
No que se refere à Educação Infantil, a
importância dada ao processo avaliativo não deve
ser diferente.
Assinale a alternativa CORRETA:
(A) A prática avaliativa na educação infantil deve
ocorrer de forma mecânica, sem que haja devida
reflexão por parte dos profissionais que a
realizam.
(B) A avaliação na educação infantil consiste no
acompanhamento do desenvolvimento infantil e
por isso, precisa ser conduzida de modo a
fortalecer a prática docente no sentido de
entender que avaliar a aprendizagem e o
desenvolvimento infantil implica sintonia com o
planejamento e o processo de ensino. Por isso, a
forma, os métodos de avaliar e os instrumentos
assumem um papel de extrema importância, tendo
em vista que contribuem para a reflexão
necessária por parte dos profissionais acerca do
processo de ensino.
(C) De a ação do professor simplesmente avaliando
o comportamento infantil.
(D) Nenhuma das alternativas.
2- ((Instituto Excelência/2017)) "A construção da inteligência dá-se, portanto
em etapas sucessivas, com complexidades
crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se
chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos
em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal
e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0
– 2 anos): A ausência da função semiótica é a
principal característica deste período. A
inteligência trabalha através das percepções
(simbólico) e das ações (motor) através dos
deslocamentos do próprio corpo. É uma
inteligência eminentemente prática. Sua
linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à
palavra-frase sua conduta social, neste período, é
de isolamento e indiferença (o mundo é ele).
Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período
surge a função semiótica que permite o
surgimento da linguagem, do desenho, da
imitação, da dramatização, etc... Podendo criar
imagens mentais na ausência do objeto ou da
ação é o período da fantasia, do faz de conta, do
jogo simbólico A linguagem está a nível de
monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo
tempo sem que respondam as argumentações dos
outros. Sua socialização é vivida de forma isolada,
mas dentro do coletivo (...)”.
Assinale a alternativa que indica o nome do
pensador da educação que defende a Teoria
descrita acima:
(A) Paulo Freire.
(B) Lev S. Vygotsky.
(C) Jean Piaget.
(D) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- B
2- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário