26/03/2017

Teste rápido

1- (Instituto Excelência/2017) “Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de outro modo, é a parte do exercício de “amorosidade” que o ato educativo encerra.” 

No que se refere à Educação Infantil, a importância dada ao processo avaliativo não deve ser diferente. Assinale a alternativa CORRETA: 

(A) A prática avaliativa na educação infantil deve ocorrer de forma mecânica, sem que haja devida reflexão por parte dos profissionais que a realizam. 
(B) A avaliação na educação infantil consiste no acompanhamento do desenvolvimento infantil e por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino. Por isso, a forma, os métodos de avaliar e os instrumentos assumem um papel de extrema importância, tendo em vista que contribuem para a reflexão necessária por parte dos profissionais acerca do processo de ensino. 
(C) De a ação do professor simplesmente avaliando o comportamento infantil. 
(D) Nenhuma das alternativas.

2- ((Instituto Excelência/2017)) "A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0 – 2 anos): A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferença (o mundo é ele). Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc... Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico A linguagem está a nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo (...)”. 

Assinale a alternativa que indica o nome do pensador da educação que defende a Teoria descrita acima: 

(A) Paulo Freire. 
(B) Lev S. Vygotsky. 
(C) Jean Piaget. 
(D) Nenhuma das alternativas. 

Gabarito

1- B
2- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário