28/02/2017

PROVA - conhecimentos básicos (PEB I - Cespe/2017)

Resolva prova elaborada e aplicada pela CESPE este ano, 2017, e prepare-se para os concursos na área da educação. Veja três questões abaixo. 


23- O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor.

(A) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.
(B) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.
(C) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.
(D) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.
(E) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

25- Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

(A) corrigir o aluno, dando-lhe, imediatamente, a resposta correta.
(B) punir o aluno, pois essa é a melhor forma de eliminar o erro.
(C) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.
(D) ignorar o erro, pois, ao longo do tempo, o aluno descobrirá, sozinho, a compreensão correta do conteúdo.
(E) fazer o aluno repetir a resposta certa quantas vezes forem necessárias para que ele consiga decorá-la.

27- Edgar Morin, ao desenvolver os sete saberes necessários à educação do futuro, argumenta que uma autêntica educação deve estar apoiada na justiça, na democracia verdadeira, na igualdade e na harmonia com o entorno. 

Edgar Morin. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: UNESCO, 2001.

Assinale a opção que apresenta os sete saberes destacados por Edgar Morin para ser ensinados na escola. 

(A) a condição humana; a identidade terrena; o enfrentamento das incertezas; a incompreensão; a competição; a pertinência do conhecimento; a crítica ao próprio conhecimento.
(B) a condição humana; a identidade terrena; a busca por certezas; a ética do gênero humano; a competição; a pertinência do conhecimento; crítica ao próprio conhecimento.
(C) a condição humana; a identidade terrena; o enfrentamento das incertezas; a ética do gênero humano; a compreensão; a pertinência do conhecimento; a crítica ao próprio conhecimento.
(D) a condição humana; a identidade terrena; a busca por certezas; a ética do gênero humano; a competição; a pertinência do conhecimento; a crítica ao próprio conhecimento.
(E) a condição humana; a identidade terrena; o enfrentamento das incertezas; a ética do gênero humano; a compreensão; o ensino de todo e qualquer conhecimento; o conhecimento científico como verdade absoluta.

Gabarito

23- D; 25- C; 27- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário