Resolva simulado com 14 questões sobre conhecimento pedagógico, todas retiradas de prova elaborada pela Cespe/2017. Veja duas questões abaixo.
1- (Cespe/2017) Com
relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção
correta.
(A) A função da avaliação
formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.
(B) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são tribuídos ao aluno.
(B) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são tribuídos ao aluno.
(C) A avaliação somativa
funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda
necessita alcançar.
(D) A avaliação diagnóstica
é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do
psicopedagogo.
(E) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.
(E) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.
2- (Cespe/2017) A respeito
de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção
correta.
(A) A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor.
(B) A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores.
(C) A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele.
(D) A avaliação da aprendizagem
não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica,
pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor.
(E) Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior.
(E) Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior.
Gabrito
1- B
2- A
Nenhum comentário:
Postar um comentário