A) Silabação e Alfabetização.
(B) Alfabetização e Letramento.
(C) Alfabetização e Soletração.
(D) Nenhuma das alternativas.
2- "A construção da inteligência dá-se, portanto
em etapas sucessivas, com complexidades
crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se
chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos
em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal
e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0
– 2 anos): A ausência da função semiótica é a
principal característica deste período. A
inteligência trabalha através das percepções
(simbólico) e das ações (motor) através dos
deslocamentos do próprio corpo. É uma
inteligência eminentemente prática. Sua
linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à
palavra-frase sua conduta social, neste período, é
de isolamento e indiferença (o mundo é ele).
Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período
surge a função semiótica que permite o
surgimento da linguagem, do desenho, da
imitação, da dramatização, etc... Podendo criar
imagens mentais na ausência do objeto ou da
ação é o período da fantasia, do faz de conta, do
jogo simbólico A linguagem está a nível de
monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo
tempo sem que respondam as argumentações dos
outros. Sua socialização é vivida de forma isolada,
mas dentro do coletivo (...)”.
Assinale a alternativa que indica o nome do
pensador da educação que defende a Teoria
descrita acima:
(A) Paulo Freire.
(B) Lev S. Vygotsky.
(C) Jean Piaget.
(D) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- B
2- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário