20/01/2017

PROVA - professor de educação básica I (Instituto Excelência/2017)

Resolva prova elaborada e aplicada pelo Instituto Excelência este ano, 2017, para provimento do cargo de professor de educação básica I (ensino fundamental). Veja duas das questões abaixo.



1- Um dos objetivos principais da educação é formar sujeitos capazes de lidar competentemente com as situações sociais que envolvem a escrita e a leitura, porém, essa meta é cercada de um sem fim de variáveis devendo ser consideradas, e que diz respeito à individualidade e particularidade de cada indivíduo que passa por esse instrumento formal de educação que é a escola. O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliar os dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. 

Assinale a alternativa que indica esses dois processos: 

(A) Silabação e Alfabetização. 
(B) Alfabetização e Letramento. 
(C) Alfabetização e Soletração. 
(D) Nenhuma das alternativas.  

2- "A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0 – 2 anos): A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferença (o mundo é ele). Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc... Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico A linguagem está a nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo (...)”. 

Assinale a alternativa que indica o nome do pensador da educação que defende a Teoria descrita acima: 

(A) Paulo Freire. 
(B) Lev S. Vygotsky. 
(C) Jean Piaget. 
(D) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

1- B
2- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário