27/03/2017

PROVA - professor de História conhecimentos específicos (Cespe/2017)

Resolva prova elaborada e aplicada em 2017 para provimento do cargo de professor de História. Veja duas questões abaixo. 



33- O país era grande, e a corte desconhecia as especificidades de suas diferentes regiões, que vistas de longe pareciam quietas, serenas e davam a impressão de que assim continuariam para sempre. A emancipação política de 1822 consolidou-se em torno da corte, isto é, do Rio de Janeiro, privilegiando a instituição monárquica e a unidade nacional.

Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 243.

Considerando-se o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que as revoluções sociais do período regencial

(A) desconsideraram os aspectos econômicos, como a elevada tributação imposta pela corte, caso da Revolução Farroupilha.
(B) representaram o embate entre dois projetos políticos diferentes: o autogoverno provincial e o centralismo da corte.
(C) foram influenciadas por princípios republicanos e federativos e motivadas por forte sentimento antimonarquista.
(D) tiveram caráter laico, como a Revolta dos Malês.
(E) questionaram as elites locais, mantendo a lealdade ao poder regencial e à unidade nacional


32- Acerca da resistência dos escravos à escravatura no Brasil colonial, assinale a opção correta.

(A) A fuga foi, dado o amplo conhecimento do território, a forma de resistência mais adotada pelos índios, que, por razões espirituais, evitavam o suicídio.
(B) O envenenamento de senhores, o aborto e o suicídio consistiram formas comuns de resistência dos escravos, que desconsideravam a prática de sabotagem dos engenhos de açúcar, pela grande vigilância que sofriam.
(C) O quilombo de Palmares não apenas simbolizou a resistência negra à escravatura como representou uma possibilidade real de organização social alternativa.
(D) Os quilombos não apresentavam real ameaça ao sistema colonial, o que tornou desnecessária a intervenção da Coroa para sua contenção.
(E) Os índios pouco se rebelaram contra a escravidão, em virtude das alianças mantidas com os portugueses na luta contra tribos inimigas.


Gabarito

33- B
32- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário