09/01/2017

PROVA - TÉCNICO em assuntos educacionais

Resolva prova aplicada no âmbito do concurso para provimento do cargo de TÉCNICO em assuntos educacionais do Instituto Federal Sul-rio-grandense em 2016. Veja duas questões abaixo. 



1- (IFSU/2016) A Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 aprova o Plano Nacional de Educação – PNE.

Com base nesta legislação, são algumas diretrizes do PNE:

(A) erradicação do analfabetismo; atendimento escolar em áreas indígenas e/ou quilombolas; superação das desigualdades na escola, com ênfase na implantação de programas de transferência de renda – bolsa família; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
(B) erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das
desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e individuais em que se fundamentam a sociedade.
(C) erradicação do analfabetismo; atendimento escolar em áreas indígenas e/ou quilombolas; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade de vida das famílias; formação para o mercado de trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e proféticos em que se fundamenta a sociedade.
(D) erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das
desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.


2- (IFSU/2016) Ilma Veiga Passos (1995, p.32) referindo-se a avaliação do projeto político-pedagógico destaca que “[...] acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico é avaliar os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.”



Segundo a autora, avaliação é um ato



(A) dinâmico que instrumenta as etapas do projeto político-pedagógico, configurando a sua constituição.

(B) pedagógico que instrumenta as etapas do projeto político-pedagógico, configurando-as conforme a vontade dos educadores e dos educandos.
(C) pedagógico que qualifica as etapas da ação docente dentro da escola, vinculando a família ao projeto político-pedagógico.
(D) dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico e imprime direção as ações dos educadores e educandos.


Gabarito

1- D
2- D

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